Postado originalmente por
Amagad
Na minha opinião.
"Justo, mas pra mim grandes na Inglaterra são apenas o ManU e o Liverpool."
Explico melhor meu ponto de vista: na Inglaterra, você tem um time tradicionalíssimo em cada bairro. São dezenas de times com mais de 100 anos de tradição e um contingente fiel e razoável de torcedores, de modo que o cenário nacional é relativamente homogêneo, dependendo sobretudo de gerações vitoriosas. Assim, meu critério se baseia sobretudo na importância dos times no cenário europeu.
Logo, Nottingham Forest > Arsenal/Chelsea/Tottenham.
Eu entendi o seu argumento, deixei claro lá.
Mas eu acho que se falar dos maiores da Inglaterra considerando um argumento baseado nos títulos
europeus é algo meio vago. Nada contra, mas se for trazer pro nosso caso aqui, o Cruzeiro é maior que o Corinthians, já que ganhou duas Libertadores e o Corinthians não ganhou nenhuma. Todos sabemos que de fato isso não corresponde a realidade, é apenas um raciocínio tomado por uma análise simples, que é sujeita a imprecisões e também a erros.
Eu pego pra analisar os títulos nacionais, seguindo o raciocínio de que campeonados de futebol ma Inglaterra são organizados desde 1892 e os torneios europeus organizados datam de ter o fim da década de 50 como marco inicial.
O caso do Nottingham Forest é o mais emblemático, o time teve uma fase boa e ganhou duas Taças Europeias (Champions League), daí procedeu uma draga e o time jamais conseguiu recuperar esses dias de glória. Ele pode ser considerado maior, que o Everton por exemplo? Que ganhou o Campeonato Inglês em 9 oportunidades e sempre teve bons esquadrões com jogadores clássicos, como Dixie Dean?
Isso que eu acho controverso nesse raciocínio, títulos são a base de muita coisa, mas não podem ser o único artifício que defina um clube.
Mas isso vai de opinião para opinião.
Semper Fidelis