Antes de tudo vale lembrar que quem faz o RPG é o jogador. O que pode acontecer ( e está acontecendo ) é a empresa dona do jogo não estimular o RPG.
Você concorda com essa técnica utilizada para estimular as vendas?
Sim. Essa estratégia de marketing é muito antiga, manjada, mas sempre funciona. Ao menos chamou a atenção de TODOS os jogadores do Tibia, além, é claro, de ter ganho um dinheirinho a mais, porque o cara que iria botar 3 meses botou 6 para ganhar a montaria.
Isso se tornará cada vez mais comum?
Creio que sim, porquê? Porque essa forma de estimular as vendas de p.a é muito eficiente, mas muito mesmo. É uma das estratégias de marketing mais eficientes que podem ser usadas pela CIP. O lado bom disso é que a CIP continuará fazendo updates anuais e tentará melhorar os servidores para que mais jogadores entrem neste mundo virtual. Se o negócio dá lucro, porque desistiriam?
Espero que não, porquê? Por vários motivos. Eu sou p.a, com isso, várias pessoas colocarão p.a, e isso não será bom para mim pois as caves ficarão lotadas (e como já são será um inferno). O segundo motivo é que não pretendo ficar gastando muito dinheiro de uma vez só com um jogo, mas sempre terá pessoas que gastarão, o que fará com que várias pessoas ganhem um item/mount mais bonito ou veloz ou que lhe dê alguma vantagem dentro do jogo. Eu não terei este item. Outro motivo será a chatisse de ter que aguentar aquelas pessoas que se acham com um item comprado, como nosso amigo que não recordo o nome disse. Isso é irritante, embora tentamos ignorar.
Quais os efeitos disso no jogo?
Servidores mais cheios, mais pessoas p.a, caves mais fulls do que já são, provavelmente mais lag (Até a CIP ampliar), mais pessoas orgulhosas se achando, novos jogadores que têm uma tendência de virarem bot, pessoas com uma vantagem que eu não possuirei. Mas fazer o que? A CIP não está errada...
Essas medidas prejudicam o RPG de Tibia?
Eu creio que não. Como já disse, a CIP não está estimulando o RPG, mas as pessoas que jogam por RPG mesmo, não irão dar bola à uma mount ganha por compra de p.a, por exemplo. O que isso iria mudar para o RPG? A CIP criou um mundo com várias possibilidades, e o RPG ainda existe. O que pode acontecer é afetar os roleplayers, mas a possibilidade do RPG em sí, não.