Postado originalmente por
Woll
O que seria RPG tático? Pode me dar exemplo de jogos?
Sou o único que sou hater de jRPGs?
O jogo tem que ser muito bom mesmo para me convencer a jogar.
A mecânica e a ambientação não costumam me agradar.
Sou mais Dragon Age, Mass Effect, Witcher, Borderlands, Diablo, Dungeon Siege, Fable, etc.
Eu sou exatamente ao contrário, não consigo me empolgar jogando um WRPG, sei que jogos como Fable, Dragon Age e Mass Effect são bons, mas não adianta não consigo gostar tanto assim desse tipo de jogo... pode ser questão de costume também, porque cresci jogando SNES, PS1 e logo depois PS2, e JRPGs predominaram nesses consoles, principalmente PS1.
Talvez seja por isso que não esteja gostando tanto assim dessa nova geração de consoles de mesa, porque os JRPGs estão em baixa, tenho jogado mais os portáteis mesmo, principalmente o DS, que possui bons jogos JPRG.
Acho que o motivo dessa queda dos JRPGs e o crescimento dos WRPGs, são os motivos "gráficos" mesmo, não sei porque mas parece que JRPG fica melhor quando os gráficos são mais simples mesmo, só ver como exemplo que FFVI e Chrono Trigger são considerados por muitos os melhores JRPGs da história... E hoje em dia, fica complicado fazer jogos com gráficos desse tipo pra algum console de mesa atual, seria até meio bizarro. Enquanto os WRPGs, podem ter gráficos muito bons e ainda sim continuam sendo bons jogos, na verdade até melhor.
Percebam que no DS e PSP (principalmente no DS), que são consoles que não suportam gráficos tão bons quanto os consoles de mesa, os JRPGs ainda estão em alta.
EDIT: Agora que vi sua pergunta sobre RPG tático, esse tipo de RPG, pelo menos dos que eu conheço são jogos do tipo Final Fantasy Tactics (só o de PS1 presta), Tactics Ogre e Valkyrie Profile Covenant of the Plume, todos esses são RPGs de estratégia, mas são jogos japoneses, não sei se tem algum que seja parecido com eles e que seja ocidental.