Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: [J.L] 22ª Justa Literária, Arwen Luna x Ashirogi Muto, Cat. Fênix

Registro
    16-10-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão [J.L] 22ª Justa Literária, Arwen Luna x Ashirogi Muto, Cat. Fênix

Pelo jeito estamos em uma onda de W.Os. Vamos agitar, galera, tá ficando morno :l

Citação Postado originalmente por Bela~ Ver Post
    22ª justa literária
    Categoria Fênix
    Arwen Luna X Ashirogi Muto
    Prazo: 25/08/11 (10 dias)
    Tema: Julgamento
    Texto da Luna:
    Julga-me culpado

Era verão e estava fazendo um calorão insuportável quando resolvi me sentar em um banco da praça. Todos estavam, obviamente, ocupados. Coisa comum nas cidades pequenas o povo todo sair das casas quentes como o inferno e ir sentar-se na praça para aproveitar a tarde e festejar seja lá o que.
    Tudo isso me apoquentava para diabo, mas minha cabeça estava para explodir e o calor do buraco em que eu vivia não ajudava em nada. Andei embaixo daquele sol escaldante até encontrar um tipo menos irritante para dividir um banco. Foi então que eu conheci o Tony. É realmente de impressionar encontrar um exemplar daqueles no fim de mundo em que eu vivia: Óculos escuros, bigode aparado, e, a despeito do calor, um terno marrom elegante combinando com seus sapatos pretos lustrosos. Lia um jornal estrangeiro quando eu perguntei se podia sentar. Ele meneou a cabeça e eu me sentei a seu lado, invejando seu chapéu de feltro. Eu realmente queria ser que nem um homem desses, aparentemente importante, sentado a ler a droga de um jornal sem se apoquentar com contas ou com o aluguel atrasado do casebre em que vive. Eu não sabia o azar que eu tive de encontrar aquele desgraçado, se quer saber.
    Foi ele que deu a ideia do assassínio, assim, sem rodeios mesmo. Em uma semana já tinha se encostado na minha casa. Em um mês planejávamos feito um só a morte do Tadeu Moreira. O infeliz era um fazendeiro da região, sovina na mesma medida que era rico – e cá entre nós, isso não era pouca coisa.
    Eu estava num mau momento, falando sozinho pelos cantos, e a miséria que estava minha vida me punha doido. Tony soube se aproveitar bem disso, ele já me conhecia bem, o diabo. Pintava um belo dum quadro, em que nós dois ricos íamos pro estrangeiro, deixávamos esse buraco pra trás e depois só salões de festa, champanha, mulheres bonitas, e tudo mais que um pobre coitado como eu podia sonhar.
    Mas veja bem, seu delegado, quem puxou o gatilho não fui eu, mas o próprio Tony. Eu fui cúmplice, confesso, mas na hora não tive a coragem. Minha mão tremia pra diabo, eu não podia consumar o crime. Mas ele podia, ele não hesitava. Eu assisti em primeiro plano enquanto ele agia. Atirou três vezes na cabeça do pobre do Tadeu, à queima-roupa. Pegamos o ouro e corremos pra diabo, e então o Tony foi esconder tudo debaixo duma pedra, a uns 5 km da fazenda, e jogou a arma no rio.
    No outro dia descobriram o corpo do infeliz e o cofre vazio. Eu acordei com uma baita duma dor de cabeça e vi que o cão tinha fugido.
    Depois você já sabe a história. Fui pego e reconheço que tenho que prestar contas, mas não posso ser o único punido. O desgraçado do Tony, que é o verdadeiro culpado, tem que pagar. Melhor: mofar na cadeia. Não concorda?

O delegado observava com interesse o homem à sua frente que aguardava sua resposta.
    - Concordo, senhor Antonio. O senhor há de ser julgado.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    27-07-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Uma pena que o Ashirogi não tenha conseguido terminar a tempo

De qualquer forma, adoraria que comentassem o que acharam para eu procurar melhorar. Nesse texto busquei superar tudo o que criticaram no outro, mas não sei se consegui. Fazia muito tempo que não escrevia narrações, então sou meio que uma "iniciante".
    "Of course it is happening inside your head, Harry, but why on earth should that mean that it is not real?"

Registro
    01-05-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Texto muito vago.Nada foi desenvolvido.Eu não sei como funcionam as regras das "Justas Literárias" mas você encontrou algum problema com limitações de caracteres?A idéia foi boa mas a da forma que você descreveu ficou muito corrido e acabou não me convencendo.A relação entre as duas pessoas poderiater sido muito bem explorada, fica como exemplo o filme "Clube da Luta" apesar de não ser um dos melhores exemplos de relacionamentos incomuns, acho que já é alguma coisa.Outro exemplo que eu daria é do V de Vingança, é legal quando o protagonista conhece alguem interessante como nos contos do Edgar Allan Poe.A personalidade pode ser bem trabalhada.

A única coisa que gostei de verdade no seu texto foi a repetição das gírias por parte do locutor, o que confere um caráter mais realista a obra.

Esta parte aqui me incomodou ler:

Coisa comum nas cidades pequenas o povo todo sair das casas quentes como o inferno e ir sentar-se na praça para aproveitar a tarde e festejar seja lá o que.
    Acho que você deveria desenvolver mais o texto na proxima e tentar deixar menos espaços vazios.A qualidade da trama é importante, bem como os fatos que a compõe.Outra coisa que me chateou foi o caráter assertivo do texto, o "preto no branco", por assim dizer.

Ah, Boa Sorte com as próximas produções!
    Última edição por Ace of Manaus; 27-08-2011 às 16:14.
    :2gunsfiri Cowboys From Hell Society

Pillage the village, trash the scene
    But better not take it out on me
    'Cause a ghost town is found
    Where your city used to be
    So out of the darkness and into the light
    Sparks fly everywhere in sight
    From my double barrel, 12 gauge,
    Can't lock me in your cage

:moon: Step aside for the cowboys from hell! :moon:

Registro
    03-05-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Vim aqui me desculpar com a Luna, não deveria ter pego pra fazer esse texto em uma semana tão difícil. Tive que terminar os projetos finais do curso, além disso minha mãe ficou internada pra fazer uma operação, quando as coisas estavam mais calmas pedi mais um dia a Bela, mas não consegui produzir nada. Espero que tenhamos uma próxima oportunidade.

Registro
    27-07-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Em outra justa eu fui um pouco criticada pelo tamanho do texto - sendo que eu fiz um esforço sobrehumano para deixá-lo daquele tamanho -, e, de forma geral, eu percebi uma preferência aqui no fórum por textos mais "enxutos". Então, de forma consciente, eu tentei fazer algo menos aprofundado, o que é bem difícil pra mim que gosto de "falar" muito.
    Talvez ainda não tenha encontrado a medida e/ou a abordagem que escolhi pedia mais aprofundamento. Na verdade, a ideia partiu do próprio Clube da Luta mesmo, mas reconheço que não ficou tão trabalhado quanto deveria. V de Vingança eu nunca assisti.
    No mais, vou tentar levar em conta o resto das coisas que você me atentou nas minhas próximas produções. E obrigada pela opinião

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    "Of course it is happening inside your head, Harry, but why on earth should that mean that it is not real?"

Registro
    27-07-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Ashirogi Muto Ver Post
    Vim aqui me desculpar com a Luna, não deveria ter pego pra fazer esse texto em uma semana tão difícil. Tive que terminar os projetos finais do curso, além disso minha mãe ficou internada pra fazer uma operação, quando as coisas estavam mais calmas pedi mais um dia a Bela, mas não consegui produzir nada. Espero que tenhamos uma próxima oportunidade.
    Nem tem o que desculpar! Sei bem como é isso, eu quase não consegui entregar também porque minha semana também foi bem louca. Todos estamos sujeitos a isso. No mais, espero que tenhamos outra oportunidade sim e que sua penalidade não dure muito

Eu não floodo. Você sim Avatar de Dard Drak
    Registro
    31-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu tenho uma admiração por escritores de mini contos, pois precisa ter uma habilidade imensa para conseguir ser tão sucinto e ainda assim, completo. Por exemplo, Moacyr Scliar; demorei a ler suas obras porque não via graça no fato da maioria de seus contos serem de uma ou duas páginas. Mas quando os li me agradaram bastante: eram ágeis, começavam como se do nada, sem explicações longas e desnecessárias. E contavam histórias que se prendiam a um único fato, ao agora, e isso fazia com que não parecessem demasiado corridos.

...

Entretanto, ainda acho os contos maiores dele superiores, porém não divertem da mesma forma. São irregulares, não entretendo com igual ânimo do início ao fim.

...

O defeito maior que poderia falar do seu texto seria esse, já mencionado pelo Ás de Manaus; o tamanho. A trama que você pensou tinha possibilidades de se alongar mais e desenvolver-se melhor.

Mas aí correria o risco de surgir outro problema; o modo como você quis narrar a história, com o personagem relatando tudo a um delegado. Se fizesse algo muito detalhado e rebuscado, poderia resolver a questão quanto ao desenvolvimento, mas possivelmente o deixaria com um ar falso, menos realista. Nunca vi um depoimento de verdade, mas só mesmo em romances policiais baratos para o sujeito conseguir dizer com exatidão coisas como horários quebrados, cores e posições de objetos, expressões faciais etc... É que nem Hercule Poirot fala em um caso, que os melhores testemunhos são aqueles repletos de “Não sei” e “Não tenho certeza”, pois são os mais verdadeiros e confiáveis. Quanto mais esmiuçado, mais suspeito. No caso do seu conto, seria artificial.

...

E falar disso me fez lembrar também diversos diálogos de um e outro personagem em "Os Miseráveis" de Victor Hugo, em especial um de Jean Valjean, onde durante quatro páginas ele dá um sermão a um bandido. Monólogo excelente, mas um tanto exagerado, né =d?

...

Aliás, a melhor parte foi o final; Jean vai embora e o bandido, após ficar alguns segundos parado na rua refletindo, levemente tocado pelo que ouviu, "dá de ombros" e continua seu caminho. Gastou saliva para nada...

...

Enfim, perdão, estou perdido quanto ao que quero falar. Em resumo, o tamanho e o modo que optou para narrar uma trama que tinha capacidade de ser mais complexa não entraram em harmonia. Basicamente, no seu lugar, usaria a ideia num texto maior e em terceira pessoa, onde – para mim – seria possível construir algo mais elaborado, já que não sou nenhum Victor Hugo para fazer monólogos tão interessantes e coesos e não consigo criar textos curtinhos =F – sou prolixo demais, como é possível de se ver aqui no fórum mesmo em certos posts e textos meus e nas resenhas de animes que faço para um site.

Ah, espera, eu não sei se adiantou alguma coisa, sinto que ainda não falei o que deveria...

Em outra justa eu fui um pouco criticada pelo tamanho do texto - sendo que eu fiz um esforço sobrehumano para deixá-lo daquele tamanho -, e, de forma geral, eu percebi uma preferência aqui no fórum por textos mais "enxutos". Então, de forma consciente, eu tentei fazer algo menos aprofundado, o que é bem difícil pra mim que gosto de "falar" muito.
    Talvez ainda não tenha encontrado a medida e/ou a abordagem que escolhi pedia mais aprofundamento. Na verdade, a ideia partiu do próprio Clube da Luta mesmo, mas reconheço que não ficou tão trabalhado quanto deveria. V de Vingança eu nunca assisti.
    No mais, vou tentar levar em conta o resto das coisas que você me atentou nas minhas próximas produções. E obrigada pela opinião
    No texto da nossa justa senti a mesma coisa que nesse; achei-o curto demais para desenvolver de modo satifatório uma relação daquelas entre o homem e a mulher. E nem é grande; cinco páginas! Mas para o fórum realmente é bastante...

Dard*
    Última edição por Dard Drak; 29-08-2011 às 11:36.

Tópicos Similares

1. [J.L] 11ª Justa Literária Jotinha x Ashirogi Muto, Cat. Fênix
    Por Martiny no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 13
    Último Post: 14-08-2011, 01:23
  2. [J.L] 9ª Justa Literária, Dard Drak x Arwen Luna, Cat. Fênix
    Por Martiny no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 12
    Último Post: 12-08-2011, 17:49
  3. [J.L] 14ª Justa Literária Dard Drak x Mano Mendigo, Cat. Fênix
    Por Bela~ no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 11