Eu cago para escolas. Acho que muita coisa que aprendo lá é bastante inútil, além de ter que fazer trabalhos e tudo mais. Eu não aprendo dessa maneira. Prefiro muito mais ler um livro e discutir o assunto com as pessoas, aprendendo com a vida e culturas locais ao invés de fazer uma prova/trabalho/apresentação pra turma.
Sem contar que, português e inglês eu fui mal no colégio justamente por isso. Logo as duas matérias que eu mais sei. Português, por exemplo, fui ensinado de muitas regras gramaticais bastante duvidosas, onde vários livros de linguística que li os debatem frequentemente. Somos ensinados que apenas existe uma resposta, e que ela está no final do livro, enquanto há várias interpretações e respostas para um pergunta (e se torna inútil discutir com professores, pelo menos os meus).
Arrisco dizer que muitas coisas são sim inúteis para a vida, dependendo do que o indivíduo quer. Eu, por exemplo, se fosse para tentar entrar em alguma faculdade, entraria em Letras. Por que diabos eu usaria uma equação de segundo grau? Matrizes? Para mim, o básico da matemática, coisa que eu uso no dia-a-dia, está mais do que bom. Se, por acaso, algum conhecimento de exatas vier a ser necessário, eu leio algum livro do assunto e aprendo. Apenas se vier a ser necessário, e não por obrigação, como o colégio nos obriga.
O que eu gostaria de ver o sistema educacional tentar fazer seria uma utopia. Várias "oficinas" em que o aluno possa escolher o que querer. Ensino de qualidade, como se fosse curso privado. Quer dança? Ok, vá ser um dançarino, caso queira. Inglês? Ok. Espanhol? Ótimo. Matemática? Perfeito. Paleontologia? Vá com tudo, guri. Eu mesmo poderia estar vendo umas aulas de nível de faculdade de Letras HOJE, caso eu tivesse a chance. Eu tenho uma facilidade com letras e interpretações de texto, é algo que eu gosto.. porque me deixar atrasado num sistema educacional que me força a prender coisas que não me apetecem, que não serão importante no MEU estilo de vida? Eu poderia estar fazendo um bom curso de francês e letras numa oficina r0x (como numa faculdade), mas não, estou aqui, em atraso por mais um ano e meio.
Eu não vou fazer faculdade, pelo menos não por enquanto. Quero aprender algo de Letras? Pego um livro. Dá para aprender muito bem com os livros de alto nível que existem na biblioteca. Eu mesmo estou lendo os livros de psicologia que minha irmã usou na faculdade, estudando aos poucos, descompromissado. Por que a faculdade/escola há de ser todos os dias? Tem gente que não se sente bem assim, gosta de um descanso e com ele rende mais. Por que há de ter notas/trabalhos? Não entendo muito esse sistema; um aluno que gosta do que faz pode se julgar sozinho se quer ou não aprender e/ou aprimorar seus conhecimentos, e o próprio mercado de trabalho o avaliará. Por que eles empurram matérias que não gostamos? Caso entre numa faculdade de psicologia, você HÁ DE ESTUDAR TUDO SOBRE ELA. Por quê? E se eu quiser me focar no sentimento? Ou no cérebro? Ou caso eu queira fazer uma aula de psicologia, outra de letras e dar uma passeada na astronomia pra aprender algumas coisas r0x? A facilidade de ensino deveria ser mais elástica, mais no estilo de "oficinas" mesmo. Por que somos separados por nossa idade? Eu tenho facilidade com letras, poderia estar numa sala de adultos e idosos, com gente experiente para conversar. Seria milhões de vezes mais educativo para mim. Sinto que o sistema de ensino hoje não preza pelo conhecimento, e sim por alguém pra fazer um trabalho alienado (isso num ponto de vista bem amplo e generalizado).
Lembrando que isso tudo é só minha opinião e ainda está em fase de debate, ainda posso mudar ela caso eu veja umas respostas boas por aí.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação