Curtir Curtir:  0
Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 71 a 80 de 119

Tópico: Como/quando/quanto/ o que você estuda?

Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Ninja Dragon Ver Post
    Base teórica é importante. Eu concordo que o ensino médio ensina muita coisa inútil (devia ser mais direcionado à carreira do aluno), mas quem caga pra escola não vai tão longe assim, a não ser que tenha talento pra abrir empresas. Ou seja o gênio da música/arte/futebol.
    Eu cago para escolas. Acho que muita coisa que aprendo lá é bastante inútil, além de ter que fazer trabalhos e tudo mais. Eu não aprendo dessa maneira. Prefiro muito mais ler um livro e discutir o assunto com as pessoas, aprendendo com a vida e culturas locais ao invés de fazer uma prova/trabalho/apresentação pra turma.

Sem contar que, português e inglês eu fui mal no colégio justamente por isso. Logo as duas matérias que eu mais sei. Português, por exemplo, fui ensinado de muitas regras gramaticais bastante duvidosas, onde vários livros de linguística que li os debatem frequentemente. Somos ensinados que apenas existe uma resposta, e que ela está no final do livro, enquanto há várias interpretações e respostas para um pergunta (e se torna inútil discutir com professores, pelo menos os meus).

Citação Postado originalmente por Farok Ver Post
    O que tem que mudar é a carga horária, é o melhoramento do ensino público e a qualificação dos professores. Reformular o sistema sem antes arrumar esses rombos na educação seria simplesmente falho.

Deixa eu ver se eu entendi, vc concorda com os vestibulares SIM, mas com alterações pra deixar as provas mais específicas é isso?

Eu continuo achando relativo isso da prova, acho que se for colocar na balança essas coisas "inúteis" acabam trazendo mais benefícios do que malefícios.

O número de vagas de vestibulares 'apelões' como a FUVEST não é tão abundante assim, 60 à 150? só a cidade de são paulo tem 11 milhões de habitantes, acho que da pra preencher essas vagas com pessoas que sejam BOAS em TUDO. Vc tira as engenharias, as matérias escolares como física e química e mais meia dúzia de cursos e a matemática que vc utilizará nos demais cursos é conta de x - + /, se bobiar nem isso se for contar com a calculadora, ainda sim não acho certo considerar como inútil os demais 98% da matéria. Vc pega um curso como publicidade por exemplo, pra que vou usar física, química e biologia? pra porra nenhuma. Que diferença faz eu saber que a saída de Nassau influênciou a insurreição pernambucana? se vc for colocar na prática, 90% que vc aprende na escola realmente é inútil pra sua formação superior, mas não é inútil pra sua vida.

O vestibular testa sua CAPACIDADE de aprendizado, sua interpretação, sua FORÇA DE VONTADE / dedicação / esforço, eu posso ser um gênio com números, mas em algum momento da minha vida vou precisar saber me expressar bem em uma reunião, vou precisar fazer um relatório seja lá em qual área eu esteja trabalhando. Não é pq vou fazer um curso de humanas quer dizer que eu só tenha que aprender as coisas de exatas que vão ser úteis no MEU CURSO, parece um moralismozinho medíocre mas na vida a gente tem que fazer, aprender e ensinar muita coisa que a gente não gosta. Os profissionais mais qualificados são os que sabem lidar com QUALQUER situação, não só o que lhe convém de sua área.
    Arrisco dizer que muitas coisas são sim inúteis para a vida, dependendo do que o indivíduo quer. Eu, por exemplo, se fosse para tentar entrar em alguma faculdade, entraria em Letras. Por que diabos eu usaria uma equação de segundo grau? Matrizes? Para mim, o básico da matemática, coisa que eu uso no dia-a-dia, está mais do que bom. Se, por acaso, algum conhecimento de exatas vier a ser necessário, eu leio algum livro do assunto e aprendo. Apenas se vier a ser necessário, e não por obrigação, como o colégio nos obriga.

O que eu gostaria de ver o sistema educacional tentar fazer seria uma utopia. Várias "oficinas" em que o aluno possa escolher o que querer. Ensino de qualidade, como se fosse curso privado. Quer dança? Ok, vá ser um dançarino, caso queira. Inglês? Ok. Espanhol? Ótimo. Matemática? Perfeito. Paleontologia? Vá com tudo, guri. Eu mesmo poderia estar vendo umas aulas de nível de faculdade de Letras HOJE, caso eu tivesse a chance. Eu tenho uma facilidade com letras e interpretações de texto, é algo que eu gosto.. porque me deixar atrasado num sistema educacional que me força a prender coisas que não me apetecem, que não serão importante no MEU estilo de vida? Eu poderia estar fazendo um bom curso de francês e letras numa oficina r0x (como numa faculdade), mas não, estou aqui, em atraso por mais um ano e meio.

Eu não vou fazer faculdade, pelo menos não por enquanto. Quero aprender algo de Letras? Pego um livro. Dá para aprender muito bem com os livros de alto nível que existem na biblioteca. Eu mesmo estou lendo os livros de psicologia que minha irmã usou na faculdade, estudando aos poucos, descompromissado. Por que a faculdade/escola há de ser todos os dias? Tem gente que não se sente bem assim, gosta de um descanso e com ele rende mais. Por que há de ter notas/trabalhos? Não entendo muito esse sistema; um aluno que gosta do que faz pode se julgar sozinho se quer ou não aprender e/ou aprimorar seus conhecimentos, e o próprio mercado de trabalho o avaliará. Por que eles empurram matérias que não gostamos? Caso entre numa faculdade de psicologia, você HÁ DE ESTUDAR TUDO SOBRE ELA. Por quê? E se eu quiser me focar no sentimento? Ou no cérebro? Ou caso eu queira fazer uma aula de psicologia, outra de letras e dar uma passeada na astronomia pra aprender algumas coisas r0x? A facilidade de ensino deveria ser mais elástica, mais no estilo de "oficinas" mesmo. Por que somos separados por nossa idade? Eu tenho facilidade com letras, poderia estar numa sala de adultos e idosos, com gente experiente para conversar. Seria milhões de vezes mais educativo para mim. Sinto que o sistema de ensino hoje não preza pelo conhecimento, e sim por alguém pra fazer um trabalho alienado (isso num ponto de vista bem amplo e generalizado).

Lembrando que isso tudo é só minha opinião e ainda está em fase de debate, ainda posso mudar ela caso eu veja umas respostas boas por aí.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Martiny; 16-08-2011 às 01:41.

Registro
    10-12-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O que tem que mudar é a carga horária, é o melhoramento do ensino público e a qualificação dos professores. Reformular o sistema sem antes arrumar esses rombos na educação seria simplesmente falho.
    Bom, por "reformular", inclua-se isso aí, que também é reformulação.

Deixa eu ver se eu entendi, vc concorda com os vestibulares SIM, mas com alterações pra deixar as provas mais específicas é isso?
    É por aí.

Eu continuo achando relativo isso da prova, acho que se for colocar na balança essas coisas "inúteis" acabam trazendo mais benefícios do que malefícios.
    Eu não concordo pelo que eu já disse no último post. Não acho que seja possível preencher todas as vagas com gente boa em tudo. Você pode preencher todas elas com gente boa em fazer provas de todas as matérias. Olha, cara: eu tenho uma facilidade absurda pra matérias da área de humanas, principalmente texto. Eu ia bem em matemática e afins, era acima da média inclusive, mas não tinha tanta facilidade assim. Era mais uma questão de estudar e pensar muito até entender - não como algumas pessoas que entendem um problema só de olhar. Tenho certeza que eu passaria em grande parte dos vestibulares de engenharia do Brasil, tirando os muito fudidos tipo ITA e IME. Eu acho que seria um péssimo engenheiro. Acho que o engenheiro tem que ser o cara que resolve os problemas de matemática facilmente, por mais que a biologia dele seja uma bosta.

se vc for colocar na prática, 90% que vc aprende na escola realmente é inútil pra sua formação superior, mas não é inútil pra sua vida.
    Pô, claro que é. Eu mesmo não lembro mais de 20% da matéria do terceirão agora e não me faz a menor falta.

O vestibular testa sua CAPACIDADE de aprendizado, sua interpretação, sua FORÇA DE VONTADE / dedicação / esforço, eu posso ser um gênio com números, mas em algum momento da minha vida vou precisar saber me expressar bem em uma reunião, vou precisar fazer um relatório seja lá em qual área eu esteja trabalhando. Não é pq vou fazer um curso de humanas quer dizer que eu só tenha que aprender as coisas de exatas que vão ser úteis no MEU CURSO, parece um moralismozinho medíocre mas na vida a gente tem que fazer, aprender e ensinar muita coisa que a gente não gosta. Os profissionais mais qualificados são os que sabem lidar com QUALQUER situação, não só o que lhe convém de sua área.
    Não é isso que ele tem que testar. Ele tem que te colocar numa universidade. E veja só: fazer provas mais voltadas à área de atuação de cada curso não elimina a necessidade de capacidade de aprendizado, nem de força de vontade, dedicação e esforço, de forma alguma. Você ainda vai competir com muita gente. Aliás, arrisco dizer que seria até mais difícil, pois ia concorrer com mais gente com as mesmas aptidões que você. Você pode ser um gênio com números, mas quando você precisar se expressar bem em uma reunião, com certeza não são as regras de gramática que cagam na sua cabeça que vão te ajudar. Ou você vai parar pra consultar o Pasquale no meio da reunião? Não é assim. Os profissionais mais qualificados são os que sabem lidar com qualquer situação cabível na sua área. Me convença que um publicitário precisa manjar de física e me dê argumentos plausíveis e eu dou o braço a torcer. Sério, ele nunca vai precisar. Live with it.

Ficar atolando as pessoas de conteúdo desnecessário faz a escola ser uma merda. Se cada um aprendesse só sobre o que lhe interessa teríamos: profissionais mais competentes; alunos mais assíduos; escolas mais cheias; menos gente abandonada por não estudar; menos violência etc etc etc

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sinceramente, se eu fosse estudar só a area que eu pretendo ia cursar só duas disciplinas na universidade(no semestre) e não estudaria historia/geografia/biologia/portugues/ingles porque é um atraso de vida.

Esse tipo de pensamento é meio retrogrado. Nunca na vida você vai fazer somente o que gosta ou o que pretende, não existe isso. Eu acho obrigação alguem ter uma noção de geopolitica, historia do brasil ou bem o basicão de regras gramaticas. O que eu acredito ser mais justo seria existir atividades extra curriculares que permitissem o aluno a desenvolver uma de suas habilidades ou desenvolver a pratica do ensino.

Eu acredito que isso é um pouco de falta de iniciativa também. A internet hoje mantem milhares de documentos e livros disponiveis pra quem se interessa por areas não abordadas no ensino médio. Essa é uma desculpa pra falta de iniciativa e pra dependencia de professores. Na faculdade não é nada de diferente, alguma disciplina você não irá gostar e vai achar inutil pro seu curriculo mas é a burocracia da instituiçao e você tem que segui-la.

Pelo amor de Deus, saber teoria de Darwin é tão importante quanto os efeitos socio-politicos de Cuba assim como aprender a calcular volume e areas de superficies. Eu acho que o caminho não é por aí. Eu acho que isso é um conhecimento de mundo básico que alguém deve ter.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    10-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gëik Ver Post
    Sinceramente, se eu fosse estudar só a area que eu pretendo ia cursar só duas disciplinas na universidade(no semestre) e não estudaria historia/geografia/biologia/portugues/ingles porque é um atraso de vida.
    E isso te prejudicaria de alguma forma?

Esse tipo de pensamento é meio retrogrado.
    Quem dera. Fosse retrógrado significaria que a humanidade alguma vez já pode experimentar esse sistema.

Nunca na vida você vai fazer somente o que gosta ou o que pretende, não existe isso.
    Isso sim é um pensamento ruim. Quem faz o que gosta rende muito mais, inegável. Forçar as pessoas a fazer o que elas não querem tem como consequência sub-rendimento, má vontade, trabalho malfeito.

Eu acredito que isso é um pouco de falta de iniciativa também.
    Estudar o que você escolhe estudar é falta de iniciativa. E estudar o que você não tem interesse só porque te mandam estudar é uma mostra de iniciativa, como, exatamente?

Na faculdade não é nada de diferente, alguma disciplina você não irá gostar e vai achar inutil pro seu curriculo mas é a burocracia da instituiçao e você tem que segui-la.
    Você fala isso como se burocracia fosse algo bom. Burocracia já é uma merda em todas as áreas possíveis e você ainda quer que ela norteie algo tão importante quanto educação?

Pelo amor de Deus, saber teoria de Darwin é tão importante quanto os efeitos socio-politicos de Cuba assim como aprender a calcular volume e areas de superficies. Eu acho que o caminho não é por aí. Eu acho que isso é um conhecimento de mundo básico que alguém deve ter.
    Importante pra quem? Pra mim, saber os efeitos de Cuba no cenário mundial é mais importante do que saber a teoria de Darwin. Pra um pesquisador, não. Pra você, não é nenhum dos dois, é calcular volumes e áreas. Por quê nós temos que aprender tudo isso exatamente da mesma forma, como se fossemos todos iguais? Pra quê massificar a educação?

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Tar Ancalime Ver Post
    Estudar o que você escolhe estudar é falta de iniciativa. E estudar o que você não tem interesse só porque te mandam estudar é uma mostra de iniciativa, como, exatamente?
    Ele disse que é falta de inciativa da pessoa em não correr atrás e estudar os assuntos que ela gosta por conta própria.

Se fazendo aula de português você já não consegue interpretar textos direito imagina se você pudesse escolher não fazer.não leva a mal não é só uma brincadeira.

Publicidade:

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Tar Ancalime
    E isso te prejudicaria de alguma forma?
    Desmembrar meu post em sub-comentarios vai deixar minha idéia vaga mas vou fazer o favor de esclarecer.

Não prejudicaria mas alguns conhecimentos basicos da area biologicas/humanas me faltariam. Eu poderia, por exemplo, nas horas vagas estudar uma area de interesse sem comprometer outras competencias.

Quem dera. Fosse retrógrado significaria que a humanidade alguma vez já pode experimentar esse sistema.
    Não entendi.

Isso sim é um pensamento ruim. Quem faz o que gosta rende muito mais, inegável. Forçar as pessoas a fazer o que elas não querem tem como consequência sub-rendimento, má vontade, trabalho malfeito.
    Não trabalho com modelos utopicos.
    Nunca você irá trabalhar em uma area na forma "Carpe diem". Vai engolir muito sapo, tolerar clientes e adaptar projetos contra a sua vontade. Querendo ou não, quem dita seu futuro e oportunidades é o dinheiro.

Caikeke já respondeu.

Você fala isso como se burocracia fosse algo bom. Burocracia já é uma merda em todas as áreas possíveis e você ainda quer que ela norteie algo tão importante quanto educação?
    Cara, já falei. Não vivemos num mundo utopico e existe uma burocracia a seguir de forma que o sistema funcione da melhor forma possível.
    Isso pra mim parece papo de pedagogo e filosofos da educação que escrevem um modelo ideal de ensino no Brasil mas nunca pisaram numa sala de aula de escola de periferia. Aplicabilidade zero, não funciona e é sim retrogrado.
    Infelizmente, a burocracia existe e não vai deixar de existir. Qualquer instituiçao ou empresa trabalha nesse patamar.

Importante pra quem? Pra mim, saber os efeitos de Cuba no cenário mundial é mais importante do que saber a teoria de Darwin. Pra um pesquisador, não. Pra você, não é nenhum dos dois, é calcular volumes e áreas. Por quê nós temos que aprender tudo isso exatamente da mesma forma, como se fossemos todos iguais? Pra quê massificar a educação?
    Bom, voltando ao que eu disse:

Eu chamaria isso de ciclo básico, conteúdo necessario pra formar um aluno e pra descobrir as areas de interesse. Imagine um adolescente saindo do ensino fundamental e se ver obrigado a fazer escolhas sobre seu futuro. Hoje, você numa universidade descobriu o que quer e alguém que ainda tem o cerebro cru? Eu, por exemplo, queria no inico Jornalismo, Biologia, Engenharia Mecanica e por fim fui parar na Matematica. Descobri minhas aptidoes ao longo do tempo que eu tive contato com essas areas.

Não defendo a massificação, acho que é no minimo necessário. Entender um pouco de geografia, historia, quimica, fisica, matematica e tudo isso é conhecimento de mundo. O que eu volto a dizer é que deveriam existir oficinas nas escolas que descobrissem as aptidoes de cada um e desenvolvesse ao longo do tempo.

[away]

Registro
    10-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por caikeke Ver Post
    Ele disse que é falta de inciativa da pessoa em não correr atrás e estudar os assuntos que ela gosta por conta própria.

Se fazendo aula de português você já não consegue interpretar textos direito imagina se você pudesse escolher não fazer.não leva a mal não é só uma brincadeira.
    Se você soubesse interpretar o texto veria que o "isso" não se refere a nada dito anteriormente e me deu a oportunidade de deduzir. E eu não faço aula de português.

Desmembrar meu post em sub-comentarios vai deixar minha idéia vaga mas vou fazer o favor de esclarecer.

Não prejudicaria mas alguns conhecimentos basicos da area biologicas/humanas me faltariam. Eu poderia, por exemplo, nas horas vagas estudar uma area de interesse sem comprometer outras competencias.
    That's my point.

Não entendi.
    Retrógrado se refere ao passado. Se você diz que a ideia é retrógrada, é porque ela é ultrapassada e já deixou de ser válida. Na verdade, o mundo nunca pensou e nem agiu do jeito que a educação está sendo discutida aqui. Aliás, pelo contrário. A base da educação de hoje é a mesma do século XVII.

Não trabalho com modelos utopicos.
    Nunca você irá trabalhar em uma area na forma "Carpe diem". Vai engolir muito sapo, tolerar clientes e adaptar projetos contra a sua vontade. Querendo ou não, quem dita seu futuro e oportunidades é o dinheiro.
    Olha cara, eu não sei como viemos parar aqui, mas a nossa discussão é sobre estudar o que você gosta. Nesse meio não tem clientes e nem projetos a serem adaptados nem nada. Tô falando que quando você estuda o que gosta rende mais. Escolher qual carreira seguir a gente já escolhe. E adaptar projetos e engolir sapos também não tem nada a ver com o modelo de educação oferecida no Brasil. As coisas no mercado de trabalho provavelmente vão se manter assim independente do que aconteça na educação.

Cara, já falei. Não vivemos num mundo utopico e existe uma burocracia a seguir de forma que o sistema funcione da melhor forma possível.
    Isso pra mim parece papo de pedagogo e filosofos da educação que escrevem um modelo ideal de ensino no Brasil mas nunca pisaram numa sala de aula de escola de periferia. Aplicabilidade zero, não funciona e é sim retrogrado.
    Infelizmente, a burocracia existe e não vai deixar de existir. Qualquer instituiçao ou empresa trabalha nesse patamar.
    Cara, discutir com você não vai nos levar a lugar algum. Tem uma coisa triste no seu discurso e ela é o conformismo. É algo do tipo "não adianta a gente tentar mudar as coisas, é assim que tem que ser e assim que vai ser pra sempre". Se toda instituição ou empresa trabalha assim, quer dizer que todos tem que trabalhar, certo? Se todo mundo faz algo, eu tenho que fazer igual. Não posso fazer melhor. Vamos respeitar a burocracia que pede pra você tirar duzentas vias de um documento pra autenticar um outro documento porque ela está aí desde sempre. Melhorar pra quê?

Sobre a "aplicabilidade zero" dessa ideia, ela é aplicada na periferia por meio de projetos que valorizam outros talentos das pessoas. Um exemplo é o próprio afro-reggae e aqueles montes de projetos que ensinam as crianças a pintar, desenhar... ou você vai dizer que isso não é educação? Não dá certo, por acaso?

Eu chamaria isso de ciclo básico, conteúdo necessario pra formar um aluno e pra descobrir as areas de interesse. Imagine um adolescente saindo do ensino fundamental e se ver obrigado a fazer escolhas sobre seu futuro. Hoje, você numa universidade descobriu o que quer e alguém que ainda tem o cerebro cru? Eu, por exemplo, queria no inico Jornalismo, Biologia, Engenharia Mecanica e por fim fui parar na Matematica. Descobri minhas aptidoes ao longo do tempo que eu tive contato com essas areas.

Não defendo a massificação, acho que é no minimo necessário. Entender um pouco de geografia, historia, quimica, fisica, matematica e tudo isso é conhecimento de mundo.
    O problema é formar alunos, e não pessoas. Sim, todo mundo tem que ter a oportunidade de ter contato com as áreas que quiser até saber do que gosta, mas ela tem que escolher LIVREMENTE, e não ser empurrada um monte de conteúdo INÚTIL quer queira ela OU NÃO. Cara, ninguém vai me convencer de que aprender _INEQUAÇÃO_ é "conhecimento básico de mundo". O princípio da boa educação está em fazer com que as pessoas sintam-se ESTIMULADAS a estudar, e como se faz isso? Deixando-as estudar o que elas gostam! Como eu disse, quem é obrigado a estudar o que não gosta simplesmente não aprende nada! Não importa se é conhecimento de mundo ou não, ela NÃO VAI APRENDER.

O que eu volto a dizer é que deveriam existir oficinas nas escolas que descobrissem as aptidoes de cada um e desenvolvesse ao longo do tempo.
    Ou seja, você concorda comigo. Só usou o termo "oficinas" pra mensurar o ideal do projeto.
    Última edição por Tar Ancalime; 16-08-2011 às 23:11.

Registro
    27-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Martiny + @Tar ancalime
    Essa parte eu vou tentar resumir pq serve de resposta para ambos.

O que vcs estão propondo, mesmo que superficialmente e "da boca pra fora" diga-se de passagem, é totalmente inviável. Vou reformular mais ou menos o que eu disse antes: 90% das coisas que vc aprende na escola serão inúteis durante sua vida, NO ENTANTO, o aprendizado é útil.

Como vcs querem ir separando os alunos por profissão, sendo que a maioria esmagadora não tem o MÍNIMO de maturidade de cumprir com as responsabilidades escolares (e por favor, não me venha com essa de "é pq eles fazem o que não gostam"), isso sem contar que MUITA gente não sabe nem o que vai fazer da vida, tem gente que ta no 2º ano de cursinho e não sabe direito o que quer prestar, como vcs querem dividir ou ir "profissionalizando" o aluno?

Outra coisa, acho que estão radicalizando demais essa coisa de inútil, inútil é MUITO relativo.. o fato é que embora nós queremos aprender só o que vamos utilizar no nosso dia dia, não da pra pular ou aprender matérias pela metade. Eu acho essencial nós conhecermos as teorias da evolução, pra conhecermos a teoria da evolução eu preciso aprender meiose, mitose, preciso conhecer os reinos, a fisiologia específica de cada filo, que liga com as eras geológicas, que liga a pré-história, e depois o início das civilizações que liga com o início da matemática e assim vai, TUDO ta ligado, não da pra vc chegar na parte importante sem antes conhecer e ENTENDER como chegaram aquilo.

@Martiny
    O que vc ta propondo é um mundo "light" demais, isso é na verdade uma utopia. A produção, o rendimento, a ECONOMIA não pode parar, não da pra vc escolher os dias que quer estudar ou os dias que quer trabalhar.

A química, a física e a matemática que a gente aprende na escola não é nem 1/10 do que se passam nos respectivos cursos superiores, é MUITO mais complicado e tem coisa mais inútil ainda.. aquilo é pra te deixar PROFISSIONAL na área, e o que vc gostar mais, vc faz uma pós, ou se dedica mais ou de alguma forma se ESPECIALIZA na área que quer.

Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Como vcs querem ir separando os alunos por profissão, sendo que a maioria esmagadora não tem o MÍNIMO de maturidade de cumprir com as responsabilidades escolares (e por favor, não me venha com essa de "é pq eles fazem o que não gostam"), isso sem contar que MUITA gente não sabe nem o que vai fazer da vida, tem gente que ta no 2º ano de cursinho e não sabe direito o que quer prestar, como vcs querem dividir ou ir "profissionalizando" o aluno?
    Não é separar o aluno por "profissão", necessariamente dito. Eu sou a favor da pessoa estudar o que gosta. Pois se a pessoa gosta, o estudo não se torna obrigação, e sim uma coisa interessante. Eu posso passar horas em palestras de literatura sem me entediar, mas com certeza olharia várias vezes para o relógio caso a palestra fosse sobre "fluídos", por exemplo.

Tem gente que não sabe o que quer da vida? Tem. Mas todo mundo sabe o que gosta, o que o apetece mais.

Outra coisa, acho que estão radicalizando demais essa coisa de inútil, inútil é MUITO relativo.. o fato é que embora nós queremos aprender só o que vamos utilizar no nosso dia dia, não da pra pular ou aprender matérias pela metade. Eu acho essencial nós conhecermos as teorias da evolução, pra conhecermos a teoria da evolução eu preciso aprender meiose, mitose, preciso conhecer os reinos, a fisiologia específica de cada filo, que liga com as eras geológicas, que liga a pré-história, e depois o início das civilizações que liga com o início da matemática e assim vai, TUDO ta ligado, não da pra vc chegar na parte importante sem antes conhecer e ENTENDER como chegaram aquilo.
    Eu não gosto dessa de enfiar conhecimento "obrigatório" nas pessoas. Teoria da evolução é importante? Não para um ator, para um escritor, para um psicólogo, por exemplo. Essas coisas de meiose, mitose, reinos e etc, dependendo da pessoa, vai ser TOTALMENTE inútil, e, caso chegue a necessidade de aprender algo sobre isso, ela dá uma estudadinha ali e tudo bem, mas SÓ se a pessoa sentir a necessidade.

Se a pessoa quer ser uma ignorante?... fazer o quê. Ela seria de qualquer forma. Enfiar "conhecimento" goela abaixo não seria efetivo.

O que vc ta propondo é um mundo "light" demais, isso é na verdade uma utopia. A produção, o rendimento, a ECONOMIA não pode parar, não da pra vc escolher os dias que quer estudar ou os dias que quer trabalhar.

A química, a física e a matemática que a gente aprende na escola não é nem 1/10 do que se passam nos respectivos cursos superiores, é MUITO mais complicado e tem coisa mais inútil ainda.. aquilo é pra te deixar PROFISSIONAL na área, e o que vc gostar mais, vc faz uma pós, ou se dedica mais ou de alguma forma se ESPECIALIZA na área que quer.
    É uma utopia sim, mas eu realmente acredito que o sistema de educação hoje foi planejado para uma época diferente e vai acabar caindo, cedo ou tarde, e eu vou estar lá para ajudar (de alguma forma).

Não vejo como a produção, o rendimento e economia parariam. Sério. Escolher os dias que quer estudar =/= dias de trabalho.

Eu não vou fazer pós em química, física e nem matemática. Não vejo motivo para estudar. As contas que EU julgo básica para a MINHA vida, eu aprendo. De resto, apenas estudo se for necessário. E, caso eu mude de ideia e comece a me apaixonar por números, eu começo a estudar, não importa a idade que eu comece.

No mais, concordo com cada palavra do Tar. Acredito que o sistema mudará ainda nesse século.

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

That's my point.
    Interesse, okay. Existem obrigações também, thats my point. Um não interfere no outro.

Retrógrado se refere ao passado. Se você diz que a ideia é retrógrada, é porque ela é ultrapassada e já deixou de ser válida. Na verdade, o mundo nunca pensou e nem agiu do jeito que a educação está sendo discutida aqui. Aliás, pelo contrário. A base da educação de hoje é a mesma do século XVII.
    O problema no meu discurso é então gramatical. Obviamente, não quis dizer isso mas não concordo com a compartimentação do conhecimento. Vocês falam tanto de criatividade, só que esquecem que muitas vezes é necessario conhecer antes pra encontrar novos meios de criação.

Olha cara, eu não sei como viemos parar aqui, mas a nossa discussão é sobre estudar o que você gosta. Nesse meio não tem clientes e nem projetos a serem adaptados nem nada. Tô falando que quando você estuda o que gosta rende mais. Escolher qual carreira seguir a gente já escolhe. E adaptar projetos e engolir sapos também não tem nada a ver com o modelo de educação oferecida no Brasil. As coisas no mercado de trabalho provavelmente vão se manter assim independente do que aconteça na educação.
    Cara, isso foi uma exemplificação. Mercado de trabalho vem depois de uma eventual graduação e se você não souber lidar com exigencias ou achar que o mundo é zen você será engolido.

Quando você estuda o que gosta rende mais, muito discutivel essa afirmação. Muitas vezes eu precisei estudar por horas um conteudo, por pura pressão e rendi bastante. Estudar por prazer é muita conversa fiada e não se encaixa num mundo tão dinamico quanto o nosso.

Eu quero ver você sentar numa cadeira durante 8 horas estudando e dizer "Estou estudando o que eu gosto, estou super interessado".

Cara, discutir com você não vai nos levar a lugar algum. Tem uma coisa triste no seu discurso e ela é o conformismo. É algo do tipo "não adianta a gente tentar mudar as coisas, é assim que tem que ser e assim que vai ser pra sempre". Se toda instituição ou empresa trabalha assim, quer dizer que todos tem que trabalhar, certo? Se todo mundo faz algo, eu tenho que fazer igual. Não posso fazer melhor. Vamos respeitar a burocracia que pede pra você tirar duzentas vias de um documento pra autenticar um outro documento porque ela está aí desde sempre. Melhorar pra quê?

Sobre a "aplicabilidade zero" dessa ideia, ela é aplicada na periferia por meio de projetos que valorizam outros talentos das pessoas. Um exemplo é o próprio afro-reggae e aqueles montes de projetos que ensinam as crianças a pintar, desenhar... ou você vai dizer que isso não é educação? Não dá certo, por acaso?
    Discurso de sonhador, respeito sua opinião mas então proponha alguma coisa pra desenraizar essa cultura.

Você confunde as coisas. Eu disse que apoio esse tipo de iniciativa mas não aceito que uma criança largue os estudos pra se dedicar o parkour porque é o que interessa a ela ou largue pra jogar futebol. Quem decide isso? A criança? Adolescente? Como discernir isso?

O problema é formar alunos, e não pessoas. Sim, todo mundo tem que ter a oportunidade de ter contato com as áreas que quiser até saber do que gosta, mas ela tem que escolher LIVREMENTE, e não ser empurrada um monte de conteúdo INÚTIL quer queira ela OU NÃO. Cara, ninguém vai me convencer de que aprender _INEQUAÇÃO_ é "conhecimento básico de mundo". O princípio da boa educação está em fazer com que as pessoas sintam-se ESTIMULADAS a estudar, e como se faz isso? Deixando-as estudar o que elas gostam! Como eu disse, quem é obrigado a estudar o que não gosta simplesmente não aprende nada! Não importa se é conhecimento de mundo ou não, ela NÃO VAI APRENDER.
    Então, proponha alguma coisa oras!

O meu modelo de educação é centrada num ciclo básico com atividades extracurriculares pra encontrar e desenvolver suas aptidoes sem comprometer seus estudos.

Eu não consigo imaginar de que forma isso seria feita. O menino estuda quando quer, le quando quer?

Ou seja, você concorda comigo. Só usou o termo "oficinas" pra mensurar o ideal do projeto.
    Se é isso que você está falando, então sim.

No mais, o Farok disse algo que eu esqueci. Vocês estão radicalizando demais e tratando o aprendizado como inutil. Não é por aí.

Publicidade:

Última edição por Gëik; 16-08-2011 às 23:37.

[away]

Tópicos Similares

1. muito azarado xD
    Por Mortadela Flyer no fórum Tibia Geral
    Respostas: 23
    Último Post: 26-05-2011, 11:22
  2. Tutorial Sobre Sorcerers
    Por hoophoop no fórum Tibia Geral
    Respostas: 3
    Último Post: 04-11-2010, 15:44
  3. Jogos | The Crims.