Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: [J.L] 15ª Justa Literária Martiny x Meltoh, Cat. Fênix

  1. #1
    Avatar de Bela~
    Registro
    16-10-2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    30
    Posts
    3.196
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão [J.L] 15ª Justa Literária Martiny x Meltoh, Cat. Fênix

    Boa tarde, escritores. Vamos andando, que está para começar mais uma épica batalha:

    Citação Postado originalmente por Bela~ Ver Post
    15ª justa literária
    Categoria Fênix
    Martiny X Meltoh
    Prazo: 09/08/11 (7 dias)
    Tema: Escravo
    Martiny:
    Caveira

    - Vai hoje?

    - Hoje num vô não senhô, aguento mais um ou dois dia.

    - Tá bom, quando minha mulher chegar, cuide dela.

    Hoje era dia de roubo. Caveira estava com seu saco vazio em mãos, pronto para entrar na casa de seu Senhor e procurar por comida. Gostaria de comer um belo pedaço de charque, talvez até com um pouco de azeite-de-dendê, mas se contentaria com qualquer tipo de comida. Não era porque sua comida era ruim – às vezes tinha deliciosas melancias e bananas para comer -, mas escassa. Aguentar o trabalho exaustante que as canas o fazia enfrentar era impossível com apenas poucas mordidas por dia.

    Caveira entendia o porquê de não receber comida. Ele era inferior, ponto. Não sentia nenhuma espécie de repudio a seus Senhores; eles eram divinos. Eram brancos, e ele negro. Eram a luz, e ele suas negras sombras. Gostava sempre de fazer um trabalho perfeito e pontual, a fim de agradar seus superiores. Sentia vergonha de ter que roubar alimentos, pois, caso realmente o merecesse, já o teria ganho; mas não havia escolha, quando a fome fala, ela vence.

    Fazia o caminho para a casa de seu Senhor tranquilamente. Sabia que o perigo era mínimo, pois sua mulher estava tendo casos com o Capitão do Mato, o único guardião das noites. Sua mulher o negava sexo, sempre lhe explicando que não gostaria de ter outro filho preto, e vê-lo sofrer na mão dos carrascos novamente. Queria um filho branco, saudável, que pudesse ter certeza de que estava seguro, garantindo assim noites tranquilas de sono. Caveira compreendia seus motivos e a apoiava, mas a falta de sexo já estava o fazendo mal. As vezes pensava em estuprá-la durante a noite, como as vezes os filhos dos Senhores faziam com as esposas dos negros, mas sempre era impedido com medo da possibilidade de engravidá-la.

    A casa de que iria furtar não era a mesma em que os Senhores dormiam. Seria estupidez correr o risco de ser visto por uma Divindade naquela hora da noite, o que seria certeza de morte. Seu plano era roubar uma das casas onde a comida era preparada, uma espécie de depósito. A comida era má conservada e muitas vezes podiam se ver insetos dividindo os alimentos, mas haveria opção melhor?

    Entrou pela janela e começou a procurar. Havia frutas, que era o que mais estavam comendo ultimamente – pois era época -, farinha e algumas folhas de chá. Não havia charque nem azeite, os dois únicos alimentos de que Caveira sentia saudade. Só os comiam quando os havia restado dos jantares dos Senhores, mas com a vinda de parentes distantes dos mesmos há alguns meses atrás, eles tiveram que reduzir o alimento de seus escravos pela metade a fim de manter a fartura de suas mesas.


    Voltava para casa com um cacho de bananas na mão. Não podia trazer muito, pois iria levantar suspeitas – e suspeitas faziam as costas sangrarem, coisa que não queria. Uma fruta não era notada, e, caso fosse, ratos seriam os culpados. Voltava pelo mesmo caminho, agüentando a mesma caminhada de quarenta minutos, mas agora comendo bananas. Chegou a sua “casa comunitária onde se viviam dezenas de escravos deitados no chão” já sem bananas nas mãos, dizendo que não conseguira roubar nada para seus colegas, pois haviam muitos insetos e alguém poderia se contaminar e morrer, como já havia acontecido com três crianças na semana passada.

    - Minha mulher já chegô, José?

    - Chegô não senhô.

    Esperava ansiosamente pelo dia em que sua mulher chegue em casa com uma barriga avantajada, para assim conseguir desfrutá-la. Quem sabe amanhã consiga sua carne.
    Meltoh:
    Escravatura

    Igor olhou para o relógio pela terceira vez naquele mesmo quarto de hora. Estava apreensivo o suficiente para descobrir só agora que havia esquecido de trazer o seu casaco. E fazia frio! Muito frio!

    Havia marcado um encontro com o parceiro do seu chefe de trabalho, um tal de Jefferson. Uma importante reunião que poderia lhe valer uma promoção.

    Rangeu os dentes e tateou o bolso à procura de um pedaço de papel. Ergueu a folha a altura da vista e lembrou que havia esquecido os óculos também. Xingou a si próprio e tentou ler as letra miúdas.

    Estação 4 - Linha 2

    Estava no lugar certo!

    Esperou cinco minutos, dez, quinze... Quando o ponteiro maior apontou novamente para o 12 ele se sentiu mais apreensivo. Faltavam apenas trinta minutos para a chegada do homem. Foi aí que lembrou que havia esquecido o notebook, o principal!

    Foi o cúmulo, afinal o motivo de estar ali se devia principalmente ao computador. Olhou pro relógio, abriu a boca para xingar um palavrão sonoro, mas depois desistiu e saiu correndo em direção ao seu carro. Se desse sorte, chegaria em sua casa em 10 minutos. Pegou a chave e tentou ligar o carro. O tanque estava quase vazio. "É suficiente!" pensou ele.

    Dirigiu o mais rápido que pôde até seu carro começar a tossir e parar do lado de um velho antiquário. Desceu do veículo e abriu o capô e dessa vez xingou ao ver o estado lamentável do motor.

    Sua sorte estava brincando com ele, pois quando olhou para o outro lado da rua, parado à sua frente estava um posto de combustível e uma garagem de manutenção para veículos.

    Correu até o outro lado, e pediu para que o mecânico, Zé, fosse dar um olhada no seu motor.

    Zé olhou, olhou e disse que levaria um dia para limpar a graxa que havia entrado na parte interna. Mas Igor estava apressado e disse que queria um motor novo. Argumentou por um minuto até dizer que pagaria à vista o motor com o seu cartão de crédito.

    Cinco minutos depois, o motor estava em seu devido lugar. Brilhando de novo. Igor colocou a mão para trás e gelou. A carteira estava dentro do casaco. Tentou argumentar mais uma vez com seu Zé, mas estava difícil. Por fim deixou o carro com ele como garantia e correu para o ponto de ônibus mais próximo. Tinha uns trocados suficientes.

    Sua sorte lhe sorriu novamente, achou o ônibus certo após esperar uns três minutos. Subiu à bordo e esperou que o motorista lhe levasse ao destino certo. Na primeira parada, as portas elétricas emperraram, e o ônibus parou. O motorista disse que chamaria a manutenção, e pediu a calma dos passageiros.

    E o que ele sabia de calma? Zangado, olhou pela janela, e viu a alavanca de emergência. Tentou pressionar ela, usou tanta força que acabou quebrando o vidro. Pulou para fora e saiu correndo pela calçada.

    Enquanto corria percebeu o quanto era escravo da tecnologia humana, teria poupado dinheiro, tempo e principalmente, paciência se simplesmente tivesse ido andando como um simples Homo Sapiens.

    Sim, ainda era um Homo Sapiens, mas escravo de toda aquela parafernália. Irônico que ele havia voltado só para pegar o notebook e...

    MERDA!

    As chaves de sua casa estavam no banco traseiro do carro!

    Sentou na soleira da porta, e olhou para o relógio. O homem já deveria estar chegando. Puxou o celular para ligar para ela, mas viu que estava descarregado. Juntando o pouco de energia que lhe restava, pegou um pedaço de pau e quebrou a janela da sua própria casa, afim de entrar por ela. O alarme soou na mesma hora. Desesperado procurou pelos quatro cantos da casa pelo notebook, depois pelo carregador do telefone. Quando ia saindo pela janela novamente, uma viatura da polícia o esperava do lado de fora.

    Foi o seu próprio chefe que fora visitá-lo na cadeia. Tentou explicar toda a história, e o velho homem somente riu e disse que ele havia arruinado um grande negócio para empresa e que mesmo assim ainda continuaria empregado, só que ele deveria pagar pelo prejuízo, até que arrumasse outra oportunidade daquelas.

    E Igor foi deixado ali na cadeia. Sem negócio, sem carro... Ironicamente pensou, que pelo menos ali, estava liberto da tecnologia...
    Os votos serão válidos até dia 17 deste mês.

    Um abraço (:

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Bela~; 11-08-2011 às 16:26.

  2. #2
    Avatar de fiss
    Registro
    06-12-2006
    Idade
    32
    Posts
    66
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Li os textos e gostei de ambas versões de escravidão, desde a tradicional até a atual, falando sobre nossa dependencia da tecnologia.

    Gostei do ponto de vista em que o negro via seus senhores, como divinos e como de fato, ele foi ensinado e achava mesmo que era inferior, e aceitava tudo, até a traição de sua mulher, achei triste.

    No segundo texto achei uma boa sacada, não sei se existem muitos textos nessa direção, de sermos escravos da tecnologia, mas esse é o primeiro que leio e gostei bastante, mostra como estamos ligados a tecnologia em tudo que fazemos.

    Na minha opnião o primeiro texto está melhor escrito, mas gostei mais da abordagem do segundo, ambos me prenderam.
    Parabéns aos dois autores, Martiny e Meltoh.

    Então, voto no 'Escravatura'.

    Caveira [0]x[1] Escravatura

  3. #3
    Eu não floodo. Você sim Avatar de Dard Drak
    Registro
    31-08-2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    36
    Posts
    0
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Não gostei de nenhum dos dois textos, contudo “Caveira” tem uma história ligeiramente mais interessante, apesar do vocabulário pobre e repetitivo.

    O segundo não desenvolveu de modo satisfatório a ideia que queria passar do homem-escravo-da-tecnologia. Ficou muito cru e bruto, com um humor forçado.


    Caveira [1]x[1] Escravatura

    Dard*

  4. #4
    Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Localização
    Curitiba
    Posts
    2.644
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Dard Drak Ver Post
    Não gostei de nenhum dos dois textos, contudo “Caveira” tem uma história ligeiramente mais interessante, apesar do vocabulário pobre e repetitivo.
    Cite alguns exemplos para eu ver se melhoro. Eu sei de alguns errinhos porque eu fiz o texto corrido e sem revisão, tinha esquecido da data. Mas quem sabe há outros que eu não tenha percebido.

  5. #5
    Eu não floodo. Você sim Avatar de Dard Drak
    Registro
    31-08-2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    36
    Posts
    0
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Hoje era dia de roubo. Caveira estava com seu saco vazio em mãos, pronto para entrar na casa de seu Senhor e procurar por comida. Gostaria de comer um belo pedaço de charque, talvez até com um pouco de azeite-de-dendê, mas se contentaria com qualquer tipo de comida. Não era porque sua comida era ruim – às vezes tinha deliciosas melancias e bananas para comer -, mas escassa. Aguentar o trabalho exaustante que as canas o fazia enfrentar era impossível com apenas poucas mordidas por dia.

    Caveira entendia o porquê de não receber comida.
    Dá uma sonoridade desconfortável com tantas vezes a mesma palavra sendo pronunciada em poucas linhas – a não ser, claro, quando a pessoa o faz querendo adquirir algum efeito. Mas já vi repetições muito maiores em livros mesmo – Crepúúúússsculo... -, porém em narrações de primeira pessoa, o que é tolerável; em terceira fica algo realmente estranho.

    E a conjugação certa de “exaustão” em adjetivo é “exaustivo”.

    No resto do texto não tem nada de importante– pois a repetição ainda ocorre, porém em intervalos maiores; e aí já é algo mais pessoal mesmo, onde um pode achar ruim e outro não achar nada. Só nessa parte que a repetição ficou notável.

    Ele era inferior, ponto. Não sentia nenhuma espécie de repudio a seus Senhores; eles[...]
    “repúdio”

    Voltava pelo mesmo caminho, agüentando a mesma caminhada de quarenta minutos, mas agora comendo bananas.
    O trema morreu, mate o trema.

    [...]dos mesmos há alguns meses atrás, eles tiveram que reduzir o alimento de seus escravos pela metade a fim de manter a fartura de suas mesas.
    Outra parte que é mais pessoal; pode ter sido proposital ou simples vício de linguagem do autor.


    Dard*




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  6. #6
    Avatar de Ashirogi Muto
    Registro
    03-05-2008
    Idade
    33
    Posts
    437
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Vamos lá, já li os dois textos mas enrolando há dois dias pra votar por preguiça, risos.

    O primeiro texto não me agradou muito. Não gosto dessas histórias que se passam "no tempo da sinhá moça", algo pessoal mesmo. Não senti tanto a repetição assim como o Dard disse, mas fiquei bem confuso sobre quem eram os personagens. Não sabia se o escravo comia a mulher do patrão ou se o capitão do mato e o escravo eram a mesma pessoa ou diferentes, ou se o capitão que comia a mulher do escravo, tive que re-ler e mesmo assim não ficou muito claro.

    O segundo texto abordou o tema de um modo muito subjetivo. Se não fosse pela última frase eu nem teria percebido que estava falando sobre escravidão. Também não sou muito fã desses textos de lição de moral, mas esse ao menos me deixou entretido durante a leitura.

    Caveira [1]x[2] Escravatura

  7. #7
    Avatar de Bela~
    Registro
    16-10-2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    30
    Posts
    3.196
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Acabou! O vencedor desta rodada é o companheiro Meltoh, parabéns!

    Sua pena está a caminho [;

  8. #8
    Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Localização
    Curitiba
    Posts
    2.644
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Acabou com poucos, não? Bem, acho que é efeito colateral do grande aumento de justas. Todo mundo queria testar. Agora acho que as coisas se acalmarão, terão poucas justas em andamento e receberemos mais votos.

  9. #9
    Avatar de Bela~
    Registro
    16-10-2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    30
    Posts
    3.196
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Eu, particularmente, prefiro menos justas a menos votos. O ideal seria ter mais de ambos, mas ok.

    Vou tentar comentar sobre os dois textos mais tarde ou mesmo amanhã. Dia corrido hoje, cheguei em casa só agora e pretendo descansar :3

  10. #10
    Avatar de Pedro Patrulheiro
    Registro
    14-10-2006
    Localização
    Caçador
    Posts
    0
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Caralho, e tem gente que diz que meus textos que não tem propósito. Esse segundo aí, WTFFFFFFFFFFFFFFFFFF

    primeiro tem final pior que o meu ainda kk

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online



Tópicos Similares

  1. [J.L] 14ª Justa Literária Dard Drak x Mano Mendigo, Cat. Fênix
    Por Bela~ no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 11
    Último Post: 12-08-2011, 15:53
  2. [J.L] 8ª Justa Literária Jack Irgul x Martiny x Titus, Cat. Grifo
    Por Thomazml no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 12
    Último Post: 11-08-2011, 15:04
  3. [J.L] 5ª Justa Literária Mano Mendigo x Thomazml, Cat. Fênix
    Por Bela~ no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 7
    Último Post: 06-08-2011, 23:38
  4. [J.L] 2ª Justa Literária Drasty x Martiny, Cat. Fênix
    Por Thomazml no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 22
    Último Post: 06-08-2011, 22:11
  5. [J.L] 6ª Justa Literária Meltoh x Ashirogi, Cat. Fênix
    Por Thomazml no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 18
    Último Post: 06-08-2011, 14:08

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •