Tratar do assunto balanceamento de vocações... é um tanto complicado, ainda mais quando tratamos com tibianos que só olham para si.
Não costumo comentar no forum, apenas quando vejo debates que tratem de balanceamento de vocações.
Criou-se uma idéia muito ultrapassada que:
Knight > Bloca
Paladin > Corre
Sorcer > Bate
Druid > Cura
Isso /\ não existe!!!!
Dizer que essa regra citada acima é uma coisa de RPG é uma estupidez.
Quem diz isso nunca praticou RPG.
RPG significa interpretar um personagem de um jogo.
Essa idéia surgiu de jogos antigos, em que sempre tinha o personagem que cura, um que ataca com armas corpo a corpo e outro que atacam a distância.
Dessa forma deduziram uma idéia que druid não bloca, só faz curar. Knight não ataca, só bloca. Paladin não cura, só corre. Dizer isso não faz sentido. Isso não é RPG.
RPG é fazer o que quiser independente da vocação escolhida.
Se eu for um druid e quiser blocar uma hydra para um paladin, que seja. Essa é a interpretação que dei pro meu druid.
Se eu for um Knight e quiser batendo em um Frost Dragon enquanto meu amigo sorcer bloca, que seja. Novamente essa é a interpretação que dei pro meu knight.
Não sei se estou sendo claro quando trato desse assunto.
O motivo de falar disso é que para a mente dos que dizem jogar "RPG" isso influencia bastante.
Não existe verdade absoluta, mas se existisse uma verdade absoluta para as vocações tibianas seria assim:
Knight > não foi feito só para blocar.
Paladin > não foi feito só para correr.
Sorcer > não foi feito só pra bater.
Druid > não foi feito só pra curar.
Porém, isso impede que as vocações tenham sua peculiaridades.
Druid x Sorcerer
Quem inventou que druid não tem poder de ataque, nem de longe poderia estar praticando RPG, aliás, não sabe nem o que fala.
Druid tem poder de ataque, tem poder de manipular as mentes, faz sacrificios em rituais sangrentos, pratica canibalismo, utiliza elementos da natureza para manipular se defender e atacar. E mais, tudo isso não independetemente da constituição física que eles possuem.
Uma opinião pessoal, eu não vejo um druid como um ser franzino, pequeno, que mal tem forças para levantar um cajado. Pelo contrário imagino o druid com um corpo forte, se fosse comprar com um personagem de cinema, imaginaria um Silvestre Stallone usando um druid outfit.
Então vem a pergunta, o diabos isso tem a ver com balanceamento?
Ocorre que praticar RPG influencia na forma de balancear uma vocação.
Se fossemos aplicar o druid caracterizado acima na realidade tibiana, ele não seria um druid, cairia mais para um sorcerer. Claro, isso para a mente dos menos afortunados.
Se fosse para druid só curar então deveriam mudar o nome da vocação para Médico, melhor, "Doctor". OK, vamos tirar as magia de ataque do druid e mudar o nome da vocação para Doctor.
Acho que em relação aos druids não preciso dizer mais nada. Quem for inteligente vai entender pelo menos a parte do Doctor.
Agora, vem o Sorcerer, ahhh o sorcerer. Grande poder de ataque, trabalham com vudu, invocam demônios, manipulam espíritos, transformam os efeitos climáticos em catástrofes.
Exceto por alguns detalhes, o sorcerer até que está indo no rumo. Porém há uma grande reclamação por parte dos tibianos em relação aos sorcerers.
Noob says: ahhh, se druid pode atacar que nem sorcerer e ainda cura porque eu vou ser sorcerer???? pode tirar os ataques do druid, eles são fracos, pequenos, só servem pra curar, não podem atacar, é uma ordem, senão eu vou xingar muito no twitter.
"eu vou xingar muito no twitter" essa parte é pra deixar bem claro o tom da pessoa revoltada.
Esqueça o druid, cuide de sua vida, o druid está OK, falta alguns detalhes para melhorar. Se você esta com problemas em relação sua vocação, pense em formas de diferenciá-la do druid.
Infelizmente os sorceres não perceberam que o não é o druid que está parecido com o sorcerer, na vardade é o sorcerer que esta parecido com o druid. O druid tem a sua identificação, o que falta é o sorcerer arrumar a sua.
Por outro lado, concordo quando os sorcerers se irritam quando dizem que o druid é um sorcerer melhorado. Então, o certo é mudar o foco, se quiserem arrumar a situação, não é retirando o poder de ataque dos druids que vai ser resolvido.
Procurem tornar o sorcerer diferente. Eu não disse mais forte, eu disse diferente. O sorcerer não tem de ser mais forte e nem mais fraco que ninguém ele tem de possuir sua peculiaridade. Dêem idéia de uma rol de magias baseadas no elemento mort, imaginem magias que envolvam vudus, ou que transformem a fraquezas dos inimigos para lhe favorecer, imaginem invocações exclusivas para sorcerer, pensem em maneiras de evoluir o sistema de sumonar, inventem magias magias de armadilhas que podem influir ao seu favor. Opções não faltam, o que falta é pararem de olhar para os seus umbigos e acharem que porque são sorcerers tem de desferir os maiores danos do jogo, que por sinal, já são a vocação que desfere o maior dano do jogo.
Paladin x Knight
Esse é um ponto mais complicado, uma vez que a CIP não consegue se definir em relação ao paladin. Assim, fica complicado arrumar a situação.
A grande crítica dos knights é porque diabos o paladin bloca tão bem quando um knight.
Deixando logo claro, independente da vocação, todos são capazes de blocar.
Porém é injusto ver um paladin "aproximadamente" com a mesma eficiencia de um kina.
Sou a favor de que o shield do kina suba na mesma proporção do distance de um paladin. Mais do que isso, sou a favor que existam equipamentos exclusivos para knight que elevem bastante sua eficiencia no quesito blocar. Quando digo isso falo sobre escudos elementais, armaduras elementais desdinadas a Knights, falo de buffs que aumentem sua vida, que melhorem suas resistencias, tanto físicas quanto elementais. Por que não atribuir aos mages e seus respectivos elementos magias de proteção baseadas no shield do portador do buff???
Quanto ao Knight tenho só essa resalva.
Porém, agora vem o paladin, intimamente chamado de pally.
Afinal CIPSOFT, o que diabos é um paladin? Arqueiro, ninja, lanceiro, paladino, mago de luz? Infelizmente acho que a CIP se embananou em relação ao pally.
Diante dessa situação. Vou acreditar na ilusão que um dia o pally foi considerado um arqueiro.
Primeiro: desestimular totalmente o uso de spear. Teria um alcance de 1 SQM, além de se tornarem extremamente pesadas. Além claro do ataque reduzido. Exceto as enchanted spears que poderiam continuar com seus 4 SQM, afinal são lanças encantadas.
Segundo: Assassin Star se tornariam aproximadamente o que as RS são hoje. Claro, um preço mais acessivel, 5 gp, porém quebrando de primeira, afinal estamos falando de projéteis.
Terceiro: Valorização dos arrows/bolts. Aumentar o dano das ONIX e PB, de forma a se assemelharem ao que as AS de hoje. Porém teriam seus preços elevados a aproximadamente 25~35gp cada. Assim, para ter um dano elevado, seria necessário dispor do shield e gastar o que gasta hoje com AS.
Essas são idéias básicas de soluções para o pally. Não é uma verdade absoluta, nem a idéia mais perfeita, mas é uma solução se a CIP decidir que um pally é um arqueiro.
O que a CIP quer com essa "enquete" é definir as vocações para poder trabalhar em cima disso.
Porém é necessário a contribuição dos tibianos em entender que aquelas "verdades absolutas" não existem. O melhor seria se os jogadores gastassem mais seus neurônios em criar idéias do que tentar estragar as vocações alheias.
Fui extenso, não sei se me fiz entender, porém gostaria que pessoas criticassem meus argumentos, pois só assim poderei evoluir minhas idéias.
OBS: estou com preguiça de ler o que digitei para ver se está com nexo ou verificar os erros ortográficos.
Passar bem.