Postado originalmente por
Zuranno
Mostre uma evidência lógica.
comece pela evidência do teu ateismo , mutatis mutandis.
Porém, eu já dei evidências LÓGICAS , leia os posts, um preciso encadeamento lógico, falta o dos ateus.
A ciência ainda não explica de onde veio o "ovo cósmico". Ou você acha que a ciência sabe tudo? Ela está em constante desenvolvimento.
'lógico', isto se chama ATEISMO DAS LACUNAS , onde vocês tentam basear-se na FÉ na ciência futura, mas não dá samba, tanto porque é mero artigo de FÉ , quanto porque é IMPOSSÍVEL cancelar princípios físicos como a causalidade , que EXIGEM que o universo tenha sido criado, qualquer outra estória será apenas fé declarativa, sem possibilidade alguma de discussão em termos LÓGICOS (aquele 'negocinho' que vocês tanto cobram, e quando apresentamos cada ateu pula para um lado).
==

Postado originalmente por
Bob Joe
Como bem disse, essa é a sua construção lógica, e na sua construção lógica há uma exigência de criação. Na minha construção lógica, posso desconsiderar essa exigência. Em ambos os casos, nada pode ser descartado como axioma primevo, visto que tem a mesma solidez lógica. A não ser que você pense que tem uma lógica mais elevada e sofisticada que a minha.
não, você não poderia,
como eu disse, há um PRINCÍPIO físico em jogo que regra TUDO no universo, descartar ele é descartar tua própria cognição, é dizer-se mais dogmático do que o mais dogmático religioso.
O princípio da casualidade tem críticas, principalmente na voz de Hume. A única coisa que podemos inferir dele é a
expectativa constante. Dizer que há uma necessidade
SEMPRE de ser ter uma causa original é ser falacioso. Não podemos considerar no raciocínio lógico variáveis imutáveis para todo e qualquer tipo de construção argumentativa. Levamos em conta todas as possibilidades que se abrem. É claro, sem ser esquecer de manter a coerência.
filosofia-ateista não tem condâo de criticar um princípio físico UNÂNIME E UNIVERSAL , que molda o NOSSO PENSAR , seria tergiversação em grau elevado , até porque você estaria me propondo um ARTIGO DE FÉ que iria contra bilhões de evidências ,
e nenhuma exceção. É neste ponto que vemos como vocês são pessoas de muita FÉ, descartam bilhões, trilhões de evidências, para criar um mero escapismo mental, contra todo o saber.
O fato aqui é simples para quem se lastreia REALMENTE em racionalismo :
só conseguimos criar hipóteses baseados em CRIAÇÃO (tente me dar uma hipótese debatível sobre
COMO algo existe sem ser criado, não apenas a declaração de fé,
é um desafio). Portanto
o que não pode ser hipotetizado, não pode ser teorizado = limite cognitivo humano.
Eu entendo seu pensamento lógico para o Deus cosmológico, mas não me limito apenas ao seu raciocínio, quando outros também existem.
não existe outro.
Nenhuma teoria cosmológica, JAMÉ conseguiu partir de algo que não esteja criado, como eu disse é o LIMITE COGNITIVO humano. Como tenho visto que você até se esforça para arguir, pense no seguinte : evolutivamente teu organismo passou do menos complexo, para o mais, do menos organizado para o mais, isto aconteceu também com teu código replicante (DNA) , e tuas SINAPSES . Quando você PENSA, teu pensar tem um
INÍCIO e FIM (sinal elétrico enviado, e recebido) = tudo PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE , portanto até biológicamente podemos demonstrar que o ser-humano não tem condições de elucubrar, desenvolver, nenhum pensamento sobre 'universo sempre-existente', no máximo fazer uma declaração ideológica , sem possibilidade alguma de desenvolve-la (explicá-la).
Não pedi para ser tratado de forma diferente. Apenas me trate como uma pessoa qualquer, com mínimo de respeito, e nada de preconceito ou prejulgo. É o mínimo para quem está exigindo o mesmo.
não falei em mau português, trate ..que eu trato,
agora tuas primeiras mensagens exigiram um posicionar diferente meu, se mudou agora, são outros quinhentos. Muita gente aqui desrespeita, e depois choraminga respeito, então se você já não está igual aos demais, bueno, mas nada de tentar inverter o jogo.
O Fine Tuning é uma premissa correta seguida por uma inferência contestável. Sim, vivemos em um universo onde fatores únicos contribuíram para a nossa existência. Mas isso não quer dizer que esses fatores levam apenas a uma tendência de criação. Podem levar a um princípio de aleatoriedade onde infinitas oportunidades e realidades tiveram a chance de serem criadas, mas a única que importa é a nossa, já que se o universo fosse feito em outros temos, nem estaríamos aqui para questioná-lo.
A mim, ambos parecem fantásticos.
o fine tuning não apenas é um argumento em sí, mas se for derivado da prova ONTOLÓGICA-COSMOLÓGICA de Deus (que já expús em linhas bem gerais) , então temos que Deus criando a matéria, e depois a legando AFINADAMENTE para suportar a nossa existência, pensar, pesquisar, viver, confiabilidade de leis e parâmetros físico-químicos, redunda que Ele se IMPORTOU com sua criação! O fine-tuning sozinho é um forte argumento pelo DESIGN INTELIGENTE do universo (tão forte que Dawkins certa feita reconheceu não conseguir respondê-lo), mas junto com os argumentos que expús aqui, vai além,
fala da PESSOALIDADE de DEUS para com seus criados.
Você dá valores diferentes à raciocínios dicotômicos axiomáticos, esse é o problema da sua argumentação.
não há problema na minha argumentação, e falo isto por já tê-la colocado a prova com dezenas de pessoas dos mais variáveis graus de conhecimento, tanto que você rebuscou a crítica, mas não co-ligou tua conclusão à minha argumentação,
mostre onde há dicotômia.
Todo o resto que disse é parte da sua construção lógica, principalmente as citações da Bíblia (que foge muito à lógica aliás, já que é uma questão de Fé). Considere minha premissa verdadeira e leve meu argumento a uma contradição, se realmente acha que o seu é único e correto.
Já levei , espero que a partir de agora não seja apenas escape pelo escape, porque esta mensagem tua foi um pouco isto, terias que resolver a questão do princípio causal
pela CIÊNCIA E RACIONALISMO , no entanto vimos um gigante LEAP OF FAITH de vossa parte, do tipo
'quem sabe, um dia, apareça algo que demonstre não ter sido criado', ora, isto é uma
APOSTA , e como toda aposta exige uma fé implícita ! pois o que é racional é o que não despreza as evidências, quanto mais são unânimes, e embasadas até em nossos próprios limites cognitivos.