Postado originalmente por
Nightmare Elf
Não enxergo nossas atitudes como aleatórias. Na verdade, tudo que pensamos para mim poderia ser, de alguma forma, modelado por equações (embora eu não ache o ser humano suficientemente inteligente para modelá-las).
Você está caindo no mesmo "erro" (na minha opinião) que o outro cara: o egocentrismo humano, causado pela noção de consciência. Você sabe que você existe, você tem uma mente, você (acha que) tem um propósito na existência, enquanto a estrela não. Mas veja, ambos nascem, crescem, morrem, você talvez faça a diferença no seu bairro, no seu país ou no mundo, e talvez uma estrela faça a diferença no fluxo gravitacional de seu sistema, galáxia ou no universo.
Mas você tem consciência, e a estrela não. Por isto, você deve ser de alguma forma especial, ou mais complexo. Eu não acho, pra mim a consciência foi só um aparato evolutivo para nós, assim como as asas foram para outros animais.
Você me entendeu errado, ou fui eu quem se expressou mal.Supondo que tanto ser humano e as estrelas, atuem sob as leis da física, ambos são em princípio, igualmente importantes.No entanto, o que estou apontando aqui é que as leis que regem o ser humano são claramente muito mais sofisticadas.Estrelas - não chegam ao nivel de complexidade de um ser humano.Elas não podem mudar seus destinos, estão a mercê das forças do universo, nós podemos prevalescer sobre essa dependência.Eu não disse que acredito numser superior que nos criou.Mas em algum dado momento a química coordenou a física para criar um padrão distinto de instruções como uma linguagem mais sofisticada, uma cadama acima da física.E de modo semelhante a biologia regeu a química, procurando reproduzir um grupo fixo de moléculas.Creio que assim ocorra, camada por camada, cada vez menos os arranjos tornam-se instáveis.Cientistas concordam que no inicio do Big Bang o universo seria instável demais para que funcionassem certas leis fisicas.De modo análogo, quanto mais sofisticado é um sistema, por proporção inversa menos caótico ele será.
Mas veja, ambos nascem, crescem, morrem, você talvez faça a diferença no seu bairro, no seu país ou no mundo, e talvez uma estrela faça a diferença no fluxo gravitacional de seu sistema, galáxia ou no universo.
"A diferença", aparentemente você usou esta palavra conotativamente.Do ponto de vista cósmico, tanto faz a existência ou não dela.A diferença aqui é algo irrelevante, qualquer corpo celeste faz a diferença.Tenho certezaabsoluta, que a galáxia dela não se importaria de perdêla, se a perder, as coisas seguirão como são normalmente monótonas.A "importância" das coisas é algo que nós conferimos como observadores.Não cabe a uma estrela filosofar sobre sua importancia no universo.E a proposito, nós podemos fazer a diferença neste UNIVERSO, podemos sim.Já há projetos para construção de um mini-sol em laborátorio, ou seja, caminhamos para o dia em que poderemos confeccionar e manipular estrelas.
Você sabe que você existe, você tem uma mente, você (acha que) tem um propósito na existência, enquanto a estrela não.
Não, eu acho que nós nos ourtogamos o direito de ter propósitos, uma estrela é incapaz disso.
Mas você tem consciência, e a estrela não. Por isto, você deve ser de alguma forma especial, ou mais complexo. Eu não acho, pra mim a consciência foi só um aparato evolutivo para nós, assim como as asas foram para outros animais.
Não acho que nós somos uma forma mais especial, tenho certeza disso e quanto a complexidade, bem, isto é indiscutível, não?A consciência pode ter sido um aparato evolutivo, mas o rumo que ela tomou em específico, faz com que surja uma nova camada de eventos com funções próprias, a psicologia humana.Não acredito que somente os humanos tenham consciência, os outros animais também devem ter um certo nivel de consciência, só que em menor grau.
E é assim que vejo: uma camada se sobrepondo a outra e manipulando-a.Creio que, a camada acima da psicológica por exemplo, é a camada social, que cria padrões de personalidade.Não é incrivel como há pessoas tão parecidas no mundo?