Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
Pode ser polêmico, mas para mim aumento da taxa de ateísmo e agnosticismo é consequência do desenvolvimento intelectual de uma sociedade moderna. NÃO estou dizendo que teístas são burros, mas acreditar é um estado natural do homem e deixar de acreditar, em geral, depende mais de um esforço racional.
Liga das Lendas: Vintas
Bom estava fazendo uma consulta aqui e achei uma matéria bem interessante.
Até 2004, dos 701 Prêmios Nobel distribuídos, 21% deles foram para judeus.
A matéria até explica:
Fonte: http://www.visaojudaica.com.br/Outub...dos_judeus.htm(...)
Como um povo tão pequeno, consegue gerar tantos super-homens intelectuais?
O segredo é que não existe segredo.
Por motivos religiosos, o analfabetismo é inexistente entre os judeus. Aos 13 anos, o menino é obrigado a subir ao púlpito e ler trechos do Livro Sagrado (Bar-Mitzvá). Portanto, ele deve saber ao menos uma língua. Os judeus são ensinados a reverenciar a rebeldia intelectual – rebeldia sintetizada em Abraão, ao destruir os deuses e inaugurar o monoteísmo.
Nenhum povo foi tão perseguido e humilhado por tanto tempo como os judeus, o que gerou uma série de efeitos colaterais. Um deles é o valor da Educação para a sobrevivência. Podem arrancar suas terras, propriedades, mas não o que está em sua cabeça.
Alfabetização universal, rebeldia e reverência à educação como arma de sobrevivência – são a base fundamental, mas não explicam os super-homens intelectuais. Eles tiveram que ser dotados de extraordinária inteligência e, não menos importante, viver no lugar certo na hora certa. Desenvolveram suas idéias nas cidades iluminadas culturalmente, centros de debate e reflexões.
Ou seja, não existe nenhum segredo dos judeus escondido na genética ou escolha Divina. Apenas o óbvio: Culto à Educação. É uma característica de todo e qualquer ser inovador, seja branco, negro, amarelo, homem ou mulher. Ou de qualquer país que progride.
Em situações normais, sem perseguição, os judeus trabalham e conseguem empregos como qualquer outra pessoa. Em Nova York, um judeu ficou famoso e mereceu uma reportagem do The New York Times, simplesmente porque era mendigo.
Novamente, digo, que escolha religiosa não tem a ver com desenvolvimento do povo.
Aspectos culturais (incetivo a leitura, debates dos problemas...) sim.
Judeu é etnia. Nem todo judeu segue o judaísmo.
Mas minha opinião se refere à massa humana, à média das pessoas. A racionalidade e o conhecimento podem reafirmar a Fé e a crença em Deus, isso sem dúvidas. Mas a falta desses elementos certamente leva o ser humano ao seu estado natural, que é um estado de Fé. E o objeto de fé pode variar culturalmente e socialmente, de crendices a um Deus religioso, das religiões predominantes em uma tal sociedade.
Liga das Lendas: Vintas
O mundo está mais repleto de informações e acesso rápido a ela, é natural que nos deparemos com muito mais assuntos do que antigamente, temos acesso a questionar e pesquisar o que nos é incompleto por outros lugares ou visões.
Acontece isso com religiosos, alguns continuam no mesmo lugar, outros espandem as fronteiras e fortalessem suas convicções, outros devido a uma gama de motivos, deixam de lado a religiosidade e vão para outro lado.
Vejo o desenvolvimento da comunicação como fator determinante para o crescimento de algo, basta grandes icones da mídia se declararem Ateus, para um mar de pessoas que podem ou não ser inteligentes se declararem o mesmo.
O Ateísmo ainda vai crescer mais e vai se deparar com algo que todas as massas se deparam quantidade x qualidade, hoje Ateus tem uma pequena massa de pessoas intelectuais e muitos só porque tem intelectuais no meio, daqui a pouco colega será muitos e de todo tipo aí não conseguirão sustentar o selo inteligente de qualidade.
![]()
Última edição por Rubenito; 15-06-2011 às 09:07.
YHWH
Não concordo tanto por não achar que o ateísmo seja um "produto" mais atrativo do que a Fé, espiritualidade e religiões. Concordo com o desenvolvimento da comunicação como um fator importante, mas acho que informação sem um contexto que faça com que esse indivíduo compre tal ideologia, pode não funcionar tão bem.
Ou seja, para mim, existe mais informação circulando sim, mas em sociedades intelectualmente mais desenvolvidas, existirão mais pessoas dispostas a absorver essas informações e, principalmente, pessoas que tem acesso a essa informação que, querendo ou não, é de nicho.
E não creio em um ateísmo passando de 20% da população mundial. Como eu disse, considero a fé um estado natural do homem. Quando chegarmos a patamares racionais maiores, a fé pode ser novamente reafirmada.
Última edição por Bob Joe; 15-06-2011 às 09:13.
Liga das Lendas: Vintas
Na época antiga Constantino usou da Fé como produto e aumentou negativamente e exponesialmente o Cristianismo mesmo que torto.
Ele matava 3 surgiam 6 Cristãos no lugar, logo ele viu que era mais vantagem apoiar o Cristianismo e usar a seu favor. Maldito Constantino.
Não é de Hoje é vendido principalmente pela internet que não é legal ser Religioso e tal estado o define com inferior e atrasado, e que não crer em Deus ou crer em si mesmo como dono do nariz o faz um cara bacana, descolado e Atual.
Cristão Atrasado vs Ateu Superior, isso que é vendido.
Infelizmente muitos cristãos fazem por onde para que isso aconteça como Malafaia e CIA.
Questão de tempo para Religiosidade ser considerado ultrapassado como VHS, a cada nova geração a tendência é a diminuição dos religiosos, e isso é profético.
YHWH
Pode ser atraente para adolescentes, principalmente os que não tiveram forte educação religiosa ou os que tiveram uma educação religiosa mais imposta e agressiva. Mas para adultos, ainda é uma visão boba e insuficiente. As pessoas em geral tem seus sentimentos mais fortes intimamente ligados com a espiritualidade, foi o que disse no tópico sobre julgo desigual. E isso não se vence apenas com propaganda.
Nem sempre a diminuição da religiosidade quer dizer diminuição da crença em Deus ou diminuição da Fé como um todo. Talvez a Bíblia fale do cristianismo, o que é uma previsão coerente até para um ateu (mesmo que essa coerência para mim se dê por outro motivo). Mas existe a chance de haver uma mudança de visão acerca da fé e da religiosidade. Historicamente, não é nenhuma novidade.
Última edição por Bob Joe; 15-06-2011 às 09:32.
Liga das Lendas: Vintas
Tudo ateu modinha isso ae
Depende, estes ateus estão deixando de ser cristãos, judeus e islamicos? Ou estão deiando de ter "uma visão independente de Deus"? Não ligo se uma pessoa acredita em deus ou não, isto vai da sua educação, o que eu não gosto, são de pessoas que fazem parte de uma das três religiões a cima.