Curtir Curtir:  0
Página 1 de 47 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 463

Tópico: Ateísmo cresce: bom ou ruim?

Registro
    04-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Ateísmo cresce: bom ou ruim?

Estava lendo o site da ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) e me bateu a vontade de pesquisar sobre demografia de ateus com o passar do tempo, postarei alguns trechos retirados do Wikipédia que fala justamente sobre esse crescimento ateísta no mundo.

"Uma enquete realizada entre novembro e dezembro de 2006 e publicada no Financial Times mostrou as taxas de população ateia nos Estados Unidos e em cinco países europeus. As menores taxas de ateísmo estão nos Estados Unidos, apenas 4%, enquanto as taxas de ateísmo nos países europeus pesquisados ​​foram consideravelmente mais altas: Itália (7%), Espanha (11%), Reino Unido (17%), Alemanha (20%) e França (32%).

Os números europeus são semelhantes aos de uma pesquisa oficial da União Europeia (UE), que relatou que 18% da população da UE não acredita em um deus. Outros estudos têm mostrado uma porcentagem estimada de ateus, agnósticos e outros não-crentes em um deus pessoal de apenas um dígito em países como Polônia, Romênia, Chipre e outros países europeus, e de até 85% na Suécia, 80% na Dinamarca, 72% na Noruega e 60% na Finlândia. Segundo o Escritório Australiano de Estatísticas, 19% dos australianos declararam-se como "sem religião", uma categoria que inclui os ateus. Entre 64% e 65% dos japoneses são ateus, agnósticos, ou não acreditam em um deus.

Somente na Europa, nos últimos 100 anos, o ateísmo cresceu de aproximadamente 1,7 milhão para cerca de 130 milhões de pessoas.

Na América Latina os índices de ateísmo variam de 1 a 3%, exceto em Cuba (7%), México (7%), Argentina (8%) e Uruguai (12%). No Uruguai, entre 30 e 50% da população assume não ter religião.

No Brasil, o estado da Bahia é o terceiro maior em número de pessoas sem religião; o primeiro maior é o Rio de Janeiro. A capital bahiana, Salvador, tem a maior porcentagem nacional de pessoas sem religião entre as capitais, 18% da população. No país todo, são mais numerosos entre os homens e entre os habitantes com menos de 55 anos. A cidade com o maior número de ateus é Nova Ibiá, com 59,85% dos habitantes, de acordo com o sendo 2000 do IBGE. O segundo lugar fica com Pitimbu, na Paraíba, com 42, 44%. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4% (cerca de 12,5 milhões) da população brasileira declarou-se "sem religião", podendo ser agnósticos, ateus ou deístas. Em 1991 essa porcentagem era de 4,7%. Uma pesquisa realizada pela empresa Ipsos a pedido da agência de notícias Reuters revelou que 3% dos brasileiros entrevistados não acreditam em deuses ou seres supremos."

Baseando-se numa progressão aritmética, imaginemos que daqui há algum tempo o número de ateus ultrapassasse o número de teístas e consequentemente, aqueles representem a maioria que dita e molda o comportamento social-político da sociedade.

Vê-se argumentos de que as religiões e crença num Deus ou Ser Maior são de evidente importância para domar o comportamento humano e adequar as suas concepções, buscando uma espécie de ''racionalização'' do ser humano, evitando com isso, a progressão de atitudes tidas como imorais e ilegais.

Dito isso, qual a vossa opinião perante o crescimento ateu presenciado na sociedade??

Abraço

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por zezinhomala; 14-06-2011 às 23:38.
    "Há 20 anos, no ônibus lotado, nem sonhava que um dia fosse possível eu visitar a Disney. Hoje, a Disney é um de nossos 41 patrocinadores."

Flávio Augusto da Silva

Registro
    19-01-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

realmente, ruim.
    sou ateu e acho que a maioria das pessoas não estão prontas para viverem "sozinhas"
    Peixemorto12
    LOL: Jesusluiz
    Fim

Registro
    18-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu me pergunto: ateísmo faz diferença?

Aumentar ateus, por acaso:
    -diminui criminalidade/homicídios?
    -diminui suicídios/depressão?
    -aumenta qualidade de vida/escolaridade?

Pra qualquer sim, que cresça o ateísmo mesmo, mas eu duvido que exista este tipo de relação direta, logo...... nem ligo. No máximo reduz o preconceito, que nem me afetou muito até agora.
    Última edição por Nightmare Elf; 14-06-2011 às 23:50.

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quanto maior numero de ateus, maior numero de pessoas inteligentes e menos ignorantes, maior o numero de países desenvolvidos.

Problem Solved.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    28-09-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não é bom nem ruim. O tipo de crença (ou as vezes, descrença) não molda uma pessoa ao ponto de a modificar por completo. Isso, na minha opinião, só mostra que as pessoas tão abrindo os olhos mais. Religião é algo desnecessário e ultrapassado, se me permitem a palavra.

Publicidade:

Última edição por Gildão; 15-06-2011 às 00:16.

Registro
    30-12-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nem bom nem ruim.

Cada um acredita no que quer, ué. Ser ateu/cristão/judeu/qualquer outra religião é uma escolha puramente pessoal e não interfere - ou não deveria interferir - na vida de alheios...

O unico problema são os ateus fanáticos, mas lembremos aqui que o fanatismo existe em qualquer área, não so religiosa, e, de fato, o fanatismo cega e as pessoas acabam querendo influênciar a religião de terceiros, o que é deveras incômodo... Mas assim como existem os ateus fanáticos existem os cristãos fanáticos, então acho que não faz muita diferença.

Tchau queridos Avatar de Pap's
    Registro
    12-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Indiferente. Não vai ser isso que irá causar progresso em um país.

Embora eu não seja, acho interessante o fato de as pessoas começarem a questionar e não ficarem tão temerosas perante à Igreja como antigamente.

Registro
    16-05-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom Wikipedia não é bem um referencial de confiança mas partindo que os dados sejam verdadeiros.

Aumentar o número de ateus não quer dizer esclarecimento da população.

Na Coréia do Norte (onde são proibidas pregações religiosas) a população vive um regime dos mais duros e tem um índice esmagador de pessoas sem religião.

O Japão (citado na matéria) tem um dos mais altos índices de suicído do mundo.

Mesmo assim, não são todos os países que são assim, ateísmo pode gerar em alguns um desejo de conhecer sobre outras culturas, e entender o porquê acreditar em tal crença.

Além disso, não podemos generalizar, né Gëik.

Registro
    11-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Cavaleiro Calmo Ver Post
    Na Coréia do Norte (onde são proibidas pregações religiosas) a população vive um regime dos mais duros e tem um índice esmagador de pessoas sem religião.

O Japão (citado na matéria) tem um dos mais altos índices de suicído do mundo
    Isso ai tem a ver com a cultura do "sempre ser o primeiro em tudo"...

Caras, eu realmente sou o único paranóico aqui? Dane-se quem acredita em Deus ou não, vão estudar biologia loucamente afim de acelerar os estudos quanto a imortalidade, caralhos voadores eu não quero morrer.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gëik Ver Post
    Quanto maior numero de ateus, maior numero de pessoas inteligentes e menos ignorantes, maior o numero de países desenvolvidos.

Problem Solved.
    close topic

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Pedofilia.
    Por Nightmare Elf no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 139
    Último Post: 04-06-2010, 11:56
  2. [PR] Melhorando a Segurança Geral de Seu Computador [E, de quebra, de sua conta]
    Por Alca Vicius no fórum Fui Hackeado / Anti-hacker
    Respostas: 38
    Último Post: 25-09-2009, 13:55
  3. Você mataria um mendigo por 1 milhão de reais?
    Por Stroker no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 218
    Último Post: 27-03-2009, 10:17

Permissões de Postagem