E aí, turminha! Estou aqui de novo para colaborar com a comunidade do MF com uma dica diferente. Ao contrário da grande maioria dos "acervos de conhecimentos" da seção, esta dá foco para uma área significativamente mais simples: Layouts.
Muitos devem estar se perguntando o porquê desta dica. Bem, como eu já disse, é fácil de se fazer, não há dúvidas quanto a isso. Entretanto, o foco não é apenas ensinar como fazer -para os iniciantes- mas dar algumas dicas para os usuários mais experientes aperfeiçoarem seus trabalhos. Ainda mais atualmente, onde a parte estética da fake é supervalorizada, nada melhor do que incrementar sua qualidade visual, não é mesmo? :p
O tutorial foi criado com base nos meus conhecimentos adquiridos aqui na seção ao longo do tempo. Somado à isso, está o poder do Photoshop, aplicativo que será usado neste tutorial. Se você tem e usa Fireworks, não se preocupe: é perfeitamente possível a utilização da maior parte dos efeitos e técnicas que ensinarei, entretanto, é bem provável que você tenha um pouco de dificuldade para achar algumas ferramentas que eu citarei já que os dois programas diferem em certas ferramentas e funções.
Caso você seja novato em fakes, o ideal é escolher um programa que edite imagens para poder começar seus trabalhos. Eu particularmente recomendo o Photoshop, embora mais difícil o aprendizado, possui um vasto repertório de efeitos. Além dele, há o Fireworks que também é um bom editor, mais leve e fácil de aprender, mas com menos recursos. Ainda há outra opção, bastante conhecida pelo pessoal, mas extremamente limitado: o Paint.
Para aprender sobre esses programas, fornecerei alguns links que lhe ajudarão:
[Tutorial] Fakes no Photoshop: Tutorial feito por mim que dá uma noção básica de como trabalhar com o Photoshop.
A Bíblia - Fazendo Fakes usando o Fireworks - COMPLETO!: Para quem optar pelo Fireworks, aí há excelente tutorial para realizar boas fakes.
Coletânea: Os melhores Artigos e Tutoriais: Se você quer trabalhar com o Paint, ou ainda achou os outros dois tutoriais difíceis ou incompletos, aconselho a dar uma lida nesse tópico. Há um grande acervo de tutoriais para você se tornar um faker completo.
A primeira coisa que você deve saber é que existem vários tipos de layouts: com apenas um traço, com molduras, com molduras e espaçamento, com espaçamento e sem molduras etc. Porém, isso não altera de forma alguma o modo como sua fake será vista. O que determina a qualidade do layout, na verdade, é o alinhamento correto dos quadros, a sua simetria, a não existência de elementos em cima do layout, os enfeites harmônicos que nele são inseridos.
Antes, vamos entender o que é um layout, como e para o que ele funciona.
Portanto, para as fakes, o Layout será o conjunto Corpo + Moldura.Layout é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projeto ou pode ser o projeto em fase de desenvolvimento.
Adaptado do Wikipédia
Existem casos em que o usuário não utiliza um layout completo, ou seja, não usa um corpo ou moldura. Ruim, dependendo de como for feito, não fica, mas caso fosse completo, teria resultados melhores. Veja melhor na imagem abaixo.
Os nomes usados não são absolutos, ou seja, alguns eu inventei para ficar mais fácil a referência, facilitando o aprendizado.
1. FERRAMENTAS:
Antes de começarmos a trabalhar aqui, vamos estudar um pouco as ferramentas que usaremos no Photoshop. Observe a imagem abaixo:
- A primeira ferramenta será essencial para você poder alinhar os quadros. Portanto, bastante atenção ao usá-la, se você não teclar V não poderá movimentar os objetos das camadas.
- As 3 seguintes são exclusivas para seleção. Com excessão da Magic Wand Tool, que seleciona por cores, as outras selecionaram a área. O Lasso Tool é mais indicado para selecionar áreas irregulares, com algumas curvas. Já o Marquee Tool para figuras que assemelhem-se à geometria como círculos e quadrados, pois a seleção precisa proporcionada facilitará seu uso.
- O Zoom Tool é mais para facilitar seu trabalho. Você pode perfeitamente trabalhar em uma fake sem usá-lo, mas poderá acabar cego de tanto forçar as vistas! :eek:
As 5 ferramentas citadas não são as únicas do programa, mas serão as que você provavelmente usará mais (pois depende muito do estilo de produção que você adotará). Todavia, caso queira saber mais sobre outras ferramentas, visite o tópico que ensina o básico para mexer no Photoshop.
Antes de começar a dica, deixo claro que ela tratará -para os iniciantes- apenas de um tipo - que particularmente acho o mais fácil. Para quem já tem algum conhecimento tem uma área especial do tutorial para vocês.
Certo, mãos à obra, fakers!
O primeiro passo é visitar a Coletânea de Layouts do Kamino, pois, além de ser um ótimo tópico, será a base da nossa dica.
No tópico referido, você encontrará vários modelos de molduras para o layout. Escolha a que melhor combina para a temática da sua fake. Caso nenhum layout que esteja lá tenha lhe agradado, não se preocupe: segue abaixo um método bem simples de fazer o layout. Observe:
CRIAÇÃO:
- Selecione um dos modelos a seguir:
![]()
7x7 SQMs
![]()
8x8 SQMs
9x9 SQMs
- Feita a escolha, copie a imagem e cole no seu editor de imagens (Fireworks ou Photoshop, Paint será um problema ._.)
* Imagem aberta no Photoshop CS4
- Agora, aperte a tecla W para selecionar a Magic Wand Tool e configure-a conforme a imagem abaixo.
* Repare que a opção Contiguous está marcada.
- Selecione o quadrado branco de dentro. Provavelmente, a imagem ficará assim:
- Aperte Delete. O quadrado selecionado será deletado. Caso o arquivo que você esteja trabalhando possua uma camada Background, delete-a, senão o fundo não ficará transparente!
* Repare que a miniatura da Layer 1 está transparente, o problema é o camada Background.
** Para visualizar a paleta de camadas, aperte F7.
- Se você fez tudo certo, sua imagem estará assim:
E sua paleta de camadas assim:
- Para finalizar a "parte chata", selecione o contorno branco que está entre os pretos que sobraram.
* Sua tela ficará assim provavelmente.
- Duplique a parte selecionada da camada com o comando CTRL+J. Sua imagem não deve ter mudado aparentemente, entretanto, olhe sua paleta de camadas.
* Repare que a segunda camada é apenas o contorno branco, sem os outros dois contornos pretos.
- Terminada essa tortura, vamos para parte legal. Procure na Internet uma imagem abstrata ou qualquer uma de sua preferência. Pegarei como referência esta aqui.
- Cole a imagem no arquivo que estamos trabalhando.
- Sua paleta de camadas deve estar assim:
- Na camada da imagem que colamos, Layer 3, clique com o botão direito em cima do texto. Dentre as opções que aparecerem, selecione Clipping Mask.
* Sua paletadeve estar assim. Repare que há uma seta na Layer 3 em direção à Layer 2.
- Agora, repare como está sua imagem:
* Observe que o contorno branco sem os pretos foi preenchido pela imagem. que colamos.
- Caso você queira, é possível mudar a posição da Layer 3 em relação à Layer 2. Aperte a tecla V, Move Tool, para mover a imagem.
Dei uma mexida na minha e ficou assim:
Certo. Sua moldura já está concluída. Se você quiser, pode adicionar outros efeitos, como blur, blendagem ou alteração de cores, mas tratarei acerca disso depois. Agora você já pode começar a alinhar as molduras. Vamos para a próxima parte do layout.
Tá bom. Agora fica a seu critério escolher qual tipo irá fazer. O método para alinhar é o mesmo em todos, o que muda são as distâncias entre moldura e fundo. Segue abaixo o método de alinhamento.ORGANIZAÇÃO:
- A primeira parte da organização é estipular que tipo de layout você fará. Seguem abaixo alguns exemplos:
Sem espaçamentos
Espaçamentos apenas entre as molduras
Espaçamentos entre molduras e fundo
* Existem outros formatos, mas todos partem de uma dessas bases.
ALINHAMENTO:
- O primeiro passo para começar a alinhar suas molduras e criar um layout, é criar um documento maior para se trabalhar. Sinceramente, o tamanho não fará diferença aqui. Escolha um do seu agrado contanto que a altura seja maior que largura. (Misericórdia para com o layout do fórum, pfv)
- EU criarei um documento aqui com um valor random. Sei lá, vou fazer 780px de altura por 300 de largura.
* Fundo transparente porque excluí a camada Background. Faça o mesmo.
- Agora vou colar minha moldura em cima desse novo arquivo. Repare que sua moldura precisa estar com fundo transparente. Se quiser salvá-la, opte por .PNG, caso contrário é só juntar todas camadas do seu trabalho anterior, CTRL+SHIFT+E, selecionar toda a camada, CTRL+A, copiar, CTRL+C e colar, CTRL+V no seu novo documento.
* Repare que a moldura quando for colada no novo documento provavelmente será centralizada.
- Aperte a tecla V e arraste a moldura até a ponta do Layout conforme exibe a imagem:
- Preste atenção: da forma de organização que você escolheu antes, haverão 3 modos de se alinhar agora. O segredo é o mesmo, mas vou mostrar como fazer em cada um.
1. SEM ESPAÇAMENTOS
- Duplique a camada que contém sua moldura através do comando CTRL+J. A aparência do trabalho não mudará, entretanto sua paleta de camadas terá uma cópia da moldura.
- Aperte a tecla V e mova a cópia da moldura para baixo, conforme exibe a imagem.
* Repare que o correto é deixar 1 pixel preto separando as molduras e não dois, pois fica um traçado grosso e diferente do padrão.![]()
- Repita o processo até o o final da coluna. Se você optou pela mesma dimensão que eu, vai encontrar um problema: a próxima moldura fica incompleta, pois o documento acaba antes.
- Não precisa ter um ataque de pelanca e começar a se babar, ok? A solução é bem simples. Aperte a tecla C para selecionar a Crop Tool representada por este ícone:
- Agora você irá fazer uma seleção com essa ferramenta. O diferencial dela para as demais é que ao invés de ficar apenas na seleção, ela corta ou aumenta nossa imagem.
* Caso você aperte ENTER, a área escura será deletada.
- Como queremos aumentar nossa área, vamos arrastar a aresta para baixo para que caiba mais molduras. O tamanho que será arrastado deixo por sua conta. Eu arrastei só um pouco e ficou assim:
- Se analisar, sobrou um espaço desnecessário. Caso seja postada uma fake com esse espaço transparente será considerado um erro, pois haverá um espaço vazio entre uma parte da fake e outra. Para arrumar é simples: vamos usar a Crop Tool novamente. Dessa vez, cortaremos a parte desnecessária.
- ENTRETANTO, tem um detalhe que precisa ser feito antes. A última linha preta da última moldura deve ser apagada, senão teremos aquele problema citado anteriormente na hora de juntar as molduras: um contorno de 2px, diferindo dos demais.
- Para facilitar, uma dica: aperte Z para escolher a Zoom Tool e aumente a proporção visual para facilitar na hora de apagar.
- Selecione a Borracha através da tecla E. Se a borracha estiver com suavização para apagar, deixe-a sem, senão será chato de apagar. Siga a configuração abaixo:
- Apague a última linha preta.
- Agora você pode usar a Crop Tool e cortar a parte vertical desnecessária.
* Existe aí duas imagens, ou seja, futuras partes de uma fake. O layout se encaixou perfeita e uniformemente.
- Se você já entendeu o macete, perfeito. Se ainda não entendeu o esquema e como continuar, não tem problema. A próxima parte é mais simples.
- Imagino que sua paleta de camadas deve estar assim ou parecida:
- Repare que há 3 camadas: 1 para cada moldura. Não existe a camada Background, pois ela é nossa inimiga. Agora vamos juntar as 3 molduras com aquele comando mágico: CTRL+SHIFT+E.
- Pronto, todas as molduras foram reunidas em uma camada. Dê um CTRL+J maroto e arraste o grupo de molduras para a direita até ficar 1 px de diferença entre um molde e outro de acordo com a gravura abaixo.
* Voltamos com o mesmo problema da falta de espaço.
- Para resolver o problema, a solução já é conhecida: Crop Tool. Vamos aumentar a área para caber as molduras na segunda coluna. Depois, apagamos a sobra e ficamos com o tamanho exato. (Dessa vez não é necessário apagar o pixel preto que sobra, pois não vamos encaixar nenhuma outra parte da fake na mesma linha.)
- Essa regra vai se aplicar a todas as partes da fake, exceto a última! Como podem ver, sempre falta 1 linha preta ao final de cada parte. Como é a última, não haverá outra para completá-la. Quando isso acontecer, use o Crop Tool e aumenta bem pouco a área do objeto. Faça uma linha preta de 1px com a ferramenta Pencil Tool.
* Acionada através da tecla B. Se vier outra figura ao invés da que está representada, aperte SHIFT+B até alternar para a correta.
Pronto. Layout sem espaçamentos terminado. Sim, pode ter levado tempo, mas é só da primeira vez! Afinal podemos reaproveitar o layout mudando a cor das molduras. :thumb:
2. ESPAÇAMENTOS APENAS ENTRE MOLDURAS
Aqui as ferramentas que serão usadas são as mesmas, entretanto a única diferença é o cuidado especial com o espaçamento entre as molduras. Fácil.
- Duplique a moldura com CTRL+J. Acione a Move Tool com a tecla V e alinhe-as da seguinte maneira:
![]()
* Observe que agora devemos deixar os 2 pixels preto do contorno para o alinhamento ficar correto.
- Agora que as molduras estão alinhadas, ainda com a Move Tool selecionada, dê um SHIFT+↓ . O objeto (moldura) andará 10 pixels para baixo. Assim ficará mais fácil de alinhar as outras. O valor que andará o layout, você pode estipular, mas de 10 em 10 é mais prático na minha opinião.
* Haverá uma distância de 10 pixels entre uma moldura e outra dentro do layout.
- Duplique até ter a quantidades de linhas que você quiser. EU optei por 3, mas apenas para deixar leve o tópico. Independente disso, você tem de deixar 10 pixels sobrando entre o último quadro e o fundo. Assim, ele se ligará de forma correta com a próxima parte.
Uma dica: para servir como base, duplique a moldura e posicione-a normalmente respeitando o limite de 10 pixels. Se falta uma parte (como na imagem abaixo), ignore e a corte antes de chegar no contorno preto da moldura.
- Cortada a imagem com o Crop Tool, já temos as linhas. A outra parte fica fácil. Junte todas as camadas que tem as molduras com CTRL+SHIFT+E.
- Duplique a nova camada e posicione da seguinte maneira as molduras:
- Agora, selecione a Move Tool, tecla V, e dê um . Sua moldura andou 10 pixels e está com o espaço entre todas as molduras. Se faltou espaço para a caber a moldura, use a ferramenta Crop Tool e corrija.
* Seu layout ficará assim se você seguiu todos os passos da forma correta.
OBS:
É importante frisar que, ao contrário do layout anterior, é facultativo a última parte da fake ter uma sobra do layout, afinal são pixels transparentes que não mudarão em nada o seu trabalho.
Desta forma concluímos o Layout com espaçamentos entre molduras. Repito: pode ter levado tempo, mas é só da primeira vez! Afinal podemos reciclá-lo mais tarde. :thumb:
3. ESPAÇAMENTOS ENTRE MOLDURAS E FUNDOS
Aqui as ferramentas usadas serão as mesmas que as anteriores. Na verdade, este layout é uma continuação do layout anterior. Para ser feito, você precisa ter o outro layout pronto.
- Vamos dar continuidade então de onde paramos. Nosso layout estava pronto - para o método anterior - e com apenas um ajuste o iremos finalizar.
- Pegue o Layout anterior, espaçamentos entre molduras, e use a Crop Tool, aumentando sua largura.
* A largura do Layout foi aumentada. O tamanho original foi cortado para se adequar ao layout do fórum.
- Selecione a Move Tool e dê um SHIFT+→ na camada das molduras. As molduras moveram-se 10 pixels para a direita. O alinhamento, portanto, já está concluído do lado esquerdo e nas partes superior e inferior.
- Para alinhar o lado direito podemos usar o método que disse antes, duplique a camada e alinhe-a paralelamente. Entretanto, dessa vez, será do lado direito e não embaixo. Veja:
* Vamos cortar a partir do risco vermelho.
- Use a Crop Tool novamente e PRONTO! ACABOU! 8D
* Seu layout ficará assim. O fundo eu apenas pintei para facilitar a visualização dos espaçamentos.
OBS:
Nas técnicas avançadas, haverá uma outra alternativa para a construção do mesmo tipo de layout que burla todas essas etapas, entretanto, você vai ter que pensar. Sim, você entenderá depois o porquê.
4. MÉTODO PRÁTICO/PREGUIÇOSO:
Deixei por último, pois o objetivo é que os usuários aprendam a se virar caso não tenham nada de mãos beijadas.
Entretanto, eu disse várias vezes que a base poderia ser reaproveitada e de fato, pode. Este método é o usado pela maioria e vai continuar sendo, afinal a preguiça comanda o corpo de vocês, né. Então, sem mais delongas, veja como funciona:
- Você pega um layout das dimensões e estilo que você quer já pronto e apenas substitui as molduras e o fundo -se tiver.
- É um método xulo, preguiçoso e que não lhe trará tantos créditos quanto fazer do zero, mas ainda assim é um método e deve ser salientado. Como parte do ritual de bom senso, créditos ao autor da base.
- Outro ponto fraco é que você sempre dependerá de alguém que faça o layout do seu agrado. Isso se fizerem né.
- Sinceramente, não recomendo a menos que a base original seja sua, porque aí você estaria reaproveitando e poupando tempo de maneira inteligente.![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 



















































Responder com Citação



















































)

(ou não) 