Postado originalmente por
Rubenito
A diferença de Esdras para Moisés é de 500 anos mais beleza.
Moisés foi proibido de entrar na terra prometida e foi-lhe anunciado que chegaria a ver a terra mas não entraria, difícil deduzir a própria morte não?
Depois sou eu que não conheço nenhum dos 2, se você não conhece a história da sua própria bíblia, não tem como continuar a discussão, Esdras liderou uma reforma nas primeiras escrituras, e adicionou muita coisa junto a um grupo de sacerdotes, foram eles que escreveram grande parte dos livros Deuteronômio, Números, Levítico e inclusive os 10 mandamentos que como eu já disse são muito parecidos com as 40 perguntas que os juízes do mundo dos mortos egípcio faziam, só não sabia que Moisés previa o futuro...

Rubenito
Deus tem vários nomes não somente 2, Deus tem vários nomes mas é somente um,, a diferença é que tem nomes para Deus é Amor, Deus é Poderoso e etc...
Não foi isso que eu quis dizer, nas primeiras escrituras, as que "Moisés" supostamente escreveu, há partes em que deus é chamado de sou próprio nome, Javé ou Jeová, um tratamento mais informal e que provavelmente esses sim foram escritos por Moisés, mas também tem partes em que deus recebe um tratamento mais formal, como Senhor, ou Deus mesmo, se pra você Moisés achou mais chique deixar assim, vários historiadores não concordam e acham que Moisés não foi o único autor, que por acaso é o que eu acho mais provável, e a narrativa da morte do próprio Moisés só reforça.

Rubenito
Moisés era Hebreu, Abrãao foi o pai dos Hebreus, como que um povo tem contato com ele próprio?
História básica, coisa de primeiro colegial ou segundo já não lembro direito, após a morte de Salomão 933 a.C. os hebreus se dividiram - Reino de Israel, ao norte, não aceitavam Judá, o sucessor de Salomão, e o Reino de Judá, ao sul, ficando extremamente vulneráveis a invasões, como a dos Babilônicos em 589 a.C (acho) que dominaram Jerusalém e aprisionaram os hebreus no atual Iraque, em 539 a.C os Babilônicos foram vencidos pelos Persas comandados por Ciro, conhecido pela sua tolerância religiosa, que libertou os hebreus.
Se isso não é contato eu não sei oque é.

Rubenito
Outra Egipicios eram extremamente Animalistas, colocam um animal para cada divindade, meio diferente não?
Díficil discutir com quem não sabe sobre nenhum dos 2. :wscared:
Vou te ensinar a palavrinha certa sobre a religião egípcia, antropomorfismo, faziam os deuses metade humano metade animal, simbolizando a diferença entre um ser humano mortal e um deus, se você não percebeu, eu falo das semelhanças óbvias entre o cristianismo e a mitologia egípcia, nunca disse que são exatamente iguais, posso dar outros exemplos de plágio de outras religiões, como a dos sumérios, que habitaram onde hoje é o Iraque (onde os hebreus foram mantidos em "cativeiro" pelos babilônicos) no conto "Epopeia de Gilgamesh" onde ocorre um dilúvio e algumas pessoas se salvam construindo um barco, te lembra alguma coisa? E Gilgamesh era humano e ao mesmo tempo divino assim como Cristo, se você se acha tão bem conhecedor de religiões a ponto de me dizer que eu não conheço nenhuma das duas em discussão, deveria então estudar muitas das outras existentes que foi o que eu fiz antes de virar ateu, vai achar muitas semelhanças entre elas e com o cristianismo também, mas se você prefere fechar a mente e pensar que na verdade eu que não entendo de religiões porque sou ateu, o problema é seu.