Postado originalmente por
noobinhu
[...]
o que haverá de mudança no mundo open tibia, o que vai demorar um pouco é conseguir ripar o client AIR (AIR é um framework de desenvolvimento de aplicativos Actionscript 3.0 com suporte a multiplataforma, web, mac, PC, linux), eles não utilizam Flash, Flash e AIR têm uma coisa em comum, a linguagem: Actionscript. Flash é mais popular, por isso a maioria tem chamado esse client de flash...
o meu medo é sobre a performance desse client, tava lendo outro dia alguns tópicos sobre os testes no fórum oficial e no tibiabr e dava altas risadas, galera dizendo muita merda sem saber, algumas das que lembro e peço pra não acreditarem:
"por que a cipsoft criou isso em flash e não em HTML 5? perca de tempo" - talvez nem o browser que ele estava usando era compatível com HTML 5, HTML 5 não está pronto 100% pra nenhum browser. TODOS browsers ainda tem deficiência em um ou outro plugin. Nenhum IE já lançado em versões oficiais suporta HTML5 (nem o mínimo possível, muito menos a canvas, webGL API que são utilizadas p/ desenvolvimento de jogos)
segue um gráfico que foi apresentado na google developer day 2010 sobre o desenvolvimento do HTML 5 em 2011:
o principal assunto desse evento foi o HTML5, a google realmente está acreditando que já podemos começar criar nossos apps HTML 5 tranquilamente, mas na prática não é bem assim. não teremos compatibilidade com nenhum usuário de IE praticamente, acha que são poucos?
dá uma olhada nisso (dados google analytics):
61% da web utilizou IE em 2010.
já entrou em um site por alguns browsers diferentes e presenciou bugs diferentes em diferentes browsers?
isso é o que também acontecerá quando estivermos utilizando HTML 5, muitos problemas de compatibilidade crossbrowser. o que temos a fazer é esperar melhorar o cenário dos navegadores e dos usuários (atualizarem os browsers com mais frequencia)
outra coisa que vi também, em montes, nego falando que o client vai ser web e não desktop.
cara, AIR é multiplataforma, exportar um projeto AIR como desktop p/ Mac, Linux e Windows é uma mão na roda, com certeza quando o client se tornar definitivo teremos versões web e desktop.
por que eu disse então que tenho medo da performance?
o actionscript 3.0 não tem um "garbage collector automático", ele é ótimo para desenvolver jogos rápidos e casuais, mas é muito difícil de se construir um jogo de grande porte sem lags, você precisa prestar muita atenção para não acabar deixando variáveis na memória por exemplo que não vai mais utilizar.
isso em muitas linguagens depois de um tempo é "jogado fora", no actionscript 3.0 permanece até fechar o aplicativo.
um bug desse depois de horas com client aberto trava teu client ou até computador e se estiver em war ou caçando, boa sorte...
isso não quer dizer que é certeza que vai ter problemas de performance, temos grandes jogos MMO hoje já c/ Actionscript 3.0: Dofus, todos jogos do FB e Orkut.
só acredito que nas primeiras versões podem ocorrer sim alguns bugs desse tipo.
acho q é isso,
abs