Recebi esta PM hoje e como julguei de interesse geral para as pessoas postando neste tópico, estarei respondendo aqui.

Postado originalmente por
Mathss
No tópico sobre o Universo, me surgiu algumas dúvidas...
Bem, sempre me interresei por diversos assuntos, um deles, é Astronomia...
Algumas das dúvisas:
1- Quais são as provas do Big Bang?(fui no Google e não achei boas respostas para pouco tempo)
O Big-Bang é um dos vários modelos diferentes para o universo que podem ser concebidos com as equações de campo de Einstein, entre eles universos cíclicos, universos estáticos (mas para isto ele deveria ser desprovido de matéria), universos em expansão infinita e até mesmo o curioso universo Mixmaster (
http://en.wikipedia.org/wiki/Mixmaster_universe).
Mas até hoje, ele é o único modelo que explica todas as condições abaixo de maneira simples e satisfatória:
• Organização Cósmica da Matéria
• Afastamento Relativo das Galáxias
• Quantidade Relativa dos Elementos Químicos(75% hidrogênio, 23% hélio e 2% dos demais)
• Inexistência de Anti-Matéria
• Existência da Radiação Cósmica de Fundo
• A Pequena Densidade do Universo(cerca de 1 próton e 1 nêutron e 1 elétron por m³ e de 300 fótons e 100 neutrinos por cm³)
Sendo que destes a radiação cósmica de fundo pesa muito para a aceitação do Big-Bang. Arno Penzias e Robert Wilson em 1965 detectaram estranhos “ruídos” que iriam constituir a Radiação Cósmica de Fundo. Essa descoberta parece evidenciar duas coisas: a existência do Big-Bang, sendo essa radiação proveniente da transformação de massa em energia radiante, um resíduo do Big-Bang quando o universo tinha 380 mil anos de idade, e ainda, que 2.7K seria a atual temperatura média do Universo.
Posteriormente alguns estudos da NASA revelaram pequenas alterações de milésimos de Kelvin na Radiação de Fundo, evidenciando a presença de galáxias, confirmando a teoria, e estimando uma idade de 13,7 bilhões de anos para o Universo.

Mathss
2- A questão das Galaxias se expandirem, teve teve relatos que isso aconteceu, eu sei, mas tem alguma evidencia que foi causa do Big Bang?(Pode ter sido outra coisa, não vou falar o que é, pois é uma suposição meio idiota, mas com mais tempo, talvez eu explique o que eu penso)
3- Sabe-se a velocidade que o Universo cresce?
Começaremos com a analogia entre Big-Bang e Explosões. Esta comparação é bem equivocada, tem uma certa semelhança primária, mas são conceitos totalmente diferentes. Ambos apresentam uma situação altamente caótica e energética, com temperaturas muito altas, mas é aqui que acabam as semelhanças. Uma explosão é desprendimento de energia química da matéria, Big-Bang foi condensação de energia em matéria, foi – e ainda continua sendo – a expansão de uma “malha” do espaço-tempo, diferente de uma explosão que ocorre no espaço.
Em 1929, Hubble baseado em suas observações enunciou que a velocidade de afastamento de uma galáxia é proporcional a distancia entre ela e nós, esta foi a primeira evidencia da expansão do Universo. Posteriormente constatou-se uma expansão acelerada do Universo, ainda sem explicação concreta e sem previsão se continuará neste ritmo ou não.
Algo que Hubble formulou e que permite calcular velocidades é a Lei de Hubble, dizendo que quanto mais afastados estão dois objetos no espaço, mas rápido eles se afastam. Uma analogia que costumam fazer é do balão pintado, caso você pinte bolinhas em um balão e depois comece a enchê-lo, notará que as bolinhas ficam maiores e o afastamento é função de suas distâncias e acelerado, de acordo com que o tecido elástico do balão se estica. Podemos imaginar o Universo como a superfície do balão e os pontos como galáxias.

Mathss
Bem, tenho varias ideias sobre o universo, algumas serão meio idiotas, outras realmente bem fundamentadas(só faltarão provas), vou tentar falar sobre algumas das minhas teorias:
1- O Universo provavelmente não se expandi, é a luz de outros lugares que só chega até nos agora...
Sobre essa teoria, foi umas das idiotas, mas tive por algumas razões:
►Já ouvi falar que o Universo cresce na velocidade da Luz, só não sei se é verdade, mas se for, já temos essa possibilidade.
►Existe estrelas, que já explodiram, mas que por estarem tão longe, ainda da a impressão de que elas estão briilhando.
►As possiveis "distorçoes no espaço" devido a grande massa agromerada(o que se fala por exemplo dos buracos negros), podem ter alguma influencia nisso.
O grande destruidor desta idéia é o Redshift (desvio para o vermelho) observado em várias estrelas e galáxias. O que ocorre é que a luz proveniente de tais astros apresentam um desvio de sua coloração para o vermelho, isto advém do Efeito Doppler que se manifesta quando os astros se movimentam. A “puxada” para o vermelho indica afastamento, i.e, expansão.
As rivais dessa idéia hoje em dia passam longe de derrubar a expansão, fizeram um bom “auê” na sua época, mas hoje até estudantes de EM conseguem enxergar as falhas nelas:
O astrônomo Fritz Zwicky em 1929 já havia proposto que o desvio para o vermelho seria causado pela perda de energia da luz ao viajar pelo espaço. Esta proposta ficou conhecida como a “teoria da luz cansada”. Uma outra cosmologia estática proposta por I. E. Segal, apresenta o desvio para o vermelho diretamente proporcional à curvatura do espaço. Também, Troitskii desenvolveu um modelo cosmológico no qual ele interpretou o desvio para o vermelho como conseqüência da diminuição da velocidade da luz.

Mathss
2- A minha segunda teoria, é de que existe, não apenas, 110 constelações(aglomerados de Galaxias, mas sim, talvez 1000, 5000, ou até mais do que possamos contar...
Isto é só o que já catalogamos dentro do universo observável, provavelmente existe muito mais, assim como você sugere!
Restando alguma dúvida, pergunte!
-=Angel of Darkness=-