Postado originalmente por
Omar TG
Se a intenção da CIP foi balancear as vocações, isso não ocorreu. Pelo contrario, ficou mais desbalanceada ainda.
A vantagem de um Knight sempre foi ter bastante vida e a melhor defesa do jogo. Para alguns, a desvantagem é o ataque não ser tão bom, o que realmente é verdade, mas também não é tão ruim. Vejamos que um Knight nível 100 com Emerald / Magic Sword - consegue facilmente um hit de 200 em player, esse hit somado aos 300 - 400 (blood rage) usando fierce berserker. Eu penso que a dificuldade desse hit é em uma guerra, o prejuízo pela perca de uma Emerald / Magic Sword é bem maior do que perder uma backpack de runas. Apesar, de hoje isso não ser mais problema, porque esta virando moda as guerras entre amigos, todo mundo em uma party.
A desvantagem de um mago, sempre foi uma defesa muito fraca, pouca vida, Magic Shield ajuda, mas não muito, devido a ter uma poção que recupera apenas 250 de MP. Mas sempre teve um ataque excelente, se tornando uma boa escolha para se jogar e principalmente para o PvP.
Agora com o update, o Knight continuou com as suas vantagens, ganhou novas magias, que fortaleceram o seu ataque. Mas os magos permaneceram com suas desvantagens e agora perderam o seu ataque, agora com esses 60 segundos para um druid e 40 segundos para um Sorcerer (UE), a meu ver, acabou o seu ataque. Eu to uma cacetada, ate eu dar a segunda o cara já recuperou sua vida à tempos.
Antes de colocar um outro ponto de vista, que defendo com mais sensato do que a explanação dada entre EK vs MS, eu gostaria de destacar que vou usar o termo "Mage" que inclui tanto MS como ED.
E partindo desse ponto eu concordo que o EK é um char muito mais 'tanker', assim como os 'Mages' são indiscutivelmente a força bélica de Tibia. Mas isso se aplica ao EK receber mais HP do que MP, o caso contrário dos Mages. Então, alguns dias atrás um amigo esteve na minha casa e estava me mostrando lá uma área de svargrond que eu não conhecia, com um MS 117. Você talvez se surpreenda se eu disser que meu EK 130 passa vergonha solando Crystal Spider.
Logo, derruba-se essa idéia de que o EK é o melhor tanker. Na teoria, perfeito, na prática, depende muito das situações, e acho que o EK ainda levaria uma desvantagem, por que? Quando se faz uma analogia entre dois pontos, entre dois fatores, se analisa um contexto geral. Isso quer dizer, mais HP significa "suportar um combo maior", e para todas as criaturas que não levarem o HP MAX da vida de um Mage, ele acaba se tornando o melhor tanker do jogo. Posso e vou citar alguns pontos positivos quanto a essa afirmação: o ML elevado do Mage permite e ele curar muito mais do que os EKs podem com suas magias, na equivalência, por muitos menos. Você sabe quanto um Mage ganha de MP por lvl, e sabe quanto um EK recebe da mesma forma, então, quando um EK tiver 3000 HP, o Mage provavelmente vai ter 5000 de MP, isso fazendo o cálculo por cima. Lembrando que o Mage pode converter seu MP em HP com mana shield sem perder as propriedades de ataque. Mais um ponto: quanto mais rápido você matar uma criatura, menos vai receber dano da mesma, e o Mage trabalha com dano exato, dano certo, diferente do EK, que as vezes de 250 de dano cai pra 9, 30, 100, 35, 170, 300, 29, oscilando muito. O Mage (e essa é a principal razão pela qual o EK leva desvantagem pra um MS/ED) tem um leque de possibilidades com o MP, enquanto a função do HP e da limitação de tipos de magia de um EK lhe torna um char completamente 'limitado'. O EK perde muito de sua defesa quando caça em
Full Attack, perde muito de sua eficiencia e tempo de evolução quando em
Balanced Mode, e perde muito do poder ofensivo quando em
Full Defense. Tinha uma grande vantagem na CAP, algo que vem a cada update deixando de ser um problema (peso dos equips reduzidos, empilhamento de itens não exigindo mais tantas bps, ...). E pra finalizar, o EK caça com melee, ou seja, permite a criatura no mínimo UMA possibilidade a mais de ataque (na grande maioria dos casos), enquanto os Mage atacam a distância evitando o hit corpo-a-copro e magias como o 'exori' que algumas criaturas possuem.

Postado originalmente por
Omar TG
Uma outra coisa que eu gostaria de ver em update era novas magias ou novas poções para jogadores de nível mais alto. Porque eu tendo um nível 200 vou querer chegar ao 300? O que me é acrescentado, um pouco mais de vida e de mana, sendo que, 5 caras em dois turnos me tiram? Isso não é vantagem. Eu gostaria de ver mudanças nesse sentido, assim um cara de nível mais alto, seria forte. E eu não teria que escutar essa frase: “Level não te da moral” O que realmente é verdade, só duro alguns segundos a mais que um cara de nível mais baixo que eu.
Nesse ponto eu concordo completamente. Acho que deveriam ser criadas poções ou magias diferentes de acordo com níveis para personagens que alcançaram um patamar elevado nos seus mundos. Adoraria que as magias de cura dos EKs se aperfeiçoassem sem que as antigas deixassem de existir. Sei lá, a cada 50 level após o level 100, uma nova spell de cura.
Quanto a maioria dos posts q eu tenho lido, eu concordo que ED é uma vocação melhor que MS, mas jamais podem colocar os MSs como uma vocação inútil ou prejudicada. Muito pelo contrário, e em se tratando desse assunto, vejam quanto tempo os EDs ficaram e serviam apenas como fábricas de UHs, sendo sem dúvida alguma a vocação mais prejudicada de todas.
Att,
Llanowar