vo explicar pra vocês...
primeira situação :
Arma one handed + shield -> o primeiro ataque que você levar vai ser defendido pelo shield + o skill de shielding, o segundo ataque vai ser defendido pela arma +
o skill de melle (
<- teoria 99% com certeza), o terceiro hit consecutivo que você levar, vai atravessar sua defesa, e sera subtraido pela soma da sua "arm" (armor,helmet,boots,legs). exemplo : sou um level 15 com plate set, steel helmet (23 de arm) estou com 3 rotworms na minha volta, o primeiro hit defendi com o shield,o segundo com a arma, e o terceiro atravessou minha defesa e me tirou apenas 1, ou seja, ela ia me tirar 24, mas já que minha arm é 23, ela tirou apenas 1!
quando aparece as faiscas (spark) é porque na minha situaçao a rotworm ia me tirar 23, e já que minha arm é 23, o hit entrou pela defesa mas foi defendido pela arm.
segunda situação :
Arma TWO handed -> essa parte eu não sei muito, mas vou falar o que eu acho.
supomos que você está com uma avenger (atk : 50 def : 38 )
o primeiro hit você defendera com a sword + skill de meele ( isso é fato ), no segundo hit eu não sei se já entra na defesa, mas creio que não, então vamos continuar, o segundo hit é defendido pela sword + o skill de meele dinovo, porem acho que é diminuido alguns % de defesa, ACHO, o terceiro hit entra na sua defesa e é defendido pela soma de sua arm.
ps : a primeira explicação eu tenho 100% de certeza, a segunda não.
acabei dando uma aula que não foi sua pergunta, mas nao me contive. aheoiaoe
@topic
+2 na arma meele, quer dizer que é +2 de defesa pro seu escudo. ex: demon shield (def:35). 35+2 = 37.
vice-versa com o "-2".

espero ter ajudado,faloou