
Postado originalmente por
kmaisl
O maior motivo da crise foi a quebra imobiliária. Com a quebra imobiliária,os bancos quebraram. Com os bancos quebrando a indústria automobilística quebrou. Com a quebra delas,quase tudo quebrou.
E até 2000 até 2008,o PIB americano só continuou crescendo.
E onde estava o governo quando o mercado imobiliário ameaçava quebrar? É sabido que vários economistas já previam isso. Mas governos de direita tem como filosofia não fazer nada até que o país esteja completamente falido, fazer o que né...
E por que o Brasil quase não foi afetado pela crise, se mais da metade dos países do mundo foi?

Postado originalmente por
kmaisl
Quando o Brasil estreitou relações com a China,ela tinha um PIB muito maior que o do Brasil.
Não faz diferença, eu quis dizer países emergentes. Dá na mesma. Você não tem nada melhor pra contra-argumentar?

Postado originalmente por
kmaisl

Postado originalmente por
Ninja Dragon
A 2 seria o PAC que, embora não tenha cumprido tudo o que prometeu, foi basicamente uma cópia do que o Roosevelt fez nos anos 30 pra salvar os EUA da crise de 29. Usar a máquina do Estado pra gerar empregos e impulsionar a economia, através de obras públicas.
O PAC realmente só foi uma sacada do Lula para fechar o governo com chave de ouro. Esse projeto é cercado por inúmeras polêmicas. Acho legal você ler a respeito.
Achei muito engraçado você destacar a parte do "embora" e ignorar o resto pra não ter que responder. Parece propaganda eleitoral.
E como você disse, fechou o governo com chave de ouro.

Postado originalmente por
kmaisl
Não vejo o Bolsa Família como um fator que muda a PEA do Brasil. A única coisa que ele aumentou foi a demanda por produtos primários,como alimento,por exemplo. Até porque a média que cada família recebia era por volta de R$180,00.
Não cara, a equação é simples. Mais dinheiro na mão das pessoas = mais poder de compra = mais comércio = mais indústrias = mais empregos = crescimento do mercado interno.
Aliás, um dos grandes fatores que salvou o Brasil da crise foi o enorme mercado interno.

Postado originalmente por
kmaisl
Aí você disse tudo,ele não é um Deus como grande parte das pessoas vêem.
A situação econômica atual do PAÍS em si,não é um mérito EXCLUSIVO dele.
Ok. O Plano Real foi criado no governo de Itamar Franco que, sabendo que não manjava nada de economia, contratou um time de economistas pra fazer a coisa. Como o próximo candidato do PSDB era o FHC, ele fez propaganda falando que o FHC que tinha criado o plano, quando na verdade ele também não sabe nada de economia. A coisa já começa por aí.
Aí, como o Locke disse em outro post, o FHC, sem saber nada de economia, conseguiu fazer o país quebrar três vezes. Essa foi a herança que ele deixou pro governo Lula.
O que o Lula fez foi admitir que também não manja nada de economia, deixar os economistas fazerem o que bem entenderem, e NÃO TENTAR INVENTAR A RODA. Parece besteira, mas na história do Brasil a maioria os presidentes tentaram começar tudo de novo. Derrubavam tudo o que o político anterior fez, começavam de novo e só faziam merda. O Lula manteve o que tinha de bom e melhorou o que tinha de ruim, como eu exemplifiquei no outro post.
Pode não ser um Deus, mas eu arrisco dizer que foi o melhor presidente da história do Brasil.