Postado originalmente por
Flea
A CIP começou a errar quando tirou o poder dos GMs de banir botters, falo isso desde o começo.
Já eu acho que a CipSoft começou a errar justo quando deu a jogadores comuns tamanho poder. Julgo que esse cargo de GM voluntário jamais deveria ter existido, teria evitado muitas discórdias e confusões no passado, com os "40mil" casos de gente reclamando que o GM tal interferiu decisivamente na guerra de um mundo no qual jogava ou o caso daquele GM Trihauitus(?) publicando uns PDFs internos da CipSoft após uma briga, ou também as polêmicas sobre vazamento de spoil de quest para eles em antigos Test Servers. Sem falar no sem número de pessoas que roubaram no teste de tutor somente por causa do sonho de virar GM um dia, e não pela disposição sincera e real em ajudar.
Eu acho que o poder de "polícia" do Tibia é demais para ficar na mão de simples jogadores como eu e você, e uma empresa com o
tamanho e o faturamento da CipSoft pode, e deve, contratar gente profissional com o dever de fazer isso.
Edit: Claro que a maioria dos que passaram pelo cargo foram bem intencionados e cumpriram bem seu dever, e por isso só devemos todos agradecer.