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Tópico: 50 respostas dos product managers

  1. #121
    Avatar de kaminsky
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    Putz ein, vo ti falar, tudo que perguntaram pra eles sobre novas coisas eles falam: "está em nossa agenda", ou "pretendemos mexer nisso no futuro" ¬¬

    Vai entre nós que a CIP é meio burocrática, ta parecendo a prefeitura do meu município quando a gente reclama de algo ou pede aterro pra rua cheia de buraco e água...

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    Enquanto isso em Guardia...

    http://images.orkut.com/orkut/photos...Pqj143qlnO.jpg

    "Eu sinto uma alegria profunda, a merda bate na água e a água bate na bunda"

  2. #122
    Avatar de Anukai
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    Dúvida

    Quanto a criação de um summon específico/ exclusivo que não esteja entre as criaturas inimigas, e que seja relativamente forte, pretendem fazer algo a respeito, pois caçar com summons hoje em dia não é tão atraente...

    E quanto as invasões de Bosses? Vocês pensam em aumentar a freqüência de invasões ou ficará da maneira como está?

    Haverá alguma abertura na troca de Mundos, como por exemplo alguém de optional pvp ir para open pvp. Muitas pessoas estão decepcionadas com as atuais condições para a mudança de mundo...

    Pretendem implantar algo como inteligência artificial às criaturas para dificultar um pouco mais o desafio de enfrentar um monstro? E quanto a ''vida artificial''?
    Última edição por Anderslash; 27-05-2010 às 17:43. Razão: Não faça posts consecutivos, use o botão EDITAR!
    †DhevonΣ
    ______

  3. #123
    Avatar de Lyshux
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    Não vão mais atualizar???????

  4. #124
    Avatar de Anderslash
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    Padrão Perguntas para os product managers (27/05)

    Jogabilidade e conteúdo

    Pergunta: Por que é tão importante para a CipSoft não revelar se existem quests não resolvidas em Tibia? Não estou perguntando se elas existem. Estou perguntando por que a informação a respeito disso não pode ser confirmada ou negada.

    Guido: A ideia por trás dessa política é dar um objetivo constante aos jogadores que gostam de fazer quests complicadas, que escrevem histórias sobre mistérios ou simplesmente sonham em encontrar algo especial que ninguém ainda descobriu. Todos os outros jogadores obviamente podem ignorar isso e continuarem com as quests conhecidas. Nós apenas queremos agradar ambos os gostos. Além disso, Tibia sempre teve alguns segredos para que os jogadores descubram e não queremos interromper essa tradição. Seja lá o que isso quer dizer, não vou revelar agora. É você que deve tentar descobrir se é apenas uma pegadinha que a CipSoft usa, ou se existem outras pequenas ou grandes quests - ou seja lá como você as chama - ainda sem solução...

    Pergunta: Vocês vão estipular um limite de level para personagens?

    Guido: Direto ao ponto: não. Desde o começo, Tibia sempre foi desenvolvido com o objetivo claro que não deveria ter um fim para o seu personagem, e que o próximo level sempre fosse atingível.

    Pergunta: As pessoas estão dizendo que Tibia está ficando mais fácil com o tempo, vocês concordam? Isso é algo que vocês se esforçam para evitar?

    Skyrr: Tenho um pequeno problema com essa pergunta, pois ela não define "mais fácil" e não explica quais os aspectos que ela aborda. Devido às muitas características do jogo (como a penalidade de morte) Tibia foi e definitivamente é um "game hardcore". Suas ações podem ter consequências dolorosas. Nós não queremos mudar esta parte em Tibia. É claro que as especificações exatas da penalidade de morte podem ser ajustadas e balanceadas, mas não a removeremos. Quanto ao acesso e usabilidade do jogo, entretanto, nós queremos deixar mais fácil e isso não é segredo.
    Se "mais fácil" foi dito no sentido de "pegar level mais rápido": por que era mais difícil subir de levels no passado? Porque existiam menos monstros e locais de caça. Eu me lembro dos tempos em que você tinha que ficar numa fila para matar um dos quatro rotworms ao norte de Thais (bem, chamava-se Tibia City na época). Nesse caso, eu não vejo nenhum problema com o desenvolvimento, todos os jogadores devem ter a possibilidade de matar monstros de acordo com seu level, eles devem estar disponíveis em quantidade suficiente. Essa é apenas a versão mais curta, mas de forma geral, nós não queremos que o jogo seja "mais difícil" apenas porque elementos necessários estão faltando.

    Pergunta: Vocês planejam implementar um sistema de comandos mais amigável aos padrões dos MMORPG? Como andar usando as teclas WASD, magias/runas ligadas a certas teclas etc.

    Guido: Atualmente, muitas mudanças estão sendo feitas ou pelo menos sendo discutidas para o client em Flash, inclusive esses exemplos. Algumas delas estão na fase de testes internos, enquanto precisamos decidir se outras serão feitas ou não. Eu não quero falar muito mais sobre isso, porque em breve vamos lançar teasers, notícias do desenvolvimento ou discussões no forum sobre esse assunto. Apenas tenham um pouco de paciência. Acho que vai ser bem interessante para vocês. :)

    Pergunta: Acho que os nossos gráficos simples e com ar antigo poderiam ser o motivo para que muitos dos jogadores de Tibia sejam zoados por jogadores de outros games, e muitos deles resolvem jogar esses outros games ao invés de Tibia. Vocês estão preocupados com os gráficos de Tibia?

    Skyrr: Não, nós não nos preocupamos com isso, muito pelo contrário. Nós achamos que a maioria dos jogadores tibianos ou gostam dos gráficos 2D desenhados a mão, ou não dão a mínima pros gráficos. Então você poderia dizer que esse é tipo o público alvo do jogo. Sobre a parte da pergunta que você diz que os jogadores são incomodados por outras pessoas: É muito difícil entender esse problema. Quando eu escolho um game para jogar, eu levo em conta se eu gosto de suas características, design e se eu me divirto com ele. Eu jamais me importaria com o que as outras pessoas dizem sobre os games que jogo, desde que eles sejam divertidos pra mim.

    Pergunta: Assim como os gráficos, efeitos sonoros e música poderiam adicionar muito à experiência de jogar Tibia. Vocês pensam em colocar som em Tibia?

    Skyrr: Particularmente, eu gostaria de acrescentar alguns sons e músicas que caberiam perfeitamente às nossas áreas e dungeons. :) Mas como tudo aqui na gerência de produto, nós temos que levar em conta os custos e benefícios. Nesse caso, devemos nos perguntar se os nossos recursos limitados de desenvolvimento são melhor aplicados para "som e música". Até hoje, outros projetos e novidades foram consideradas mais importantes para Tibia, mas isso não significa que sempre será assim. Por outro lado, muitos jogadores pedem para que não adicionemos música e som, mas ei, é claro que haveria um botão "desligar" para eles. ;)


    Regras e anti-cheating

    Pergunta: Sobre o novo sistema de aplicação das regras: Vocês não acham que os jogadores querem ajuda instantânea dentro do jogo, 24 horas por dia, quando eles reportam algo?

    Skyrr: Alguns problemas são mais críticos em termos de tempo do que outros. Nós achamos que o que os jogadores querem não é um modelo específico de ajuda, mas sim um sistema que rapidamente resolva seus problemas. Quando nós criamos o novo sistema de aplicação de regras, pensamos em muitas coisas: medidas que impedem que violações de regra aconteçam, medidas que ajudam o jogador afetado e medidas repressivas para remover e punir o jogador que quebrou a regra. Se nós verificarmos que algumas coisas só podem ser conseguidas através de suporte humano, então a CipSoft vai oferecer isso. Os jogadores devem conseguir suporte para resolver seus problemas diretamente conosco, não devendo ser forçados a procurar outros jogadores que podem estar disponíveis ou não.
    Então não, nós não achamos que os jogadores querem suporte 24 horas dentro do jogo para todos os casos, mas sim uma solução eficiente para seus problemas. Se nós encontrarmos situações que só podem ser resolvidas estendendo nosso tempo de suporte, é claro que vamos considerar a possibilidade.


    Clients, servidores e outros problemas técnicos

    Pergunta: Quando vocês começaram a desenvolver o client em Flash, sua intenção era transformar Tibia em um game de navegador?

    Guido: Há dois importantes motivos para que começássemos a desenvolver o client em Flash para Tibia. Primeiramente, queríamos fazer uma melhor integração do client com os processos de base que temos no website. Por exemplo, você lê as últimas notícias, cria e gerencia a sua conta no website. O download separado, instalação e início do client é uma quebra significante nessa sequência. Quando o client for diretamente integrado com o website, vai ficar muito mais fácil para os jogadores. O Flash oferece essa possibilidade, e também é capaz de proporcionar as mesmas funções técnicas do client atual.
    Em segundo lugar, um client totalmente novo é uma grande chance de revisar a antiga estrutura técnica de anos atrás do client atual, além da oportunidade de melhorar a interface para o usuário. Nós vamos adicionar ou mudar muitas e muitas pequenas coisinhas. Em breve nós vamos revelar mais sobre isso, através de sneak peeks ou discussões nos forums.
    Acima de tudo, eu quero dizer que jogar Tibia com o client em Flash continuará sendo igual você joga no client hoje, com a diferença que vai rodar no navegador. Não vamos transformá-lo num típico jogo de browser. Tibia ainda será Tibia.

    Pergunta: Vocês já pensaram em criar um client de Tibia em alta resolução, junto com o atual client, assim como fizeram com o TibiaME?

    Skyrr: Sim, nós consideramos isso. Mas chegamos à conclusão que, no estágio atual, não é viável para Tibia. O jogo tem uma grande quantidade de conteúdo que teria de ser ajustado para high res, muito, muitíssimo mais do que o TibiaME tem. Mas a resolução não é o único ponto de melhoria para os gráficos de Tibia. Como exemplo, na nossa página de notícias, nós mostramos um teaser com efeitos de transparência que estão sendo desenvolvidos para o client em Flash. Se você espera por mais novidades nesse sentido, fique atento, vamos lançar alguns teasers em um futuro próximo.


    Outras perguntas

    Pergunta: Eu sempre me perguntei por que leva tanto tempo para vocês detectarem, analisarem ou resolverem problemas que os jogadores conseguem identificar imediatamente? Talvez a sua lista de prioridades não esteja bem organizada? Ou vocês precisam de mais pessoas?

    Craban: A pergunta mostra bem que há um processo que consiste em várias etapas a percorrer em praticamente tudo que fazemos.

    Passo 1: primeiro, um problema ou uma oportunidade há de ser detectada. O fato é que nós somos muito mais rápidos nisto do que você possa imaginar. Nós sabemos muito bem o que a comunidade vê atualmente como um problema e até muito bem quais são os maiores e os menores problemas. Nós temos tantos olhos e ouvidos atentos todo o tempo que na maioria dos casos, nós já ouvimos falar de um problema muito antes dele de tornar algo que a comunidade discutirá.

    Passo 2: após ter detectado o problema, ele precisa ser analisado. Isto também significa classificar o problema, isto é, temos que decidir se ele é mais urgente, importante ou promissor do que o que temos em nossas listas. Isto também é feito muito cedo e bem rápido.

    Passo 3: uma vez que nós podemos dizer a partir da análise que um problema tem maior prioridade, nós temos que projetar uma solução. Agora, esta é realmente a parte que leva tempo, por várias razões:

    Em primeiro lugar, seja qual for a solução, antes que possa ser feita ela tem de ser verificada contra todos as outras características do Tibia. Nós temos que ter certeza de que não vamos criar um novo problema, e se criarmos, que este novo seja menor do que aquele que estamos tentando corrigir. Esta tarefa é especialmente desafiadora em um jogo como Tibia que tem mais de 13 anos e, consequentemente, possui uma imensa quantidade de conteúdo e código. Quanto mais história um jogo tem, mais difícil é mudar alguma coisa por que há muitas outras que podem ser afetadas por esta mudança.

    Em segundo lugar, e esta é a parte engraçada da pergunta: não importa qual solução nós iremos oferecer, ela não irá agradar toda a comunidade. A pergunta diz que "todo mundo vê os problemas imediatamente". Bem, por outro lado, este "todo mundo" muitas vezes representa apenas uma parte da comunidade que na verdade está interessada no problema e sua correção. Então, subitamente, a outra metade do "todo mundo" acorda e não acha que isso era realmente um problema, mas a correção agora é. Um bom exemplo disso foi o problema do stair hopping. As pessoas reclamavam muito sobre isso e chamavam de abuso de fraqueza do jogo, pois de fato era realmente fácil para qualquer um matar monstros muito difíceis. Então nós mudamos e deixamos exatamente mais difícil, o que certamente trouxe todas essas pessoas para a discussão, pois antes não haviam dito nada por que elas pensavam que o stair hopping era uma característica, e até uma tática.

    Finalmente, muitas vezes é realmente fácil ver um problema, e problemas óbvios também são muitas vezes vistos por praticamente "todo mundo" então, sim, há casos onde "todo mundo" concorda sobre algo ser um problema. Porém, fica complicado demais quando você pergunta a estas pessoas e todas elas concordam sobre a mesma solução. Você vai descobrir que, apesar de todos terem a mesma opinião sobre o problema, as opiniões sobre a melhor solução se expandem quase infinitamente.
    Consequência: é fácil apontar o dedo para um problema. A parte realmente difícil é achar a melhor solução possível. Fazer estas tentativas sempre envolvem um risco, e para minimizar estes riscos, nós preferimos ser minuciosos e levar o tempo que nós precisarmos, mesmo que isto signifique demorar mais.

    Pergunta: Vocês planejam introduzir uma maneira oficial de gravar vídeos do jogo?

    Skyrr: No momento nós não temos este recurso em desenvolvimento. Mas nós achamos a idéia de oferecer este tipo de serviço interessante. Se uma quantidade suficiente de jogadores estiver interessada, podemos avaliar as possibilidades técnicas para isso.

    Pergunta: Com o TibiaME se tornando de alta resolução e o Tibia se tornando em Flash (possivelmente talvez), ambos os jogos poderiam se aproximar? Os dois jogos parecem atrair um público completamente diferente, então estaria a CipSoft procurando maneiras de cruzar os públicos?

    Skyrr: Não, isto não foi planejado. Ambos os jogos tem coisas em comum, mas diferem em muitos pontos. Nós não temos por objetivo aproximar os dois jogos, por causa principalmente das diferentes plataformas técnicas e possibilidades sobre as quais eles se baseiam. Então, para a segunda questão: não. Nós estamos felizes por cada jogador que gosta de ambos os jogos, mas nós não estamos trabalhando ativamente para cruzar jogadores de um jogo para outro.

  5. #125

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    Com a implementação do Client Flash, Tibia vai ser coberto de novas oportunidades, porém eu tenho uma dúvida, e para aquelas pessoas que preferem jogar Tibia em um client separado do site.
    Muitos jogam com uma internet não muito boa, e tem problemas para abrir páginas na Web. Dificultaria mais ainda para essas pessoas acessarem o Tibia?




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  6. #126
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    Bem essa ultima parte não teve tantos pontos reveladores quanto as partes anteriores, mas tem algumas que foram muito bom saber:

    - O level limite não foi surpresa não ter futuramente, afinal o up desenfreado é que de certa forma leva o jogo pra frente.

    - O servidor flash parece cada vez mais interessante e vou ficar no aguardo dos teasers dele para ter uma melhor opinião formada.

    - O som e a CIP admitir que todas as quest foram resolvidas ou não, não vai ser nessa decada que vamos saber :yelrotflm

    - Quando ele explicou sobre o problema foi bem verdadeiro, o "todo mundo" nem sempre é o "todo mundo mesmo". Mas eles já falam que vão fazer a mudança sem antes perguntar aos jogadores se querem que aquilo seja feito, como as key ring e os pots empilhaveis (ou pelo menos os hotnews falharam em informar os brs que não visitam o site oficial por terem pouco conhecimento em inglês, ou somente gostam de saber das novidades aqui).

    - E sobre gravar videos, ja deviam ter pego algum programa de algum fã site que grava video e ofializa-lo, seria bem mais facil, do que fazerem um próprio.

  7. #127
    Avatar de Anderslash
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    Citação Postado originalmente por WRGR Ver Post
    - Quando ele explicou sobre o problema foi bem verdadeiro, o "todo mundo" nem sempre é o "todo mundo mesmo". Mas eles já falam que vão fazer a mudança sem antes perguntar aos jogadores se querem que aquilo seja feito, como as key ring e os pots empilhaveis (ou pelo menos os hotnews falharam em informar os brs que não visitam o site oficial por terem pouco conhecimento em inglês, ou somente gostam de saber das novidades aqui).
    Na verdade, eles lançaram como dev note. Isso quer dizer que foi uma ideia. Com base na aceitação, fizeram alguns ajustes no conceito, mas foi sim com a aprovação e participação da comunidade.

  8. #128
    Avatar de thouars2612
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    client em flash

    to com medo disso mas ao mesmo tempo curioso shushausahu


    sera que vai reduzir o peso do jogo?
    vai ser mais rapido?

  9. #129
    Avatar de Lock Seth
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    concordo com a implantaçao do client flash...

    mas tbm axo q o client atual deve ser mantido.
    como ja foi dito por causa do problema com internet e tbm por problemas no navegador q vao acabar somando-se aos problemas atuais(como lag).

  10. #130
    Avatar de FLIPFLAP
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    Bom Tibia não vai ficar pior que já estar , então espero que seja coisa boa com o cliente flash.

    Nem me preocupo muito com conecção da internet o grande problema é algo que evite dar lag e morrer por causa de lag , algum sistema ou algo novo.

    Quanto ao cliente ser no site quer dizer que voce não precisa baixar nada alem de poder jogar em qualquer lugar vai dar uma dor de cabeça pra quem faz bots.

    Vão ter que arrumar outra maneira de fazer bot agora.

    Talves com esse cliente traga novos jogadores ao Tibia.

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