bom sei lá,a maioria aqui só vai pra área de exatas.... eu passei em humanas na USP, então talvez meu relato seja um pouco interessante XD
dicas que eu posso dar,talvez não se apliquem pra vocês,maaaas.. lá vai:
- No terceiro colegial, ia pra escola (particular de bairro,+- boa, depende muito do seu esforço) e procurava fazer as tarefas,sempre tudo direitinho, e a noite ia fazer cursinho... sobre esse período posso dizer:
-Estudei um pouco demais acho, isso acabou atrapalhando
-Não fazia muita atividade física,logo não tinha momentos de 'relaxamento' na devida proporção,me estressava muito fácil
-Não tinha maturidade (não que eu tenha agora,ué,passar na faculdade não te torna maduro instantaneamente XD) e também tinha uma ideia muito vaga do que é escolher uma profissão sabe... foi meio que um chute no escuro...mas enfim, ACHO que estou no lugar certo
-Fiz cursinho a noite, mas vo falar: No "overall",
ter feito o cursinho junto com o colégio mais atrapalhou do que ajudou ,mas isso varia de pessoa pra pessoa.. o que eu recomendo sim, é uma revisão de algumas semanas em algum cursinho fora da escola, aí sim talvez seja mais proveitoso...
Resultado: não passei... alías, passei longe
Ano seguinte: cursinho...
-Estudava de manhã, procurava prestar atenção nas aulas e sempre fazer anotações (mas pra não ficar dormindo e tentar absorver o maximo possivel...)
-Em casa,à tarde, estudava entre 3-4 hrs por dia, sempre com intervalos de 10-15 mins a cada hora, pra comer algo ou me distrair com alguma coisa (nada de computador nem tv... tipo escutar uma música,bater um papinho rapido com alguem..) não consigo ficar com a bunda sentada por mais de 1 hora... mas assim,podia acontecer as vezes de perder o gás e tals.. então isso de estudar TODOS os dias não é uma regra... as vezes acontece sabe,você precisa de um tempo pra descansar ou um tempo pra si mesmo... eu entendo isso, tinha vários momentos em que eu ficava me questionando "será que é isso que eu quero?" ou pensava "pqp que merda, meus amigos já tão na facu e eu aqui fazendo cursinho, que BOSTA"... bom o que eu tenho pra falar sobre isso é: cada um é cada um. Só.
-Procurava fazer atividade física 3x/semana : aliviava o stress,além de dar um condicionamento físico... geralmente uma caminhada ou uma corrida de 40 minutos~ já me aliviava...yoga também é muito bom...enfim alguma atividade que não seja muito longa e que vc se sinta bem fazendo..
-Conversava com amigos sobre o assunto... compartilhar com pessoas que estão no mesmo barco que você as vezes pode ser muito bom, te traz pontos de vista diferentes... é interessante...
Fiz o vestibular tranquilo, claro sempre tem aquele frio na barriga nos momentos bem antes da prova, tipo dia anterior ou 30 min antes da prova... mas tendo em mente que vc se preparou pra aquilo, fica tudo bem...
Enfim,passei :yelrotflm
Boa sorte ae qqer coisa pergunta ae