Postado originalmente por
Doismil
O que eu disse, ou quis dizer e não consegui me fazer entendido, é que Deus parece ser extremamente ausente em nosso meio. Colar numa prova e o gurizinho arteiro ser apanhado, castigado e repensar suas atitudes não é bem o ponto que eu queria tocar.
O que eu quero dizer é que Deus permite um sofrimento inabalável de inocentes, permite catástrofes naturais, deficiências sérias que acarretam problemas ainda mais sérios e por aí vai uma lista enorme do que há errado neste mundo de Deus.
E ele tem o poder para fazer isso parar. Por que simplesmente não pára? Para ver quantos conseguem superar as imensas dificuldades impostas por Ele e sentir orgulho por estes poucos?
habacuque 1:3 levantou a mesma questão que voce - " Porque me fazer ver oque é prejudicial e continua a olhar para a mera desgraça? E por que que á assolaçao e violencia diante de mim, e porque vem a haver altercaçao, e por que se sustenda contenda? - Ele queria saber por que Deus ve tudo de ruim que a humanidade sofre e mesmo assim de certo modo, aparentemente nao liga!
Por que as pessoas cometem o erro de culpar Deus por tudo de ruim que acontece no mundo? Todos culpam a Deus porque pensam que por ser ele o todo poderoso, ele é o governante desse mundo. Quem acha isso não conhece verdades biblicas simples, porem de extrema importnacia.
O verdadeiro governante desse mundo é Satanaz.
1 joao 5:19 - "O mundo inteiro jaz no poder do iniquo". Esse mundo reflete a personalidade dessa criatura espiritual iniqua que está desencaminhando toda a terra. Satanaz e odioso, enganador e cruel. Naturalmente o mundo que ele governa esta cheio de sofrimento! Ele se diverte com isso.
Outro ponto, e que a humanidade e imperfeita e pecadora desde a rebeliao no jardin do eden. desde essa epoca os humanos tendem a lutar por dominio, dinheiro e poder. E isso resulta em guerras, opressao, sofrimento e desigualdade.
Outra razao, e que o tempo e o imprevisto (Ecle 9:11), sobrevem a todos. Em um mundo sem Deus como protetor, as pessoas sofrem por estarem sem Deus como protetor, por estarem no lugar errado na hora errada!
Pelo menos para mim e otimo saber que Deus nao causa as guerras, crimes barbaros, opressao, nem os desatres naturais...
Mas outra questao surge, se ele e o todo poderoso por que ele permite tudo isso? Satanaz pintar e bordar na terra?
Deixem me tentar escrever a ideia que tenho:
Para saber por que Deus permite o sofrimento, temos que voltar para refletir no tempo em que o sofrimento começou!
Quando satanaz levou a adão e eva a desobedecer o criador, surgiu ae uma questao importante. Satanaz nao quis questionar o poder do criador, ate ele mesmo sabe que o poder de Deus é sem limite. Em vez disso ele questionou o DIREITO DE GOVERNAR de Deus. Ele de certa forma disse que Deus é mentiroso e nega o bem aos seus suditos, acusou Deus de ser um mal governante!
Ele quis mostrar que a humanidade se sairia melhor sem o governo de Deus. Isso foi um ataque direto a soberania de Deus, e ao seu direito de governar sua criaçao!
Mas os rebeldes no eden nao eram os unicos envolvidos. Milhoes de anjos observaram oque acontecia. O modo como Deus ia lidar com essa rebeliao afetaria muito a todos aqueles anjos e todas as outras criaturas vivas. Oque Deus fez? Ele permitiu que Satanaz mostrase como governaria a humanidade, permitiu que os humanos governasem a si mesmo.
Assim comos humanos e satanaz fazendo todas as bobagems que vemos hoje, causando todo o sofriemento, tanto a humanos como a terra! Eles sozinhos provaram que não podem viver apartados de Deus, quero dizer, viver sem o governo de Deus.
" BEm sei ó JEova, que nao e do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda dirigir o seu passo" jeremias 10:23
Nos milhares de anos que temos de historia,a humanidade tem tido a oportunidade de governar a si mesma, por meio de varias formas de governo diferentes!
Ha humanidade fez um progresso enorme na ciencia, medicina e em outros campos, até a lua fomos. Mas a injustiça, probreza, crime e guerra pioram cada vez mais. Pelo menos para mim ja é uma demostraçao evidente que os humanos governando a si mesmo são um fracaso!
Espero ter sido claro na minha opiniao, nao sei se me expressei direito!
Aberto estou a explicaçoes!
Att...