Postado originalmente por
Anderslash
Que direito fundamental? Foi game over num joguinho, bicho. Só isso.
Claro sub-administrador, estou neste fórum simplesmente porque faço pesquisas sobre os direitos fundamentais na internet e meu sobrinho joga esse maldito jogo. Já joguei também durante um tempo pra entender como funciona, então a argumentação é a seguinte:
Apartir do momento em que uma pessoa dedica anos de sua vida para construir um personagem, este merece uma proteção especial. O personagem representa horas, dias, meses, anos de trabalho de seu dono. Mais do que um mero boneco, o personagem é sua representação virtual, uma construção que recebe seus valores, suas características e sua consideração. Não me parece razoável que uma empresa possa simplesmente extinguir um personagem desses sem boas justificativas. A Constituição Brasileira é muito clara ao garantir a todos o princípio do devido processo legal e da dignidade da vida humana. Por mais que o contrato assinado pelo jogador permita severas punições, a Constituição Brasileira não as permite. Da mesma forma posso dizer que a Lei Fundamental Alemã proibe expressamente tal violação. Eu diria simplesmente que o contrato oferecido pela Cipsoft é leonino e ignora a existência de direitos fundamentais constitucionalmente protegidos. As cláusulas contratuais que violam esses direitos simplesmente devem ser ignoradas, são nulas. A poder da Cipsoft de deletar um personagem deve ser usado simplesmente em último caso, quando há provas concretas e irrefutáveis de violação de uma regra, mostrando ainda o total desprezo do jogador pelas regras do jogo. Defendo ainda que essa possibilidade de deleção deva levar em consideração o número de violações cometidas pelo jogador e a durabilidade delas. Eu diria que algo dentro da razoabilidade seria deletar o character apenas após o recebimento de um last warning. Digo-lhe mais, esse last warning não pode ser eterno. Não existe, no ordenamento brasileiro e alemão, nenhum tipo de punição eterna. A existência de um aviso prévio eterno não faz sentido. A Cipsoft não tem poder de agir como bem entende, usando um contrato leonino como cobertura. Eu diria que a punição do atual top level do jogo foi um abuso e deveria ser revista.
O assunto é complicado e envolve uma série de ponderações, destacando os seguintes parâmetros:
1) Há quanto tempo o personagem foi criado?
2) Quantas violações de regras houveram?
3) Durante quanto tempo essas violações ocorreram?
4) O jogador foi devidamente alertado?
E daí vem a punição. Ou seja, para algum personagem receber a punição máxima (deleção), deveria:
1) Ser level baixo
2) Ter violado muitas regras
3) Ter violado regras durante toda sua existência
4) Ter sido alertado sobre sua deleção
Não é o caso do jogador em questão.