@wolverine de tenebra
Tenho um pensamento quase igual a voce nessa parte do deus deve ser procurado pela razão.
Tipo com alguns pequenos detalhes a mais e corrigindo outros.
Tente ler até o fim, se um ateu, depois de ler tudo ainda tiver um argumento, um único argumento plausível da não existência de deus, eu aplaudo e terá minha admiração, Não do wingsilver, mais sim da pessoa atrás desse usuário.
Tenho plena certeza da existência de deus, e muitas vezes não consigo entender os ateus, outras vezes consigo entender...
A prova da existência de deus é a própria existência. Se algo surgiu do nada, algo esta fora, totalmente fora das leis do universo. Esse algo já é suficiente para ser chamado de deus. Afinal, ele além de ter gerado tudo o que entendemos agora também é superior a nossa própria realidade, já que se fez ou sempre existiu.
E ai que chego a minha grande duvida. Ou deus é um ser consciente (deismo) ou é um ser inconsciente (panteísmo) E nesse ponto não há como ter certeza.
Sendo deus algo inefável (a definição correta de deus, perfeição é incorreto nesse ponto) ele tem a máxima evolução da mente que é o raciocínio/pensamento ou algo superior não necessita de pensamento para existir plenamente?
Essa é a única duvida que tenho. E, ai sim, entro com minha vontade, meu desejo de que ele seja consciente. Me da maior alivio. Mas no final a chance é 50% para 50%
A parte que entendo dos ateus é que estão tão acostumados com a visão de Deus intervir no mundo, ser o homem a sua principal criação que para eles no final deus é um ser velhote com cajado que voa pelado por ai usando seus poderes mágicos para intervir na sua criação.E COMO DIABOS, um ser perfeito/inefável ira criar algo, sabendo para onde ela vai, e depois intervir diretamente nela? Não faz sentido. Um mecânico competente não ira criar um maquina perfeita para depois altera-la. Ele já sabe qual a função da maquina e como ela ira se comportar quando esta montando as peças.
Além disso, Possivelmente ele não é malévolo e tão pouco benévolo, ele é simplesmente ele. Como a natureza que não é malévola nem benévola. Possivelmente ele é somente Justo, se voce vê justiça na mesma. Ou ele é cruel se você vê crueldade na natureza. É relativo. Afinal esses sentidos humanos são simplesmente pontos de vista."
Se o vento leva as roupas do varal é por que deus quis, afinal ele fez o vento ser assim, ele fez o tecido que criou as roupas serem leves e fez as regras para isso. Se ele sabendo que ao criar esses fatores, isso aconteceria... Não vejo o porque de não afirmar ‘deus é quis”
"
E ai chegamos em seus atributos, onde muitos empacam. Perfeito é algo que entendemos, é o Maximo de algo. Porem o inefável é o maximo de algo que não conseguimos compreender. Que não conhecemos ainda.
Explicar algo assim seria complicado e difícil. È como descrever a cor vermelha para um daltônico que só vê preto, branco e cinza.
Mas se ele for inefavel na força, na consciência e na presença sabemos que ele:
* Tem uma força que nada resiste, sua força é infinita e sendo assim esta sempre aumentando. Ela não fica com uma valor extremamente alto(valor finito) que pode ser facilmente quebrado com o chamado paradoxo das forças.
* Se for consciente, ele sabe como e o que ocorrera se agir de tal forma. Por isso não faz sentido sua intervenção em algo criado por ele mesmo.
* Se for presente ele faz parte de tudo. È um conjunto e ao mesmo tempo uno. Como uma federação é Una mesmo sendo composta de Estados federados. Pra mim, é a única característica que não necessita ser verdadeira para mostrar a existência do ser. Apesar de ser a mais fácil comprovada. Afinal, tudo é energia.
Como as pessoas não conseguem visualizar algo inefável sem ser humano, criam as personificações divinas, que são os verdadeiros inimigos dos ateus. Pois um ateu nunca conseguirá alterar um pensamento de um estudioso Panteísta ou Deista. Não vejo como eles podem estar errados.
Pois eles seguem a razão. E acima de tudo vêem que deus não é só material, ele também é filosófico.
Essa talvez seja a maior diferença entre um panteísta e um ateu qualquer e suas variantes toscas. O panteísta é apaixonado no melhor (ou pior) sentido mostrado por Platão. Ele não consegue ver uma flor ou uma abelha sem enxergar deus. Ele sabe que para existir tem que ter um ponto fora da nossa compreensão, que merece ser chamado de deus.
E mesmo que minha certeza absoluta seja destruída, a existência seja irreal, uma ilusão inexplicável.
Eu ei de criar deus, assim como muitos outros. Como disse uma vez Voltaire:
" Se deus não existisse, seria preciso inventá-lo"
Acredito que Nietzsche tornou-se louco na metade de sua vida por entender realmente o que significa não haver deus. Acho que poucos são os ateus que conseguem ver o que estão afirmando. E dos poucos; vejo somente dois notáveis. Napoleão e possivelmente Michel Onfray.
Do resto... dos ateus, so vejo prepotentes, arrogantes/grosseiros e iludidos ignorantes.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação