Como não consigui entrar em contato com o usuário do Fórum do Clube do Hardware faller para copiar na íntegra seu tópico, decidi produzir um por mim mesmo, baseando em conhecimentos inteiramente passados por ele em seus tópicos.
Estabilizadores
Esses aparelhos estão presentes na maioria dos computadores dos brasileiros(brasileiros, por que lá fora não tem). O motivo mais comum é que ele ajuda na proteção de sua máquina, dando uma melhorada na estabilidade da tensão, mas na verdade, o estabilizador faz mais mal do que bem.
Primeiro, um estabilizador não é nada além de uma chave seletora ligada a um transformador, ou seja, o nome já está errado. Mais correta seria chama-lo de seletor de tensão. Essa chave seletora decide entre as tensões, escolhendo aquela mais próxima da tensão desejada (geralmente, 115V AC). Óbviamente que essa chave, por ser uma peça mecânica, demora um tempo entre a escolher a melhor tensão e mudar de um lugar ao outro para uma nova tensão(nesse momento ocorre o famoso "tlec tlec"). Esse tempo é ainda necessário para o funcionamento de uma chave seletora, afinal, se duas tensões foram selecionadas sem espaço de tempo, haverá um curto-circuito na sáida.
tclec = termistor quente + capacitor vazio.
Ao selecionar uma nova tensão para a fonte, o estabilizador deixa a fonte(e tudo o que estiver ligado nela) sem tensão, Ou seja por um intervalo de tempo seu PC estaria "desligado" da corrente elétrica.
Nesse intervalo de tempo, a os capacitores(peças que "acumulam" energia elétrica) começam a descarregar. Se o intervalo de tempo for muito grande, seu computador desligará ou reiniciará. Para nossa sorte, esse tempo não é grande o suficiente para que seu computador fique sem energia. A tensão cai drasticamente nos capacitores, mas não o suficiente para desligar sua fonte.
Se olharmos nas caracteristicas de uma fonte qualquer, veremos muito parecido com isso:
Ou seja, os capacitores estão projetados para aguentar algo em torno de 17ms segurando o PC, depois disso, ele reinicia.
Até aqui, sem problemas, exceto o fato de sua fonte estar sem escada pendurada no pincel. Quando você liga seu computador, a fonte passa por um momento muito estressante, pois seus capacitores estão completamente descarregados. Nisso a fonte coloca um ação uma corrente para alimenta-los, essa corrente se chama inrush current, ou corrente de partida.
A fonte vem preparada com uma pecinha chamada "termistor" que controla a corrente de partida, impedindo que ela assuma valores problemáticos. Esse termistor nada mais é do que um resistor com coeficiente de resistência negativo, ou seja, a temperatura aumenta e a resistencia diminui. Um termistor geralmente tem resistencia entre 10 e 20 Ohms a temperatura ambiente, reduzindo para menos de 1 Ohms quando a temperatura aumenta.
Pois bem, ao ligar a fonte está na temperatura ambiente, ou seja, é um resistor de 10 a 20 Ohms ligado em série na rede. Quando a corrente passa, a temperatura sobe de forma rápida e essa resistencia cai para menos de 1 Ohms. O problema, é que para esfriar, essa pecinha pode demorar mais de 1 minuto.
Novamente consultando uma fonte qualquer, temos:
O valor da inrush current normal de uma fonte de alimentação padrão. No caso consultado, a corrente máxima de partida é de 80 amperès, por isso ocorre aquele "ZUUM" no quando você liga a máquina. Se a fonte estiver ligada a um estabilizador ou no-break, ele começa a sofrer para entregar a corrente. O fracote não aguenta a carga e faz "tclec tclec". Muitos estabilizadores simplesmente abrem as pernas ao serem ligados numa fonte muito forte.
Com isso em mente é fácil concluir que o estabilizador faz mal a fonte. Os capacitores, no processo de seleção da tensão(lá dentro de estabilizador), não se descarregam por completo, ponto positivo. Em contrapartida, a peça que regula sua recarga, o termistor, volta a operar em alta temperatura - ele demora 1 minuto para resfriar. Em alta temperatura sua resistencia elétrica fica muito baixa e a corrente que vai correr pela fonte vai ser muito, mas muito forte (lembrem-se da fórmula U = Resistência X Corrente), tão forte que nem o fabricante especificou a fonte para isso.
Concluindo, sua fonte toma uma porrada extremamente forte a cada "tclec tclec" do estabilizador. Em outras palavras, o estabilizador tortura a fonte com choques elétricos a cada "tclec tclec". Por isso tantas fontes de computadores queimam tanto, pois tem um estabilizador nelas.
Todos aparelhos elétricos tem fonte (TV, Som, DVD, Monitor, video games) e eles queimam todo ano? Não, vai ver se tem estabilizador atrás deles...
Força contra eletro-motriz.
Quem já estudou eletromagnetismo/eletrodinâmica na escola, lembrem-se de algo chamado Força Contra Eletro-Motriz ou, FCEM que era gerada em um indutor no momento em que se cortava a corrente.
Imaginem uma caneta de brinquedo, daquelas que dão choque e assustam as pessoas, geralmente elas usam pilhas normais de 1,5V, um indutor e uma campainha. No momento de abrir da campainha, é gerada tensão de até 100 vezes a da pilha. Isso é a força contra elétro-motriz. A vela dos carros funciona assim, abrindo um indutor é gerado de 15,000V a 30,000V a partir dos 12V naturais da bateria.
Em resumo: Um indutor, uma corrente qualquer e uma chave abrindo e fechando o circuito geram voltagens altas pra caramba.
Voltemos de novo ao ensino médio da nossa escola:
- Um indutor não é uma bobina de fios enroladas, assim como um transformador do estabilizador?
Sim.
- E a chave seletora (do "tclec") não está abrindo o circuito como a campainha da caneta que da choque?
Sim.
Nem é preciso pensar muito. O estabilizador, gera surtos de tensão na sua rede. Ou seja, faz o exato oposto que o técnico da esquina diz que ele faz. Dando uma olhada na rede...
A variação na senoide da rede é clara. Varia muito com a abertura da chave ("tclec tclec"). Se a alimentação da rede for de 220 Volts o valor daquele instante aonde o surto foi gerado seria de 220 x 'raiz de 2' = 311V. Fica fácil de ver que o tamanho do pico gerado tem uma tensão de mais ou menos o tamanho da tensão pico a pico da rede de 220V
Desse modo, o valor pico a pico aí seria de 622V que somados aos 311V da tensão da rede dariam lá perto dos 1.000V... Direto para a sua fonte de alimentação, sem coisa nenhuma na frente, nem sequer o fusível do próprio estabilizador. Nada, absolutamente nada. 1.000V direto na pra sua fonte segurar.
Em súmula: O estabilizar desestabiliza a rede elétrica e ainda envia uma tensão altíssima para sua fonte segurar. Porreta isso não?
3 ciclos depois...
O tempo de resposta conhecido de um estabilizador é cerca de 30 a 50 milisegundos. Esse seria o tempo necessário para que um no-break/estabilizador escolha uma tensão, que na lógica do mesmo, seria melhor ao seu PC. Nas especificações temos exatamente isso.
A partir da imagem: menor ou igual a três ciclos de rede. Um ciclo de rede tem 1/60 (1 divido por 60) segundos, ou seja, 0,0166 segundos aproximadamente, três ciclos nos dá um tempo de cerca de 0,0498 segundos (cerca de 50 milisegundos).
Uma fonte em geral trabalha a 50Khz e é capaz de corrigir o mesmo problema, para que em suas saidas haja uma corrente perfeita, quer você ligue um chuveiro, secador de cabelo, aquecedor ou sua placa de vídeo precise de uma corrente mais alta para você ver a explosão da granada. Sendo o ciclo de uma fonte 1/50000 (1 divido por 50,000 Hz) segundos, ou seja, 20 micro segundos. Em 20 micro segundos (0,000002 segundos) sua fonte consiguirá arrumar suas tensões e correntes de forma a proteger seu computador daquele surto repentino.
Depois de passados 2500 vezes esse tempo, logo 50 milisegundos depois, o estabilizador entra no meio da festa e muda a tensão (para cima ou para baixo) para cumprir com a tarefa que lhe foi dada. Ao fazer isso, a fonte percebe esse acrescimento na tensão e tem que gastar 20 micro segundos para retocar novamente a tensão.
Resumidamente temos que sem o estabilizador a fonte teria de fazer a correção na tensão uma vez. Com o estabilizador, isso terá de ser feito duas vezes. Sendo ainda mais simples: Com o estabilizador, sua fonte trabalha em dobro.
Todos os agradecimentos a faller do Forum do Clube do Hardware. Imagens a informações retiradas de seu tópico.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 






Responder com Citação





