Postado originalmente por
Rocky
Esse tipo de forum é estranho, na moral.
Eu participo de muitos foruns, mais especificamente sou ativo no Portal Vale Tudo (sobre mma) e no Autosom.net (sobre som de automotivo).
Nesses foruns há um Off-topic muito ativo também, embora logicamente menor e a galera acaba formando uma "família". Você já sabe o jeito de tal user, respeita o cara, rola brincadeiras nos tópicos com os outros, galera marca coisa na rl, até emprego gente consegue lá com outro user e assim vai. Aqui, o que mais se aproxima disso, é o F&A (Esportes) e a equipe TibiaBR (sim, nos falamos, temos alguns chats no msn, temos um forum próprio, rola altas brincadeiras, zoação, conheci já GryllO, Ander e Giovanni e o Cris no encontro de Curitiba).
Sabe o que é engraçado? Os users tidos como mais "legais", "ídolos", "lendas" acabam sendo todos banidos. Ou seja, a galera idolatra gente que não liga a mínima pras regras do forum ou que não tem estabilidade para cumprí-las. Sério, isso devia ser muito ao contrário! Aqui no forum o legal é o rebelde, o revolucionário, o anti-sistema!
Nesses outros foruns a galera costuma aplaudir a moderação quando algum user faz um xingamento forte ao outro ou comete alguma cagada ou mancada com outros dentro do forum. Não importa se o outro user é tipo como "newfag" ou "random", o cara tem os direitos iguais aqui dentro, problema que o "oldfag", aí na linguagem que a "galere" usa, se acha superior, mais importante...talvez seja no forum, mas isso não dá direito ao cara quebrar as regras.
Mas no fundo o problema aqui é a maturidade dos users. Não vou entrar em discussão sobre os assuntos dos tópicos, pois isso não convém, mas sim em relação as atitudes dos users. Sério, é tão fácil respeitar as regras. Aqui no off elas são relativas, sim, pode-se falar palavrão meio que a vontade e coisa e tals, e em QUALQUER FORUM ofender usuários é quase sempre motivo de banimento, alerta, ou seja lá o sistema que o forum use. Em outros foruns você não vê uma ofensa sequer aos outros, até rola uma zoação ou outra coisa, mas xingar e coisa e tals é raríssimo.
Eu não sou moderador, mas eu sei o tanto que o pessoal da equipe conversa com os users mais antigos e famosos antes de alertar. DUVIDO que algum moderador tenha sapecado algum alerta em um user muito antigo e conhecido sem algum aviso prévio. Estou falando isso pras pessoas que tem falado que baniram "de bobeira" ou "nem foi para tanto. A verdade é que a galera não sabe dos bastidores.
Abraços a todos.