Curtir Curtir:  0
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 68

Tópico: Somos todos afrodescendentes.

Registro
    25-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Arrow

Meu bisavô era negro, então certamente tenho uma boa porção de DNA negróide. No entanto, meu fenótipo é típico de um europeu mediterrâneo. Tenho altura razoável (1,80m), cabelos castanhos, olhos claros e nariz grande (estilo francês).

Geneticamente, dizer que somos todos afrodescendentes é verdadeiro. Nada mais natural, visto que uma mesma espécie não pode surgir de dois lugares diferentes. O homo sapiens tem raízes na Mama África.

O que não se pode ignorar é que existe sim uma divisão social impulsionada em parte pela genética, e mais pelo fenótipo, local de nascimento e cultura. Costumamos chamar essas divisões de "raças", ou mais recentemente de "etnias", ainda que nenhuma dessas nomenclaturas seja satisfatória.

No Brasil, a sua "raça" é definida pela cor de pele. Minha mãe é considerada branca, ainda que tenha um avô negro. Filhos de pai negro e mão branca que nasceram claros podem ser considerados brancos. E para os padrões nacionais, uma pessoa pode até mesmo mudar de "raça" caso pegue muito Sol.

Nos Estados Unidos, a nomenclatura é ainda mais complexa. Para começar, qualquer um que seja considerado branco por aqui, será latino por lá, e não branco. Quem tem pais ou avôs negros, ainda que tenha fenótipo caucasiano, será chamado de negro pelos americanos.

Acredito que essas divisões não são, a princípio, nocivas. Em geral servem para dar pistas sobre a cultura ou os antepassados próximos de cada um. É por isso que chamamos os judeus de judeus mesmo eles abandonando a religião.

Nesse sentido cultural, não me considero afrodescendente. Recebi uma educação eurocentrista, vivo em uma cidade colonizada por portugueses, falo e tenho contato freqüente com idiomas nascidos no Velho Mundo. Ou seja, tenho algo de negro por dentro; mas as pessoas não me vêem como negro, algo que considero essencial para a definição de qual "raça" (dá-lhe aspas) eu faço parte.

Penso que a iniciativa dos geneticistas em mostrar que a etnia negra são é naturalmente inferior; bem como o fato de todos nós compartilharmos genes de origem africana é essencial para a tomada de medidas legais contrárias a todo tipo de discriminação racial. Mas não se pode reduzir o caldeirão cultural que é o planeta Terra em uma África gigante. Por mais que todos nós tenhamos sangue negro, muitos não se identificam com os negros e criam divisões culturais e étnicas. E como eu disse: esse multiculturalismo não é, a princípio, ruim.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    20-01-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

De fato, todos os nossos ancestrais "diretos" surgiram na África, porém, o termo afro-descendente hoje em dia tem outro significado....

Anyway, sou descendente DIRETO de lituano e alemão, logo, nem mestiço eu sou.

Hoje em dia o termo afro-descendente não se aplica mais.

Se você fala pra um alemão que ele é afro-descendente, ele vai rir da sua cara.

Citação Postado originalmente por leonrox Ver Post
    não é novidade mesmo, no Brasil ou américa do sul todos são mestiços.
    Eu não sou, como fica?
    Citação Postado originalmente por mestre do yellow Ver Post
    Como sou macho eu detesto qualquer coisa perfumada. Se a mulher não gosta do meu cheiro de macho azar o dela, quem tem obrigação de se manter perfumada e bem arrumada é ela e não eu. u_u

Carpe diem quam minimum credula postero.

"Quando a última árvore tiver caído, o último peixe for pescado, o último animal for caçado, o homem irá entender que dinheiro não se come."
    - Green Peace

"Para receber alguma coisa, você precisa dar algo de igual valor."
    - Edward Elric

Registro
    25-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Arrow

Estou assustado com o número de manjadores desse tópico.

Isso porque Emanoel teve o trabalho de destacar em negrito os trechos mais importantes.

Como disse o Bob Joe, eles devem achar que ser afrodescendente é ter tido a trisavó comida por um negão escravo.

Registro
    20-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Locke Cole Ver Post
    Estou assustado com o número de manjadores desse tópico.

Isso porque Emanoel teve o trabalho de destacar em negrito os trechos mais importantes.

Como disse o Bob Joe, eles devem achar que ser afrodescendente é ter tido a trisavó comida por um negão escravo.
    Mas se você levar no sentido literal, todos são afrodescendentes, e não precisa de nenhuma outra classificação...

O fato é que, hoje em dia, existem MUITAS outras classificações, e esse sentido literal não se aplica mais.

Eu, por exemplo, nunca seria considerado afrodescendente no sentido atual, porém todos somos afrodescendentes no sentido literal.
    Como sou macho eu detesto qualquer coisa perfumada. Se a mulher não gosta do meu cheiro de macho azar o dela, quem tem obrigação de se manter perfumada e bem arrumada é ela e não eu. u_u

"Quando a última árvore tiver caído, o último peixe for pescado, o último animal for caçado, o homem irá entender que dinheiro não se come."
    - Green Peace

- Edward Elric

Registro
    25-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Arrow

Citação Postado originalmente por Sudden Sea Ver Post
    Mas se você levar no sentido literal, todos são afrodescendentes, e não precisa de nenhuma outra classificação...
    Não é bem assim. Todos nós podemos ser classificamos como humanos, mamíferos ou animais. As classificações sobrepujam-se umas às outras. Somos todos afrodescendentes, ao mesmo tempo em que alguns são eurodescentes (nosso caso).

Citação Postado originalmente por Sudden Sea Ver Post
    O fato é que, hoje em dia, existem MUITAS outras classificações, e esse sentido literal não se aplica mais.

Eu, por exemplo, nunca seria considerado afrodescendente no sentido atual, porém todos somos afrodescendentes no sentido literal.
    Você tem fontes relevantes com outra definição de "afrodescendente" além da exposta pela tópico? Pode ser até dicionário.

Publicidade:

Última edição por Locke Cole; 15-08-2009 às 22:31.

Registro
    20-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Locke Cole Ver Post
    Não é bem assim. Todos nós podemos ser classificamos como humanos, mamíferos ou animais. As classificações sobrepujam-se umas às outras. Somos todos afrodescendentes, ao mesmo tempo em que alguns são eurodescentes (nosso caso).

Você tem fontes relevantes com outra definição de "afrodescendente" além da exposta pela tópico? Pode ser até dicionário.
    O fato é que hoje em dia o significado foi destorcido pela massa.

Se você falar pra um racista que ele é afrodescendente, pode iniciar até uma discussão feia...

Eu sei o significado literal (no caso, o do dicionário), mas você também sabe que 80% da população não sabe o conteúdo citado pelo tópico (talvez mais).

- Green Peace

- Edward Elric

Banido Avatar de Hanzo
    Registro
    18-09-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sinceramente nao me importa se sou descendente de negro ou não, o que importa é que felizmente sou branco, loiro e de cabelo liso.

cya

Registro
    07-06-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Me considero afro descentende pois tenho descendentes africanos mesmo sendo branco.
    E raça é a HUMANA, negros, brancos... são todos humanos.
    Última edição por Banzaki4ever; 16-08-2009 às 04:47.

Banido
    Registro
    02-09-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Banzaki4ever Ver Post
    Me considero afro descentende pois tenho descendentes africanos mesmo sendo branco.
    E raça é a HUMANA, negros, brancos... são todos humanos.
    Cara mas na verdade seria Espécie Humana, raça seria uma subdivisão da espécie.Assim como cachorro é uma espécie, mas tem várias raças.
    Mas com a espécie humana não foi feita a distinção oficialmente ainda para evitar tensões.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Tezcatlipoca Ver Post
    Mas com a espécie humana não foi feita a distinção oficialmente ainda para evitar tensões.
    Não foi feita porque ela não existe geneticamente, já que as diferenças são tão pequenas que não permitiram diferenciação de raça. Não é uma questão moral ou ideológica, é uma questão científica.

Publicidade:

Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Tópicos Similares

1. Jogos | Pokemon ALL VERSIONS
    Por Sir Drayk Maximus no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 12785
    Último Post: 17-09-2017, 10:19
  2. Festa Langobarda [+ a melhor festa de todos os tempos]
    Por Thulio Santos Almeida no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 51
    Último Post: 04-06-2009, 18:49
  3. [Artigo Oficial] O dinheiro faz o Tibia funcionar
    Por Heenett no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 18