Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11

Tópico: [Tutorial] Mapping Avançado Detalhado

Registro
    02-08-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão [Tutorial] Mapping Avançado Detalhado

Eae povim sem pintin

Bom galera, vi que tem 2 tutoriais de mapping, mas eu achei que faltava alguma coisa...

Este tutorial vai ensinar a dar um pouco mais de vida ao cenário, fazer algo um pouco mais detalhado, com vários cenários.

Bem, de inicio, vamos começar fazendo uma cachoeira.

Como é só água, você pode pensar que não há muito a adicionar aqui...
    Mas acredite, quanto + coisas você por dentro da realidade tibiana,
    mas rox vai ficar...

Então , vamos começar pelas montanhas ...
    Lembrando que alguns Maps com Nature / Água ficam muito legal com lugares montanhosos =]

Bem, como na imagem acima, você vai adicionar as paredes 'montanhosas', e depois disso, colocará as rochas.

Note que no canto inferior direito, <\/ há uma 'parede' em forma horizontal. Logo logo você irá entender melhor :riso:

Perguntas crianças?
    err.. tio, se agente ta fazendo uma cachoeira, porque você ainda ta mexendo com isso??
    Porque detalhe é tudo, uma fake só com agua e a cachoeira é obra de uma inteligencia rara, um jéje, isso mesmo, JÉJE. Vamos mexer logo logo com a cachoeira.

ÓÓÓÓHH ><
    Chegou a parte da cachoeiraaa <EBAAA>
    ??? :10: [esse tio é fumado]
    Bem vamos lá..
    Todos sabemos que alguns sprites de tibia 'se MECHEM' \o/
    então se você for fazer uma HQ, não se preocupe com isso, ignore esta parte, mas caso vocês queiram fazer uma fake em formato GIF, usando frames e caçarolas, vocês teram de tirar 2 print da mesma 'agua e cachoera'.
    Como assim tio?
    Simples.. argh para de me xama de tio que eu num so irmão da tua mãe poh#.
    tá ta explica logo, como assim?
    Como a GIF é uma fake animada, você precisara fazer o seguinte, vá no seu programinha maligno de maps, e preste atenção na AGUA.
    Eita, ela se mexe
    Sim, tire uma PRINT da Agua/cenário aquatico , e depois tire outra de uma diferente da agua , é dificil de notar , então preste atenção. Depois é só você fazer as frames no fireworks como se fosse fazer um exori mort.

Link ensinando a fazer fakes (Ver seção da sprite exori mort) do Diluo :

http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=295973

Caso você queira adotar essas frames na sua fake, vai ficar bem maneira, e dependendo da história pode ficar até mesmo melhor que a do Marcotonio, entre outros fakers piradões ai.

*.*
    Brilho os zóinho né? Mas vai te que rala muito pra dexa a fake maneira, o cenário é que da um tchan.

'voltando a cachoeira'

Bem, essa ai é a mesma coisa com os tiles de agua, caso queira fazer um GIF interessante pegue os sprites desse 'fim de cachoeira', e faça as frames .

termina logo que to com fome
    Seu JEJE senta ai e termina de le.

¬¬'
    Tá na hora de terminar a cachoeira.

Coloque a parte de cima da cachoeira como na img a seguir.

UHUL ACABO
    Senta babaca que tu tá cagando fora do vaso.
    Termino não.

Suba o segundo andar do teu programinha malicioso que é proibido falar sobre.

Pra quem não sabe é so ir em 'Floor' e mudar para +1 = segundo andar.
    Ground = Meio, terra, crosta terrestre. eita.
    -1 = andar a baixo e panz.

wohoOL to vendo tudo de cima maluco :eek:
    Certo, agora chego uma parte legal ':yelrotflm'

Como podemos ver na imagem, há alguns tiles de agua, e outros de graminha verde escura , eu particularmente acho ela melhor para locais de lazer.

Lembre-se que detalhes é tudo, o que não pode é encher de fogão num lugar aberto com gramado e talz, ou então colocar Arvores, dentro de uma house.

Agora é uma parte muito importante, então preste atenção.
    'Tiles' são os quadradinhos com os grounds.
    No caso, o ground é Grass.
    'Borders' são as bordas, seja a borda como se fosse uma ilha, seja borda de grama em cima de algo, enfim, existem varias bordas.
    Você sempre deve por bordas, para não ficar uma coisa desleichada.

Veja como a imagem com bordas é bem mais bonita do que a sem border.
    Ah, ja ia me esquecendo, não coloque todas as bordas retas,pois teu map vai ficar um lixo.

Exemplo de border reta e sem graça :

poxa, interassante isso..
    Cala boca e termina de lê.

Bem, o principal já foi.
    Agora só vamo da um tchan especial .
    '(Lembrando, que se vcs quiserem fazer tudo no 1°Andar, não tem problema, só que ai terão que editar no paint, um andar sobre o outro, e tem perigo de ficar desalinhado.)'

Vamos encher de florzinhas as graminhas verdinhas *-*
    aTchO so homem fi
    Eu também, mas as vezes peço pra minha irmã enfeitar o cenário, pois dá um toque feminino legal . Caso não tenha irmã, tenta pensar como mulher. \o/

O ideal em todo map, é ter pelo menos 3 tipos de arvores/arbustos diferentes.
    Coloque em diferentes locais, não faça uma simetria do map e espalhe uma em cada canto.

Por exemplo, você está fazendo um local deserto, não vá me por arvores enormes e verdes lá, com arbustos cheios de blueberrys o/ [Frutinhas azuis com cheiro de chulé /acredite ]
    Coloque cactus, existem vários tipos no tibia.

Neste caso, colocaremos umas florzinhas.. que fazem parte deste tipo de grass.

Nesta imagem , há 3 'mini flowers' amarelas na grass, e 2 roxas.
    Não faça 3 amarelas e 3 roxas. Fica um negócio meio eskizito.
    Coloque uns arbustinhos, pequenas arvorezinhas, e uma grande, para não ficar muito comum.

Bem, ai termina a cachoeira.
    Caso você queira fazer um parque, com umas coisinhas especiais e panz, coloque um banquinho de madeira no canto eskerdo. Fica bem rox.

Note que em baixo ficou um pouquinho escuro, para isso nós temos um tutorial feito por Victor'Knight :
    http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=294975

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Psy202; 06-08-2009 às 15:09.

Registro
    02-08-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Interior Castelo

Aqui temos uma sala de um castelo.
    Pense em um castelo simples.
    Digamos que fique mais ou menos assim a sala :

UALL
    Nada de especiaLL.

Bem, note que tem algumas janelinhas embaixo, e no canto direito inferior.
    Sempre é bom por janelas, e cuidado colocando portas.

Caso você for fazer uma GIF, terá que fazer as sprites, então se você é preguiçoso, faça que nem a img a cima. Coloque a porta daquele jeito, não vai ficar tosco, apenas menos detalhado. A escolha é sua, mas aqui estarei dando um exemplo de uma HQ.

Minha net é lenta e o img shack num contribui.

Bem, como podemos ver em cima, evite deixar tiles em branco, ou em preto.
    Então, coloque o mesmo tile embaixo da porta.

Como é um castelo, vale lembrar que as culturas provavelmente eram medievais. Procure evitar 'travisseiros , cortinas e panz'. no minimo uma plantinha (vaso) .

Bem, como aqui será uma SALA, colocaremos uma MESA.
    A mesa tem varias partes, não pegue um balcão / big table e junte tudo.
    Procure uma mesa bacana, por mais que seja simples, uma que se pareça com tal.

Tá ficando bacana... só falta mais alguns detalhes..

Ai nós temos a sala do castelo finalizado, com detalhes, porém simples.
    Procure fazer mais o mais próximo possivel de um castelo.

Ai no caso, como era apenas uma sala, não tinha necessidade de por um tapete de urso, poderia ser um tapete vermelho, ou até mesmo um tapete comum.

Note que tem um Wine Cask [barril de vinho] no interior do castelo, isso é interessante, lembra a época medieval e tchans... coloque um pelo menos um enfeite na parede, seja um escudo, como no exemplo, um quadro, mas como é uma sala de um castelo evite cortinas.

Hum obrigado mestre.
    De nada pequeno gafanhoto.
    Última edição por Psy202; 06-08-2009 às 15:07.

Registro
    02-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Estrada

8D Continuando...

Bem, vamos fazer uma estrada, um local de passagem em sua fake.
    Primeiro selecione um ground que você curta, (Grass) geralmente o povo usa a comum (verdinha clara) , e a (verdinha iscura qui eu amu tantul 8D), a terceira é uma velha do tibia 7.6- que está abandonada praticamente. (parece swamp)

Vou usar a graminha verdinha cuti cuti *-*

sua irmã que ta escrevendo?
    não , to tentando ser detalhado mesmo ._.

Ai está. Não faça de uma estrada um hotel, cheio de florzinhas , box, e se for motel ... eskece.

Vamos começar com a estradinha..
    Faça direito, com as borders e tudo certinho.

Bem, como você ve na imagem acima, EVITE 'PELOAMORDEDÉLS' fazer uma estrada RETA. Então não faça uma estrada RETA em hipótese alguma, nem que teu amigo te pagar deizão. ( Por cem aceita :riso: )

lol
    Agora, nós vamos enfeitar, que é a parte mais legal de ser mapper :]
    Coloque NATURE(Arvores,arbustos,etc.) caso queira, coloque uma estatua se vc tiver uma historinha maneira, e panz, coloque também (opcional) Stones,(rochas/pedras)

hmm ta meio vazio, coloca mais um tipo de arvore
    se não deixo eu termina

Bem, esta é uma estrada que não ficou muito reta, alguns detalhezinhos, e panz, e simples, procure enfeitar/encher de caçarolas as cenas mais importantes de sua fake.Sejam elas em um hotel, em um castelo, house,city.

Sobre estrada é só, o PROX será : CITY.
    Última edição por Psy202; 06-08-2009 às 15:06.

Registro
    02-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Houses ;3

Bem, vamos aprender agora como fazer uma casa maneira ;3

humm, vai ficar melhor que os meu barraquinhos de madeira
    Bem, vamos começar com um piso maneiro.

eu num tindi oque ele falo.
    sabe, pense assim, cada piso tem um lugar na sociedade, então, não vá por grama dentro de uma house, e se a parede for de madeira, coloque um piso que combine, exemplo : um de madeira também.
    Mesma coisa com o castelo, piso de pedra, parede de pedra.
    Caso você ache alguma combinação maneira, pode por, mas se for uma fake realistica NÃO me coloque arvore dentro de uma house poh$.

ta certo

Digamos que você escolheu esse piso.
    (Muito esquisito esse piso pode crêr)

Coloque as paredes, recomendo (com este lixo de piso)
    uma cor um pouco mais clara, pois não da um contraste tão grande.

Escolhi essa aqui :

Bem, note que em vermelho está alguns detalhes da parede, na porta, como podemos ver, nós temos um detalhinho em cima.
    Na parede direita, nós temos uma faixa em todas as paredes direitas.
    E no fundo, temos uma espécie de simbolo esquisito.

O simbolo da um tchan na house, mas se você não curte um baseado tira o simbolo doidão.

Note os circulos em azul, você deve ta se perguntando, pra que duas paredes a mais?
    simples, dependendo do jeito que vc tire a print e for fazer uma fake 8x8 (256x256) , não vai ficar tiles em branco / preto.

Então você pode tirar sua print e recortar e colar em 256x256 no paint.
    (Método mais fácil, ou então evite paredes >LOL< house sem parede fica feio, então procure acrescentar esses paredinhas.)

Essa print foi diferenciada, tirei em 9x9 (com tiles pretos do lado) só para vocês terem uma noção.

ALL says: OOOOOoÓhHHHh. :riso:
    Babacas.

Chegou a hora de por a mobilia e os detalhes.
    A parte mais legal né tio ?
    Pra mim sim. Lembrando que não sou seu tio.

Bem, colocamos o tapetinho ali, a cama ali , uma cômoda do lado da cama e panz, o fogão...

A cama tem vários modelos e cores, tem aquele que tem nas caves de swamp troll (tipo duma redinha) , tem a cama normal azul , e tem uma cavala que lanço no 8.1 se não me engano. Vou usar essa cama pra cavalo, uma verde, tem outras cores também.

EPA.
    Ta faltando coisa...

A CORTINA TIO
    sim, colocaremos agora, 'OS DETALHES' , o que realemnte faz a diferença em uma house .

Bem, como podemos ver, tem uma 'mini fonte' na parede ali , ( não é necessário) , coloque um sofázinho, uma cadeira, no caso ali coloquei uma de balanço . TODA house , ou sala fechada, precisa de uma fonte de luz, seja uma janela, uma tocha, uma lamparina sei lá. TEM que ter. O ideal é por umas janelinhas.

O quadro, eu gosto de colocar em minhas houses, mas procure colocar um legalzinho, as cortinas escolha uma cor que combine. Eu gosto da verde, pois fica bem legal em minhas houses 8D

FINISHED !

Enfim tá tudo terminado, podem postar já.
    Espero que tenham gostado.
    Quero deixar bem claro, que não desprezo o tutorial dos outros que falaram sobre mapping, apenas acrescentei algumas coisas, os outros mappers são muito bons .

Your love, Psy202 ;3

Registro
    02-03-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

nem gostei muito
    acho que poderia ter metido muitos mais detalhes nos cenarios .____.

flws

Publicidade:

Ordem da Desordem o forum dos EUHEUEHEUHEUHEUHE

Melhor LT que alguma vez viu. Ou leu. O que você quiser.

Registro
    06-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ficou horrivel cara,vou criar um tutorial descente de cenarios eu acho.
    (:

Registro
    02-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

mélda
    Eu postei esse tuto pq eu só fui implementar, os outros tutos estavaum baaaum também, só que faltava algo.

n acredito que perdi 6 hrs postando img no imageshack e escrevendo u.U e fazendos os mini maps -u.U
    podem dar close no tópico IHSSIUHUSIH
    Última edição por Psy202; 06-08-2009 às 18:10.

Registro
    04-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É, também acho que poderia ter acrescentado mais coisas nos mapas...
    O que eu menos gostei foi o da Estrada. Você poderia ter colocado MUITO mais detalhes ali.
    Enfim, o tutorial não foi em vão. Basta você ir editando o tutorial com cenários mais detalhados... ^^'
    Boa Sorte! ;D

~Arknose

Jarl of Fakerun Avatar de CJean
    Registro
    25-02-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ao meu ver, grande parte do seu tutorial foi para uma pessoa que nunca usou map editor na vida. o_O"
    Você fez coisas um poucos óbvias. Mas mesmo assim gostei de algumas sugestões que você deu. Só que, muitos dos seus cenários ficaram "vagos", especialmente o da estrada que o Smyle citou, pois podia ter inserido tufos de grama, etc. Sem falar que para um tutorial, você sempre tem que considerar o leitor um noob do noob e fazer o mais detalhado possível. :riso:
    De qualquer forma, obrigado pela sua contribuição para com o fórum. Pena que deixou a desejar D:

=]~

http://pedragonhoster.files.wordpres...08/barjean.png

[[THREADTIBIABR="482530"]Aprenda a fazer FAKES de um jeito MUITO FÁCIL!!][/THREADTIBIABR]

Registro
    10-05-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

não gostei..
    sprites antigos..
    poco detalhado..
    melhora ai
    ta ruim

Publicidade:

__________________________________________________ _______________________________________
    Última edição de Elfo; 10-02-2010 às 10:58-Usuário alertado por ser MUITO foda!

Tópicos Similares

1. Jogos | Pokemon ALL VERSIONS
    Por Sir Drayk Maximus no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 12785
    Último Post: 17-09-2017, 10:19
  2. [Tutorial] Fazendo Cenários Com Detalhes
    Por Jack Foxy no fórum Artigos e Tutoriais
    Respostas: 35
    Último Post: 29-08-2011, 21:49
  3. [Tutorial] Os personagens para a sua fake [Tutorial]
    Por D.L. no fórum Artigos e Tutoriais
    Respostas: 13