.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
.
Última edição por luizjuiz; 01-07-2015 às 01:47.

Ok, eu não expliquei porque eu não sabia se estava certo. Mas como o luizjuiz que pelo que eu vi entende bem também, confirmou vou tentar explicar melhor.
Tipo, o vetor da aceleração tem que ser decomposto em dois outros vetores.Aí tu faz um triângulo pra isso.Sendo a aceleração(4) a hipotenusa e o angulo de 60, o cateto oposto fica 2, e o adjacente fica como 3,48.Essa são as acelerações decompostas.Se tu fizer no papel, vai ver que a aceleração de 2 fica na mesma direção da velocidade 10m/s.E a outra fica perpendicular.
Essa aceleração perpendicular é a aceleração centrípeta.
Pela fórmula, a(centrípeta)=(V^2)/R
Como v=10, fica 100/r=3,48
r=28,73
Hmm... a parte algébrica eu consegui entender.
Mas eu não tô conseguindo visualizar o desenho... A aceleração centrípeta é perpendicular a o que e forma 60º com o que...?
E da onde é esse raio...? Esse triângulo maluco aí que se forma é dentro de uma circunferência?
E o módulo da aceleração escalar é qual desses?
E valeu aí, claro. :happy:

Tipo, primeiro esquece esse vetor velocidade, vamos olhar só pro vetor aceleração. Ele tem módulo de 4 e faz um ângulo de 60 com a horizontal.Certo, vamos decompor usando um triângulo(o triângulo é só imaginário), de acordo com o desenho:
Aí você gerou 2 vetores apartir dele.Um na horizontal, e outro na vertical.Esses dois vetores estão atuando na partícula.O que está na horizontal está "em cima" do vetor velocidade, e não vai mais influenciar no problema.O módulo deste é 2m/s^2.
O outro vetor está na vertical, e tem módulo 3,48. Esses vetor é similar a aceleração centrípeta.Sim, aquela aceleração lá de movimento circular e tal.
A fórmula de aceleração centrípeta é: a=(V^2)/R
V=10, e a=3,48 certo?
Aí botando na fórmula você acha que R=28,7.Aproximadamente.

Acho que pode-se dizer que sim, tipo ela sempre aponta pro centro do círculo.O raio não é um vetor nesse caso, é uma medida.Então conceitualmente está errado, mas a idéia é essa mesmo.
Continuem postando essas paradas, preciso treinar enquanto estou de férias.Cálculo, física, química...Até prog eu sei alguma coisa.Sou viciado em resolver esses probleminhas hahaha.
Última edição por Tezcatlipoca; 10-07-2009 às 20:09.
Hauheauhea, valeu aí cara!
E, bem, na verdade tem outros aqui que eu não sei fazer, mas que nem devem ser tão difíceis... Tipo esse:
Um carro faz um percurso de 140km em 3h. Os primeiros 40km ele faz com certa velocidade escalar e os restantes 100km com velocidade média que supera a primeira em 10km/h.
Qual a velocidade média nos primeiros 40km?

i) primeiros 40 km
v = 40/t1 (Equação I)
ii) 100 km restantes
v' = v+10 = 100/t2 (Equação II)
Sabemos também que o tempo total é de 3 horas:
t1 + t2 = 3 (Equação III)
As equações I, II e III nos dão portanto um sistema, contendo 3 incógnitas, v, t1 e t2. Resolvendo este sistema encontramos o valor desejado. Não resolverei aqui, mas o caminho é esse aí se não cometi erros.