Postado originalmente por
xmina
Os jogos são salas de bate-papo encrementadas, estamos usando os sentidos na realidade , sem ser um ser imaginário, estamos vendo o computador e trocamos pensamentos atraves de uma rede, pensamentos que geram sentimentos.... irreal me parece ser imaginação , ou fictício.
Não discordo disso, inclusive é o que defendi durante o texto, o que afirmei é que há quem veja como fictício, como algo exterior a realidade, ora, fora da realidade é puramente irreal.

xmina
O virtual não é o oposto da realidade, não é irreal, talvez seja pararelo. Empresas como a Nike, Sonic, tem ilhas no Second Life e isso já basta para provar que o virtual é bem "real".
É esse tipo de efeito que é temível quando utilizamos eufemismos deste gênero,
Certas imagens do mundo real só podem ser lidas e interpretadas através da simulação, como por exemplo as estruturas atômicas dos cristais, O virtual ajuda a dar sentido ao real.
Bom argumento você utilizou, de fato, o "virtual" não é oposto à realidade, mas concorda que até uma imagem tida como "virtual" é real? Ela existe, mesmo que em forma de sinais luminosos no monitor, ela partiu de uma origem filosófica, esta simulação que você disse foi criada a partir de uma tese sobre o real, logo ela também é real.

xmina
Se vc enxergar o meu ponto de vista vc muda essa sua conclusão. O virtual existe, e ainda assim é preciso uma palavra nova para conceituar esse "virtual" de que falamos.
Eu creio, e estou convencido, que virtual é um eufemismo criado - pela ideologia dos meios de comunicação em massa - para "suavizar" a realidade, ou dar uma idéia de alteração para ela. É uma palavra muito imprópria, pois ela se encaixa perfeitamente no contexto de manipulação em que a sociedade esta inserida, vou dar um exemplo banal:
"O
Manifestantes do MST
invadiram ontem terras no interior de Minas Gerais, segundo o governo federal, a polícia local
deteve os invasores, que foram parar na delegacia, mas foram em seguida liberados"
"
Integrantes do MST
se apropriaram, ontem, de terras no interior de Minas Gerais, segundo o governo federal,
foi aberto um inquérito contra os participantes do movimento, que respondem em liberdade."
Este é o tipo de efeito que a utilização de eufemismos causa, manipulatório. É claro que as duas frases dizem o mesmo, mas dependendo de qual mensagem é passada, em um meio de comunicação qualquer, a opinião do receptor se forma de uma maneira ou de outra totalmente antagônica.
Voltando ao assunto, nosso pensamento não se difere, você vê exatamente como é para ser, o que houve foi uma diferença ao pensar a palavra virtual, pois cada um estava com um conceito em mente, você disse no ultimo post que ele "não existe em forma física", se for considerar desta forma, é admitida a palavra virtual, pois é um virtual com significado de real. O que é errôneo é pensar que são duas coisas diferentes.
Muito obrigado pelo feedback, pois ajudou bastante a desenvolver o tema.
Heenin, "Iczto non Ecziste !"
Smyle, valeu pelo apoio.
Mercenaryoo, eu acho que você está errado na sua abordagem, pois como diz um velho chavão popular: "toda generalização é burra".
Peixemorto12 Eu achei interessante esse ponto de vista sobre interpretação, mas acho um tanto quanto improvável que alguém interprete um personagem a todo momento, e para esclarecer uma coisa sobre o que você entendeu que eu disse, não estou dizendo que ser PK no jogo é "pegar o trezoitão" na realidade, PK no jogo pode ter outros significados, como diversão, enfim.
Boa noite a todos.