Olha, se vai fazer um curso da parte de Exatas, tenha MUITA disposição pra estudar. A matemática que você estuda é beeeeem avançada e requer MUITA visão e bagagem. Cálculo não é simples, mas também não é o bicho de sete cabeças que muita gente fala se você conseguir ter calma e saber estudar. É apenas um estudo mais aprofundado de funções.
Quanto a minha faculdade, te digo que EU faço Química Industrial. Dependendo da sua engenharia, talvez você tenha mais química que os outros no currículo. Te digo o seguinte, é uma parte pesadíssima. Pesada DEMAIS. Cursos como química, física e matemática são fáceis de entrar, mas MUITO difíceis de sair.
Você verá algo como física quântica que tem aplicações na química e na física, não sei o quanto você irá se aprofundar, mas é algo BEM chato.
Mas sério, sendo muito sincero, escolha com o coração mesmo. Engenharia, química, física, matemática, são cursos muito legais, abrem sua visão a um nível jamais visto, enxerga o mundo de outra maneira totalmente descomunal!

Postado originalmente por
Lord dx
Eng mecanica só ve carros e movimento?
Eu sei que os primeiros anos é igual a todas as eng.
Tipo é que falam mas eu nunca entendo...e pelo nome mecanica eu penso que é algo relacionado com carros, movimento, ou o assunto mecanica que tem no ensino médio...
é só isso mesmo? eu sei q tem alguns faculdades que vc pode se direcionar mas quero saber se é isso basicamente ou estou errado. É essa a grande duvida que tenho =)
Meu irmão faz Engenharia Mecânica. E o que eu vejo nos livros dele são coisas que de nada tem haver com carros. Você trabalha com uma mecânica pesada mesmo, digo de corpos. Imagina que tem uma peça doida lá, de três ou quatro componentes, cada um gira pra um lado, numa direção, sentidos e de forma diferentes... você tem que calcular aceleração e velocidade de cada um em relação ao outro... essas coisas. É como qualquer curso da área exata. No ensino médio você vê o superficial, a introdução, lá você expande a sua visão.
Quiser direcionar seu estudo, existe algo chamado "stritu sensu" que é a especialização. Faz após o curso.

Postado originalmente por
el mont bolado
queria fazer eng química ou de produção
alguém com conhecimento aí em alguma delas poderia me flar se os cursos delas são bons e se o mercado de trabalho é interessante também.
obrigado.
Falando da engenharia química... é um curso para aqueles que não gostam de química! Apresenta uma física bem pesada e uma química pra lá de teórica. Nada de laboratórios nem nada, só projetos, projetos, projetos, administração e só. A química você vê na faculdade, beleza, mas não utiliza nem 10% se comparado a um químico industrial.
----
@Topic
Falaram de desenho técnico. Na boa: ATÉ EU tenho Desenho Técnico. E EU ODEEEEEIO! Estou tendo geometria descritiva agora e não estou a fim de fazer desenho técnico! Maldito seja o MEC.