Bom, eu faço engenharia da computação, tenho alguns amigos formados em ciências, conheço alguns que fazem sistemas de informação e pesquisei pra caralho antes de entrar na engenharia.
Vamos lá.Pra começar, Engenharia da Computação no Brasil é um curso realmente novo.De fato, no início, em sua criação, o curso focava em hardware.
O Brasil então produziria bacharéis em ciências da computação para software e engenheiros da computação para hardware.
Acontece que, o mercado de hardware no Brasil é uma merda.Praticamente nada é desenvolvido aqui, e tudo produzido não passa de placas-mãe de marcas baratas vindas de Manaus.
Então, os engenheiros se sentiram injustiçados (porra) por manjar menos de software.Fora isso, muitos desses queriam, como eu, administrar projetos de software, mas as faculdades não davam muita ênfase nisso.
Tanto que, muitos cursos nem se chamavam engenharia da computação, apenas "engenharia eletrônica" ou "engenharia eletrônica e da computação" (como é na UFRJ)
Até que chegamos na década de 90 e isso mudou.Os acadêmicos resolveram falar "porra perae" e mudar os cursos.
Alguns cursos foram feitos para ter 50%~50% hardware software, outros cursos foram divididos em 2 (a UFRJ tem Engenharia Eletrônica e da Computação (hardware) e o curso Engenharia da Computação e Informação (software).
O curso da Puc-Rio, onde eu faço, desde sempre foi mais voltado pra software (graças a deus) (tanto que, só neste ano foi criado o bacharelado em ciências da computação, antes disso toda a pesquisa era feita por engenheiros ou por sistemas de informação, mas eles pesquisam menos).Agora ele tá entupido de eletivas/optativas deixando que cada um faça o que quiser e aprenda o que quiser, basicamente..então teríamos gente com grade idêntica á de ciências só que com título de engenheiro.
Outros cursos também optaram por criar um milhão de eletivas (matérias que você escolhe se quer ou não) para deixar os alunos decidirem se querem software ou hardware.
Então, como podem ver, o curso depende muito do LUGAR que você está cursando.Tem que olhar antes na grade da faculdade.
eu até passaria a grade da puc-rio, mas tivemos reforma curricular ESSE ano e ainda não saiu no site o novo currículo, só sei que melhorou porrilhometricamente (substituíram coisas inúteis como cálculo 3 e álgebra linear 2 e botaram + software)
ps: outra vantagem, mais escrota, é o peso do título de engenheiro. pra concursos públicos e algumas empresas boas, isso conta.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação