Curtir Curtir:  0
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234
Resultados 31 a 36 de 36

Tópico: O que faz um engenheiro da computação?

Registro
    18-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom, eu faço engenharia da computação, tenho alguns amigos formados em ciências, conheço alguns que fazem sistemas de informação e pesquisei pra caralho antes de entrar na engenharia.

Vamos lá.Pra começar, Engenharia da Computação no Brasil é um curso realmente novo.De fato, no início, em sua criação, o curso focava em hardware.

O Brasil então produziria bacharéis em ciências da computação para software e engenheiros da computação para hardware.

Acontece que, o mercado de hardware no Brasil é uma merda.Praticamente nada é desenvolvido aqui, e tudo produzido não passa de placas-mãe de marcas baratas vindas de Manaus.

Então, os engenheiros se sentiram injustiçados (porra) por manjar menos de software.Fora isso, muitos desses queriam, como eu, administrar projetos de software, mas as faculdades não davam muita ênfase nisso.

Tanto que, muitos cursos nem se chamavam engenharia da computação, apenas "engenharia eletrônica" ou "engenharia eletrônica e da computação" (como é na UFRJ)

Até que chegamos na década de 90 e isso mudou.Os acadêmicos resolveram falar "porra perae" e mudar os cursos.

Alguns cursos foram feitos para ter 50%~50% hardware software, outros cursos foram divididos em 2 (a UFRJ tem Engenharia Eletrônica e da Computação (hardware) e o curso Engenharia da Computação e Informação (software).

O curso da Puc-Rio, onde eu faço, desde sempre foi mais voltado pra software (graças a deus) (tanto que, só neste ano foi criado o bacharelado em ciências da computação, antes disso toda a pesquisa era feita por engenheiros ou por sistemas de informação, mas eles pesquisam menos).Agora ele tá entupido de eletivas/optativas deixando que cada um faça o que quiser e aprenda o que quiser, basicamente..então teríamos gente com grade idêntica á de ciências só que com título de engenheiro.

Outros cursos também optaram por criar um milhão de eletivas (matérias que você escolhe se quer ou não) para deixar os alunos decidirem se querem software ou hardware.

Então, como podem ver, o curso depende muito do LUGAR que você está cursando.Tem que olhar antes na grade da faculdade.

eu até passaria a grade da puc-rio, mas tivemos reforma curricular ESSE ano e ainda não saiu no site o novo currículo, só sei que melhorou porrilhometricamente (substituíram coisas inúteis como cálculo 3 e álgebra linear 2 e botaram + software)

ps: outra vantagem, mais escrota, é o peso do título de engenheiro. pra concursos públicos e algumas empresas boas, isso conta.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Nightmare Elf; 22-03-2009 às 12:49.

Banido
    Registro
    10-10-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Humm entao no curriculo, engenharia é melhor que ciencias né?

vou fazer engenharia com enfase em software tambem... hardware aqui no Brasil não rola...

Banido
    Registro
    02-09-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

é sempre melhor fazer engenharia porque tu ganha diploma de engenheiro também, amplia seu horizonte.

Registro
    11-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

pelo menos aqui na ufrn, a engcomp dá muita ênfase à automação e controle, tipo, um dos trabalhos que eu fiz foi o seguinte:

tem 2 tanques de água e uma bomba que joga água nesses tanques, aí eu tive que fazer um software que controlasse essa bomba de modo a deixar ou o primeiro ou o segundo tanque no nível de água desejado, o mais rápido possível.

E nessa disciplina eu não fiz isso, mas um engenheiro de computação também pode ter que se preocupar em fazer as placas para comunicar a bomba com o computador, assim como os drivers para comunicar o computador com as placas.

no curso eu também aprendi algumas coisas sobre redes de computadores, quem quiser também pode pagar disciplinas de criptografia, redes industriais (ao invés de redes de computadores são redes de sensores, controladores, etc) e aprende bastante também sobre transmissão de dados e inteligência artificial.

Resumindo: você mexe bastante tanto com programação quanto com eletrônica, unindo bem as duas coisas. É mais voltado para indústrias e coisas do tipo

Registro
    30-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Vou ressaltar que todas as informações que eu citei são baseadas na grade curricular da Ufrgs.
    Quem está com dúvida sugiro olhar porque vai ver claramente a diferença:

Ciencias da computação:
    http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInfo...95&sem=2009012

Engenharia da computação:
    http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInfo...07&sem=2009012

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    13-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Engenheiro de computação faz desde análise a monta rede
    flvv

_doydaun_

Tópicos Similares

1. Tecnologia | Placas de vídeo - Um guia para iniciantes
    Por Mozts no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 11
    Último Post: 15-01-2010, 23:57
  2. Taverna | 281 Curiosidades! Vejam!