Índice
1. Download
2. Comentários
2.1 Por quê Photoshop?
3. Ferramentas
4. Começando
5. Grid - Grade
6. Alinhando
7. Brushes
7.1 Brushes - Criação e utilidades
7.2 Brushes - Baixando e Instalando!
8. Blending Options
9. Filters - Filtros
10. Magic Wand Tool
11. Paint Bucket Tool - Balde de tinta
12. Créditos
13. Comentários finais
1. Download
Bom, como é proibido postar cracks aqui, e sei que ninguém aqui vai querer comprar uma key do Photoshop, recomendo dar uma olhada nessas duas comunidades do ORKUT
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1062172
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=683228
Quem realmente não conseguir entender algo no tutorial ou não conseguir baixar me mande uma MP que eu mando meu MSN
2. Comentários
Já estou pra terminar esse tutorial faz tempo, fiz ele sempre tentando não olhar outros tutorial para não copiar nada,
mas é claro que eu dei umas olhadinhas pra ter uma base e pra não esquecer de nada.
Esse tutorial foi feito com o Photoshop CS4 em Inglês, por isso sempre usarei os termos em inglês (como a maioria dos tutoriais de photoshop por ai)
O Photoshop também faz GIFs, porém eu não domino essa área dele, já tentei, mas não sei se é por burrice minha, mas eu achei o Fireworks um pouco melhor para fazer FAKES EM GIF,mas Gifs menores é tão eficiente quanto
2.1 Por quê Photoshop?
A diferença do Photoshop e do Fireworks é a seguinte:
O Photoshop foi criado para manipular fotos e imagens, enquanto o Fireworks foi criado para Webdesign. Ou seja, o Photoshop possui mais recursos para lidar com imagens,
como os brushes (Pincéis) e os filters (Filtros)
3. Ferramentas
Clique para não quebrar o layout '-'
http://xs136.xs.to/xs136/09081/untitled-2369.png
4. Começando
Vamos começar... Mas como?
Você precisa baixar o Fakerlab Desk e o Fakerlab Wardrobe, que podem ser encontrados no site www.fakerlab.site40.net
Abra o Wardrobe e faça um outfit para você, escolha um nome e pronto!
Feito isso, você precisará de um programinha chamado Remere's map editor, mas é proibído divulgar aqui no fórum, portanto jogue no google "REMERESMAPEDITOR" que você vai
achar com certeza.
Ótimo, agora que você já tem o programa, abra-o e crie um cenário, de preferência 8x8 (8 sqms por 8 sqms [SQM = um quadradinho do tibia]), é o tamanho mais usado nas HQs.
Só procurar na seção de tutoriais, mais precisamente no tópico fixo de tutorias, que você encontra um (ou mais) guias de cenáriosMas seu Ignus, eu não sei criar um cenário!
Muiiiito bemm, agora abra seu Photoshop, vá em FILE > NEW, como na imagem abaixo:
Vai aparecer uma telinha... Bem, vamos usar um pouco de matemática. Um SQM do Tibia possui 32 pixels, portanto, se você criou um cenário 8x8 SQMs, obrigatóriamente seu
arquivo no photoshop terá que ter tamanho mínimo de 256x256 pixels (8x32 Dehr O_o)
Imagem pra ilustrar:
Agora que temos o arquivo aberto, cole seu belíssimo cenário :riso:
5. Grid - Grade
Reservei uma parte só pra esse importante passo. Vá em EDIT > PREFERENCES > GUIDES, GRID & SLICES, segue a imagem:
Agora configure a GRID assim:
GRIDLINE EVERY: 32 PIXELS
SUBDIVISIONS: 1
A cor eu deixo vermelha, eu acho que destaca mais.
Simples, aperte CTRL + ' (a tecla embaixo do EXC, do lado esquerdo do 1)Mas Ignus, eu configurei direitinho e não apareceu nenhuma Grid
6. Alinhando
Não queria citar isso aqui mas vou, pois eu acho que o desalinhamento é um dos piores erros de uma fake
Alinhando os outfits e lifebars:
Simples, o char fica 8 pixels de distância da grid, pra esquerda e pra cima. (IMAGEM)
A lifebar é quase a mesma coisa, mas você tem que colocar no SQM de cima do outfit, e deslocar 11 sqms ora esquerda e 8 sqms pra cima (IMAGEM)
Alinhando criaturas:
Bom, a maioria das criaturas são alinhadas igual os outfits, porém há exceções. Por exemplo, o Demon é simplesmente colado na Grid, e sua lifebar é colada em baixo e é
deslocada 3 pixels pra esquerda em vez de 11 (11-8 = 3 px, faz sentido?)
Ninguém sabe exatamente, como o marco diz, é só usar seu bom-senso :riso:Mas IIIIIIgnus, como eu vou saber como alinhas cada monstro?
Chega de enrolar, vamos pra parte Photoshópica :riso:
7. Brushes
AHAMM! Aqui uma das casadas do photoshop!
Brushes nada mais são que pincéis, porém você mesmo pode criar seus brushes, como "carimbos"
Primeirp pegue a ferramenta brush, clique com o botão direito em qualquer locar da imagem (IMAGEM)
Certifique-se que você tenha alguma Layer (Camada) selecionada, e que ela seja imagem, não um texto!
Bom, dê uma 'brincada' em todos os tipos de brush que o photoshop já possui para vocês entenderem melhor.
LEGAL LEGAL, vamos ao que interessa.
7.1 Brushes - Criação e utilidades
Há! Imagine que você criou um efeito de magia, ou algum carimbo legal, ou alguma assinatura ou sei lá, e queira guardar pra usar em outras fakes.
Com brush isso é possível. MAS COMO??
Vamos lá!
Um exemplo bem bobinho do efeito que eu vou transformar em brush (IMAGEM)
Primeiro: certifique-se que seu efeito esteja em outra camada!(IMAGEM)
Agora copie seu efeito SEM O FUNDO/CENÁRIO para outro documento com o fundo TRANSPARENTE (IMAGEM)
Agora vá em EDIT > NEW BRUSH PRESET...
Escolha um nome para seu brush e PRONTO!!
Calma, é o seguinte, isso só define o contorno no efeito, sim não fica exatamente igual... (IMAGEM)EPAA! Ignus! Mas essa porcaria não funcionou direito! Meu efeito ficou faltanto partes!
A vantagem? Vou mostrar a vantagem: (IMAGEM)Grande fezes! Qual a vantagem dessa porcaria então?
Hááá! Que tal fazer efeitos desse tipo com apenas alguns cliques? Confira na parte 7.2!
7.2 Brushes - Baixando e Instalando!
É isso! Você pode baixar brushes de outras pessoas... Aquele efeito nada mais é que um carimbo, eu só arrumei a perspectiva e pintei... Magico não? :riso:
Vamos lá, um bom site para baixar os brushes é www.deviantart.com
Há um menu na coluna esquerda, clique em RESOURCES & STOCK IMAGES > APPLICATION RESOURCES > PHOTOSHOP BRUSHES
Na parte superior direita, escolha ALL TIME
Agora procure um Brush legal e clique nele. Isso irá te levar para outra página, clique em DOWNLOAD na coluna direita e baixe o brush.
Agora que baixou, vamos instalar.
Vá na pasta do seu photoshop, procure a pasta PRESETS, e vá na pasta BRUSHES. Coloque o arquivo nessa pasta (Se o arquivo for zipado, extraia-o para essa pasta)
Se o seu photoshop estiver aberto, reinicie-o, pronto! Seu brush está instalado, para selecionar eu ensinei no começo do 7. Brushes :riso:
FIM FIM FIM, vamos para o próximo e NÃO MENOS IMPORTANTE 8
8. Blending Options
Outra GRANNNNNDE sacada do photoshop são as blending options. Vamos entender melhor?
Crie um arquivo, com 2 Layers (Camadas) O cenário em baixo, e uma por cima com seu outfit
Agora clique com o botão direito na Layer de seu outfit, e escolha a opção BLENDING OPTIONS, brinque um pouco e veja o que acontece :riso:
Não tem muito o que dizer aqui, você pode fazer efeitos simples e bonitos, como esses: (IMAGEM)
Simples, prático, útil e eficiente, nada mais a dizer, vamos pro próximo
9. Filters - Filtros
Essa é uma outra grande sacada, mas não é tãããão útil para as fakes, segue alguns exemplos de efeitos por filtro: (IMAGEM)
Resumindo, os filters são excelentes para fazer efeitos e para layouts bonitos :riso:
Uma dica, pra criar algo somente com os filters, algo do 0 mesmo, vá em filter > Render
E aplique os outros filtros em cima de alguma render (Clouds e difference clouds)
Também não há muito mais o que falar, vou postar uma lista com a tradução dos filtros pra quem usar o photoshop em português, procurem tutoriais aqui mesmo
no tibiabr na seção design que vocês encontram bastante coisa com relação aos filtros (Acredito eu)
Acabamento – Render
Efeitos de iluminação – Lighting Effects
Nuvens – Clouds
Nuvens por diferença – Difference Clouds
Reflexo do Flash – Lens Flare
Transformação 3D – 3D Transform
Artisitico – Artistic
Lápis de cor – Colored Pencil
Recorte de Arestas – Cutotut
Pincel a seco – Dry Brush
Foto Granulada – Film Grain
Alfresco – Fresco
Néon – Néon Glow
Tinta Base – Paint Daubs
Espátula – Palette Knife
Plastificação – Plastic Wrap
Arestas Poterizadas – Pôster Edges
Pastel – Rough Pastels
Bastão de Borrar – Smudge Stick
Esponja – Spongue
Toques de Tinta – Underpainting
Aquarela – Watercolor
Croqui – Sketch
Baixo Relevo – Bas Relef
Giz e Carvão – Chalk & charote
Carvão – Charcoal
Cromo – Chrome
Craynon Conté – Contém Craynon
Bico de Pena – Grapich Pen
Matriz de Meio – Halftone Patter
Papel de Carta – Note Paper
Fotocópia – Photocopy
Gesso – Plaster
Reticulação – Reticulation
Estampa – Stamp
Arestas Rasgadas – Torn Edges
Papel Molhado – Water Paper
Desfoque – Blur
Desfoque – Blur
Desfoque Maior – Blur More
Desfoque Gaussiano – Gaussian Blur
Desfoque de Movimento – Motion Blur
Desfoque Radial – Radial Blur
Desfoque Inteligente – Smart Blur
Distorção – Distort
Brilho Difuso – Diffuse Glow
Sucção – Displace
Vidro – Glass
Marola – Ocean Ripple
Combinar – Pinch
Coordenadas Polares – Polar Coordinat
Ondulação – Ripple
Cisalhamento – Shear
Esferização – Spherize
Redemoinho – Twirl
Ondas – Wave
Ziquezange – ZigZag
Arestas Brilhantes – Glowing Edges
Estilização – Stylize
Difusão – Diffuse
Entalhe – Emboss
Extrusão – Extrude
Indicação de Arestas – Find Edges
Ladrilhos – Tiles
Solarização – Solarize
Traçado do Cotorno – trace Contour
Vento – Wind
Nitidez – Sharpen
Arestas Nítidas – Sharpen
Máscara de Nitidez – Sharpen Edges
Nitidez – Sharpen More
Nitidez Maior – Sharpen More
Pixelização – Pixelate
Meio Tom em Cores – Color Hafttone
Cristalizar – Crystallize
Facetar – Facet
Fragmentar – Fragment
Meia-Tinta – Mezzotitnt
Mosaico – Mosaic
Pontilhar – Pointillize
Ruídos – Noise
Adicionar Ruído – Add Noise
Desfoque Seletivo – Despeckle
Sujeira e Rabiscos – Dust & Scratch
Mediana – Median
Textura – Texture
Craquelé – Craquelure
Granulado - Grain
Ladrilhos de Mosaico – Mosaic Tiles
Bordado – Patchwork
Vitral – Stained Glass
Texturizador – Texturizer
Traçados de Pincel – Brush Strokes
Arestas Acentuada – Accented Edges
Traçado Angular – Angled Strokes
Hachura – Crosshatch
Traçado Escuro – Dark Strokes
Rastro de Tinta – Ink Outlines
Borrifo – Spatter
Traçado Borrifado – Sprayed Strokes
Sumi-e – Sumi-e
Video – Video
Desentrelaçamento – De-Interlace
Cores NTSC – Colors NTSC
Outros – Other
Personalizar – Custom
Alta Freqüência – High Pass
Máximo – Maximun
Mínimo – Minimun
Deslocamento – Offset
Digimarc – Digimarc
Embutir Marca d´agua – Embed Watern
Ler marca d´água – Read Watermad
10. Magic Wand Tool
Isso mesmo, ela é mágica! Uma das ferramentas mais poderosas do Photoshop. Vamos entender um pouco. Logo em cima da barra de ferramentas, ao selecionar a MWT aparece a seguinte barra:Pra que serve essa varinha mágica Ignus?
Tolerance: A semelhança das cores, quanto o menor o número, menor será a diferença das cores que ele vai selecionar
Anti Alias: Se ativado, ele dá um efeito de anti aliasing quando você deleta o selecionado. Deve estar DESATIVADO quando for tirar o fundo de um outfit, pra não danificar o contorno do mesmo
Contiguous: Esse é importante, se DESATIVADO, funciona exatamente igual o SELECT SIMILAR do fireworks, ele seleciona os pixels com a mesma cor mesmo se não estiver junto do resto da cor. Estranho né?
Vou tentar dar um exeplo.
Sabe aqueles malditos pixels rosas que sobram nas falas?? Se você selecionar a cor rosa com tolerance 0 e a opção contiguous desativada, ele vai tirar todos eles!
Mas cuidado! Cuidado com a tolerance e o contiguous, você pode tirar pixels sem querer de dentro do seu outfit!
Sample All Layers: Se ativado, irá selecionar a cor em todas as camadas, se não, somente na camada selecionada
Deixo uma degradê aqui pra vocês brincarem com a MWT e entenderem melhor, coloquem no Photoshop e divirtam-se
11. Paint Bucket Tool - Balde de tinta
Decidi fazer também uma parte somente para essa ferramenta
Calma ae, o PBT aqui é meio diferente que o do nosso querido (ou odiado) paintMas pra quê? qualquer babaca sabe que o Balde de tinta joga cor!
Tranquilo =PAh tá! Desculpa então
Vamos lá
Ao selecionar a PBT, aparece uma barra praticamente idêntica a da Magic Wand Tool, por isso não vou explicar novamente, mas vou dar algumas dicas pra entenderem melhor: (IMAGEM)
Teste Tolerance e contiguous nos quadradinhos
No centro do círculo vermelho há um círculo cinza, dentro dele use baldes com a opção Anti alias e contiguous ativados. Só isso, não tem muito como explicar
12. Créditos
Diluo - eu somente fiz o mesmo esqueminha de perguntas quotadas, espero que num fique bravo, eu só achei melhor pra entender, se quiser eu retiro
Fórum do Baboo
Photoshop
Remere's Map Editor
Sleazy, fiz o tutorial só porque ele fica me enchendo o saco no msn pra fazer efeitos pra ele hsAHUsHUAS brincadeira =P, mas num tem créditos pra você aqui não =D
13. Comentários finais
Bom galera, encerro por aqui esse tutorial, porém vou reservar um espaço no tópico pra postar mais coisas *segredo* Mahuauhauha
E se eu esqueci de algo, me perguntem, relembrando, quem realmente se interessar e tiver dúvidas me mande uma MP que eu retorno com meu MSN pra vocês :riso:
Sinceramente, Não quero meu nome no fim da sua fake nem nada disso, você lendo esse tutorial e saber que contribui de alguma forma pra sua fake ficar melhor já fico muito feliz :riso:EPA, PERAEE! SE ME ENSINOU TUDO ISSO, O QUE EU POSSO FAZER POR VOCÊ?
Mesmo que não entendeu, vamos lá, me mande uma MP, eu ajudo, eu quero pessoas interessadas nisso aqui!! Quero ver o nome do Photoshop no fim das fakes! :riso:
Abraços do Ignus![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação