
Postado originalmente por
mestre do yellow
Penso assim, embora...
Embora o Dinho Dark tenha razão, as terras que eles invadiram foram compradas com o suor de alguem. Se nao foi com o dinheiro do sujeito q a ocupa legalmente hj, de um antepassado que deixou as terras/o dinheiro para comprar as terras de herança, conseguido por trabalho duro do antepassado.
A menos que o dinheiro usado na compra da terra seja proveniente de roubo, a invasao de terras é algo sim repudiavel.
Mesmo raciocinio pro caso dos sem-teto.
A propriedade tem que cumprir uma função social. Há anos as nações mais desenvolvidas se baseiam nisso. A propriedade ilimitada, conceito da Roma antiga, não existe há muito tempo. Temos vários artigos de nossa CF versando sobre isso, um livro inteiro do CC e um ano inteiro de faculdade aprendendo sobre os direitos reais.
@Quando ao MST e outros movimentos:
Sou a
FAVOR. É óbvio que grande parte do movimento foi desvirtuado, mas ainda existe gente honesta e necessitada entre os participantes, e são a maioria. Tive a experiência de passar 5 dias hospedado em um acampamento do MST, projeto encabeçado por um grupo de estudos da minha faculdade, e vi que a coisa realmente é séria. Claro que atualmente o MST é usado até como chantagem política, mas é natural esse desvirtuamento em um movimento de tamanhas proporções.
Sim, o trabalhador rural merece um pedaço de terra para agricultura de subsistência e as terras improdutivas, com mero objetivo de especulação, não devem existir.
Abraços.