Postado originalmente por
Melroch
Opa, está brincando de ser teísta? Já que sim, te convido a pensar com uma lógica teísta.
Em todas as religiões teístas, quer sejam monoteístas ou politeístas(caramba quantos ~teístas >.<), há algum deus superior, uma Causa Primeira do universo, certo? Então te convido a investigar esse possível deus superior e escolher o deus que se encaixa melhor em um teísmo coerente:
Eu estou brincando de "seu deus não é único.". Respeito por outras religiões.

Melroch
1)Tal Deus, sendo a Causa Primeira do Universo, que tem tudo infinitamente pode ser mau? Fazer o mal é querer roubar o que é dos outros e ser omisso é querer não desperdiçar o que tem. Nenhuma destas intenções se encaixa em Deus, logo Ele é necessariamante bom.
Esses deuses eram todos bons. Na verdade, alguns até mais agradáveis que o que você defende. Cada um cuidava de SEU dever, mesmo que isso o fizesse parecer "mau".

Melroch
2)O homem está entregue ao egoísmo pois todas as suas ações são baseadas no seu próprio valor moral e na sua própria dignidade. Deus, enquanto Causa Primeira, é a Fonte última de todo valor moral e dignidade.
Zeus e Odin são, por exemplo, dois deuses morais e dignos EM SUAS RESPECTIVAS RELIGIÕES. Odin, um deus sábio, justo e guerreiro. Zeus, um deus também sábio e justo.

Melroch
3)Deus,na qualidade de Causa Primeira que tudo possui infinitamente, é naturalmente Bom. Sendo naturalmente Bom Ele naturalmente cria seres livre para amá-lo ou odiá-lo, e não seria um ditador cheio de interesses egoístas. Logo Ele agiria em favor da humanidade afim de mudar sua situação espiritual baseada no egoísmo e assim livrar a humanidade do fim natural do egoísmo: destruição e morte.
Jeová não me parece tão Bom assim. Afinal, transformar pessoas em estátuas de sal por olhar pra trás me parece algo Mau. Pelo Velho testamneto todo ele se mostra um ser maligno, cheio de picuinhas com os humanos, COMO OS DEUSES MITOLÓGICOS (quer dizer, ele também é um desses...)

Melroch
4)A única maneira de Deus livrar o homem sem interfirir em sua liberdade, é sendo seu representante legal, e a única maneira de ser representante legal do ser humano seria se tornar um ser humano Ele próprio. Apenas assim Ele poderia combinar sua dignidade moral divina com a humanidade.
O Novo testamento é realemnte um pouco mais moral que o Velho. Afinal, não precisamos mais apedrejar pessoas por motivos idiotas. Mas existem deuses morais em outras filosofias QUE SE MISTURAVAM AOS HUMANOS.

Melroch
Deus teria de: Viver a Vida perfeitamente digna e Altruísta (Tendo realmente Tudo e se abstendo de tudo que tinha, e assim ganhando para o ser humano a vitória sobre o egoísmo moral), morrer e Ressucitar (Ganhando para o ser humano a vitória sobre a morte e a destruição). Tudo isso claro, sem interferir na liberdade dos humanos, tal vitória sobre a morte teria que ser uma escolha individual de cada ser humano.
Isso numa lógica CRISTÃ, não numa lógica teísta.

Melroch
5)Há pelo menos 4 condições necessárias que identificam o Deus-Homem: Afirmar ser o único Deus-Encarnado---Realizar milagres extraordinários---Afirmar ser o Deus Trino que criou o homem por amor e não por carência de relacionamento pessoal---Ter o testemunho audível de Deus Pai dos Céus confirmando seu caráter divino.
Again: Lógica CRISTÃ. Não é válida para outras mitologias.
Yellow ganhou pontos de moral comigo depois dessa =/