Vendo alguns mini-gifs la do tópico que eu criei, vi que as pessoas não sabiam fazer um efeito cheio de elegância e bem rox, daí então resolvi começar a fazer uns tutorials disso, começando pela decaptação BUAHAHA
ATENÇÃO: Antes de por em prática, leia simplesmente TODO o tutorial para evitar problemas.
Como cobai..err... voluntário teremos o Pandoraz Tibiano!
Sem enrolações! Começando. Abram o Fireworks, criem la alguma dimensao de 64x64 ou 128x128... tanto faz e, de preferência, um fundo transparente.
Começaremos colocando o outfit la no programa, no caso daqui, o Pandoraz:
Então pegamos a ferramente de recortar manual e então BUAAHHAHAHAA começaremos a cortar a cabeça do Pandoraz!
Hmm.. pera aí! Esse chapeu ridículo e essa lifebar vai atrapalhar um pouco. É melhor retira-los.
Após contornamos a cabeça do Pandoraz veremos que ficou uns pixels a mais, uns pixels a menos...então pegaremos a famosa Wand Tool e selecionaremos os pixels que devem entrar para o grupo e depois retirar os pixels que sobram do grupo. Para isso manter pressionado o CTRL e clicar nos pixels que tem que sair.
Agora com tudo selecionado, CORTA-LHE A CABEÇA! Aperta CTRL+C depois CTRL+X e depois CTRL+V para separar os frames. Então movemos a cabeça do Pandoraz pro lado do corpo e veremos que há falta de pixels na cabeça e no corpo, então redesenhamos os pixels pretos que faltam na cabeça e no corpo.
Mas ficou um grande vácuo aonde estaria a cabeça do Pandoraz e isso não é nada legal. Vamos redesenhar o pescoço usando uma tinta cor-de-pele como a da imagem a seguir:
Mas ainda não acabamos. Para ficar mais bonito, arrumamos uma cor-de-pele um pouco mais escurae selecionamos o nosso santo Anti-aliased(que pode ser encontrado quando vc seleciona a ferramenta LÁPIS). Daí então passamos o lápis nas bordas do pescoço, lembrando que é bom deixar aquela área ainda selecionado para evitar um "vazamento de pixels".
Como ainda tá feio, pegamos um pixel um pouquiiinho mais claro, lembrando de deixar o Anti-Aliased selecionado e passamos envolta de onde será o buraco do pescoço(no centro).
Agora vamos melhorar aquele pixelsinho excluido la no canto e começar a fazer o buraco. Selecionamos a cor vermelho e passamos no centro.
Agora lá vem a parte complicada...
Primeiro duplicaremos o frame.
Colocamos a cabeça do Pandoraz no lugar, pegamos um efeito de sangue.
Agora vamos diminuir o jorro de sangue com aquele botão ali que eu não sei o nome, pegamos o jorro de sangue e colocamos ele entre a cabeça e o corpo. Após isso, giraremos para o direção de onde o sangue vai jorrar (nesse caso, para o norte).
Ai então colocaremos o sangue no seu devido lugar e duplicaremos novamente o frame.
Agora afastaremos o sangue pro lado, daremos um clique FIRME naquele botão que não sei o nome, ai aparecera uma opções lá e selecione a tecla Skew Tool. Agora pegue em um daqueles pontos e empurre para longe(se for no ponto de la <-, puxe para lá <-, se for no de la la ->, puxe para la ->)
Após esticar, se ele ficar feinho, tente botar uns pixels vermelhos mais nítidos com a ferramenta lápis.
Então colocaremos o sangue no lugar. Ai fazeremos outros frames com outros sprites de sangue(para dar a sensação de movimento) lembrando que o sangue vai seguir por aquele ângulo e pelas direções alí mostradas.
Após alguns frames aqui e alí, É HORA DA CABEÇA CAIR! Duplicamos o frame. Deletamos o jorro de sangue anterior. Botaremos um jorro de sangue diferente sendo direcionado ao norte. Pegaremos a cabeça do Pandoraz, a deslocaremos e a giraremos. Colocaremos um novo jorro de sangue saindo do corpo do Pandoraz(aonde ficava a cabeça) e um outro jorro de sangue menor saindo da cabeça.
Duplicaremos o frame outra vez. Deletamos todos os jorros de sangue e botaremos outros diferentes(para dar a sensação do sangue estar em movimento). Arrumamos uma outra cabeça de um ângulo visto por trás, giraremos e diminuiremos a cabeça(para dar uma sensação de fazer a cabeça caindo no chão).
Então pegaremos uma cor vermelha e selecionamos o Anti-Aliased, mudamos aquela opção escrita Normal para Multiply, ponha na porcentagem que preferir, selecione o corpo e começamos a espalhar o sangue pela roupa. Como o vermelho fica escuro em contato com o azul claro(como na alça da bolsa), tire a opção Multilply e a deixe novamente em Normal.
Ah! Note que não esqueci o jorro saindo da cabeça.
Duplicamos novamente o frame, substituaremos os jatos de sangue por outros. Pegamos a cabeça em ângulo frontal, giramos e invertemos ela e a diminuimos. Note que o primeiro jorro de sangue que se direciona ao norte está no fim. Extenderemos o sangue na roupa fazendo ele escorrer mais ainda pela roupa. Use o Multiply para o branco e o Normal para a parte azul.
Duplicaremos mais um frame. substituremos os jorros de sangue. A cabeça tambem é trocada para outra de ângulo traseiro, a diminuiremos e botaremos uma poça de sangue por baixo da cabeça(para dar a sensação de que a cabeça ja chegou ao chão). Note que o sangue saindo do corpo está acabando. Aumente o sangue escorrendo pela roupa e pingando pelas mãos.
Duplicaremos o frame de novo. Deletamos aquele antigo jorro de sangue e colocamos um novo jorro (o ultimo). Aumentamos a poça de sangue embaixo da cabeça. Botaremos os ultimos pingos de sangue saindo do braço, botaremos o sangue já pingado no chão e botaremos o sangue chegando até o sapato e formando uma poça de sangue em volta dos sapatos.
Por fim, duplicamos o frame, aumentamos a poça de sangue saindo da cabeça, aumentamos um pouco mais os pingados de sangue que escorreram pelo braço, aumentamos a poça de sangue nos pés, detalhamos melhor o buraco aonde era o pescoço, damos um detalhe aqui e ali neste e em outros frames, salvamos o GIF com a velocidade ajustada (nesse eu usei 15) e pronto! O GIF está prontinho!
Aviso: Se vc tem um efeito de sangue perfeito, não precisa diminuir e/ou girar(bom senso plx) e o sangue deve jorrar na direção em que o objeto corta o pescoço(nesse caso eu não usei nenhum objeto para auxiliar vcs)
Esse tutorial deu trabalho...
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