
Postado originalmente por
luizjuiz
Claro que eu não concordo com a forma de pensar dele mas sinceramente esses tipos de pessoa aí citados por você existem em toda parte, e o Brasil não é a assim por culpa delas, com certeza. O Brasil é assim por razões históricas, por ter sido colonizado, por ter tido a história do jeito que foi, a sequência dos acontecimentos e tudo mais, não pelo caráter das pessoas de hoje em dia. Aliás eu acho bem mais provável as pessoas terem esse tipo de atitude e idéia pelo Brasil ser um país de terceiro mundo do que o Brasil ser um país de terceiro mundo devido a esse tipo de pessoa. Um político por exemplo que vê a oportunidade de roubar uma boa quantia em dinheiro não pensa igual a você ou eu, é díficil se imaginar realmente no lugar dos outros e dizer "eu faria isso" ou "eu jamais faria isso", se o cara não pegar pra ele outro pegará, os políticos roubam muito mais pela facilidade que é roubar e a impunidade do que pela falta de caráter, políticos de países de primeiro mundo roubariam também se estivessem no lugar dos brasileiros. É o mesmo que você dizer "eu nunca roubei ninguém" num lugar que existe pena de morte e a justiça não falha, isso não quer dizer que você tem ou não "vontade" de roubar (o que aí sim significa falta de caráter). Além do mais ele dizer que vai votar em um cara que está disparado nas pesquisas e ganhar um emprego de 5 mil reais convenhamos que é um bom negócio, como você pode dizer "eu não aceitaria" se você nem conhece o cara? Você recusaria um emprego de 5 mil reais só para não votar num cara que vai ganhar de qualquer jeito (e que pode até ser um bom prefeito, o que é bem provável)?
Tá, eu também acho que é culpa da colonização, mas não importa a fonte do problema, o que importa é que ele existe e deve ser eliminado. Isso de dizer "Ah, é culpa da colonização". "É culpa dos políticos" é jogar o problema nas costas de outro. Os políticos, meu caro, vêm do próprio povo brasileiro, sejam eles de classe alta, média ou baixa. São brasileiros que tiveram a chance de fazer alguma coisa, foram lá e roubaram. Eu aposto que se as pessoas que vivem reclamando dos políticos estivessem no lugar deles, também estariam roubando. É um problema MORAL do próprio brasileiro.
E sim, eu negaria um emprego de 5 mil reais. Porque eu sei que, se eu estudar e me esforçar, eu consigo um salário bem melhor que esse, sem prejudicar as 300-400 mil pessoas que moram na minha cidade. É uma questão da saber viver em sociedade. Se você não é capaz de trabalhar para a sociedade, a mesma não precisa trabalhar para você; te dando comida, roupas e outras coisas necessárias. Agora, se quase todos os brasileiros agem somente como sanguessugas, o país vira o lixo que está agora.