Seguinte, vou explicar exatamente como funciona o esquema de arma+shield e o primeiro que vier me contradizer vai ser ignorado, eu sei bem do que eu estou falando.
Pegue um shield, agora tire seus equips, vá em algum lugar com wolf/spider e pegue 2. Tá vendo 2 fumacinha? Então, seu character PASSIVAMENTE bloca 2 bichos... não acredita? Tira o shield e talvez em umas 4 horas apanhando você consiga defender os 2 sem shield. Seu char tem defesa passiva, ou seja, se vira nos 30 sozinho, o shield é um artifício para maximizar isso, então: SIM, O SHIELD BLOCA 2 BICHOS POR SÍ SÓ E INDEPENDE DA ARMA.
Agora, antes do update passado, as armas não influenciavam em NADA na sua defesa, o que faz sentido, afinal como o próprio Tavern esclareceu no fórum do jogo, o que vale é o item com DEF maior. Depois desse último update, o stats que vem depois da DEF (+ x ou - x) adiciona ou tira x def do seu escudo, ou seja, se você usa 1 shield com 37 de def e uma arma com 35 +3, significa que você tem 40, capice?
Outra prova de que as defesas NÃO se somam é o fato de usar 2 escudos não mudar em nada, de novo, o que vale é a maior defesa.
Quer outra prova que tanto a arma sozinha ou o escudo sozinho blocam invariavelmente 2 monstros? Coloque uma avenger ou sei lá o que, tire os equips e faça o teste do wolf... viu? 2 blocks.
@Ao carinha que falou do eternal oblivion
O próprio Eternal Oblivion deu entrevista, já que você adora ler entrevista, que se pudesse teria escolhido AXE desde o começo, ele já sabia naquela época que a defesa não contava em nada e portanto tudo q importa de uma arma de 1 mão é o ataque. Se o mesmo noob que viu a sword na mão dele, visse essa entrevista, teria usado AXE, portanto acho que seu argumento não é válido. Porém o motivo pelo qual existem mais pessoas usando sword/axe que club é bem claro: durante anos club foi diminuído e esquecido sem representante forte dentre as armas principais: sov/sca. Isso simplesmente criou uma tendência e hoje nós temos os frutos dessa tendência
Fim.