Bem, ja joguei diversos mmorpgs e muito vi, muito aprendi, muito contestei e muitas opniões analisei, vou dar uma opnião em mix de pensamento propio com queixas ou ate mesmo sugestões de pessoas anonimas.
1. Sobre penalidade de morte;
-Torna de fato o Tibia um jogo unico e primordial, pq não existe nenhum jogo que tenha uma penalidade de morte tão tremenda, lvls baixos nem tanto mas quanto mais hl piora. Mas nem tudo que é unico e bom^^! Penso que o um bom jogo e aquele que segue o desejo dos seu jogadores. Perder muita experiencia, equips, tempo, paciencia, ganhar desenterese (esqueci de algo ?

) não, issu não é oq "nos" queremos. Ao meu ver o unico ponto bom de uam penalidade tão alta eso mesmu... ahn... A valorização da vida? ^^ e a desvalorização do nosso interesse.
2. Sobre itens raros/únicos em servers antigos;
-Bem o nome ja diz "raro". Se coloquassem em todos os mundos não seriam mais raros , mesmo que fosse dificil o acesso.
3. Sobre balanceamento e supostas desvantagens nas vocações.
-Não existe balanceamento entre vocações! como eu posso igualar 4 caminhos distintos? O que existe e peculiaridades de cada caminho, so isso nada mais. Essas queixas dos kina são sem sentido(em alguns pontos, o da uh eles estão certos), vendo pelo lado do rpg ou ate mesmo da logica (que é a essencia do jogo), oq você axa que vai ter maior efeito, uma explosão de gelo fogo trovão seja la oq for ou uma espadada (-.-) uam uam estrelinha vermelha(assacin star)? (-.-). Kina vida,resistencia / paly assacino,distancia / sorc butalidade / druid ajuda com um poquim de brutalidade ^^ afinal e mage tbm. Pra mim é assim que funciona. Você se parar pra pensar vai ver que tem um pouco de coerencia. Não e desigualar... e ser logico, e fazer com que cada vocação tenha sua peculiaridade cujo os jogadores possam se ver nelas.. e não (a vou fazer um mage pq kina e uam boxta -.-).
-Lvl alto = alto poder / Level baixo = baixo poder! To errado? se agente fosse viver pensando que exite alguem que e mais forte doq eu e q pode me matar em questão de segundos agente não vivia!
" Eu estudo porque quero ganhar muito dinheiro no futuro"
"Eu upo pq quero c forte nu futuro"
Se for ao contrario q e que nem eles la da cip pensam, qual a graça de jgoar tibia? qual a graça de jogar? qual a graça de perder meu precioso tempo?
Amigos concerteza ja e 80% mas os 20% pra completar e o poder. quem muito se esforça muita ganha mais na frente!
Bem é issu queria escrever mais mas tenho prova O.o e vo estudar^^ Abraços!