bah, eu nao sei até onde chega a capacidade total de cada um... mas eu conheço mais as do PSP... em termos de gosto, eu prefiro o PSP por 3 coisas:
a primeira sao os jogos, conheço mais jogos dos que gosto no PSP do que no NDS
a segunda é porque eu acho um saco alguns dos jogos do NDS... um exemplo é Ninja Gaiden Dragon Sword, poxa quando vi o jogo achei tao legal, sou um fa desse jogo desde que tinha meu nintendinho, mas sinceiramente nao achei graça em ter que comandar os movimentos com o lapis na tela digital... quero dizer, sim, é uma forma interessante e inovadora de jogar, mas... é como se perdesse o espirito da coisa... claro que pra quem gosta disso é bem o contrario, mas no meu caso, nao é assim, que pena =/
e a última é o desing futurista do PSP *_*
um dos poucos jogos que gostei do NDS foram os novos jogos de Pokemon, Castlevania Portrait of Ruin & Dawn of Sorrow (putz, quem nao sentiu frustraçao ao errar um Magic Seal? huehauehaue, adorei isso =p), Megaman ZX, Zelda - Phantom Hourglass
ja no PSP a lista é um pouco maior =p, mas só vou citar os remakes dos jogos Megaman X e Final Fantasy Tactis, "Mega Man Maverick Hunter X" e "Final Fantasy Tactics: The War of the Lions" respectivamente
realmente, eu nao acho o NDS ruim, é exelente, mas nao faz o meu tipo, prefiro a forma tradicional de jogar de maneira analógica
EDIT: esqueci de citar "Kirby Squeak Squad" pra NDS, eu AMEI esse jogo @.@... mas em termos de dificuldade já é outra coisa =/...