Bom galerinha, procurei e não achei nada parecido com este jogo aqui, então creio que não será nenhum pecado nem vou queimar no inferno se postar sobre este jogo :o
Vamos lá.
Populous: The Beginning é o terceiro jogo de estratégia envolvendo poderes divinos da série Populous, desenvolvida pela Bullfrog Productions em 1998. O jogo foi o primeiro das sérias a usar verdadeiros gráficos 3D. Ao invés de ser um "Deus" influenciando seguidores em uma tribo, Populous: The Beginning teve uma mudança radical neste quesito e agora, ao invés de ser um "Deus" influenciando seguidores, o jogador pode contar com uma Xamã, que diretamente comanda a tribo dela contra os oponentes.
Passando por 25 missões no modo single player, o jogador comanda sua tribo através de um sistema solar, dominando as tribos inimigas e adquirindo novas fontes de magia, com o objetivo final da Xamã ascender à divindade ela mesma. O jogo, apoiado pelos excelentes gráficos, sofreu críticas em relação à IA (inteligência artificial) e a indecisão do jogo ser um RTS (Real Time Strategy) ou um "god game" (jogo onde você tem poderes divinos, etc). A versão de Populous: The Beginning para PC foi lançada no dia 30 de Novembro de 1998, e mais tarde, em 2 de Abril de 1999 foi lançada uma versão para Playstation.
Jogabilidade
Populous: The Beginning coloca o jogador no controle de uma xamã (sim, ela é mulher), e a tribo que a segue. Neste jogo, ao contrário dos anteriores, o jogador tem controle direto sobre a ação dos seguidores, podendo mandar eles construirem casas ou atacar inimigos. Na campanha, o jogador deve lutar contra as tribos inimigas: Dakini, Matak e Chumara para o domínio do Sistema Solar. As tribos inimigas também têm Xamãs, e há níveis em que o jogador tem que lutar contra as três tribos de uma vez só.
Enquanto geralmente o objetivo é eliminar as tribos inimigas, algumas vezes isto muda para maneiras mais específicas disto ser alcançado - algumas vezes o jogador deve usar feitiços conquistados através de "artefatos" especiais, como estátuas enormes em forma de uma cabeça, ou através das catacumbas de conhecimento, construções rústicas antigas onde somente a xamã pode entrar e lá obter o conhecimento necessário para se obter uma magia ou construção nova, por exemplo. Em outros casos o jogador só precisa esmagar o inimigo com um grande número de soldados.
O jogo não tem nenhum "recurso" formal, como comida, água, ouro, etc. Novas pessoas são criadas automaticamente nas casas, e para treinar seguidores comuns para guerreiros não custa nada a não ser um pouco de mana. Só madeira é necessária para construir, que pode ser encontrada nas árvores.
A engine 3D do jogo permite o jogador ter uma visão de todo o globo
O jogo tem uma perspectiva 3D de terceira pessoa, com a possibilidade de mudar e visualizar 360º, deixando o jogador rapidamente se mover pelo terreno. Em mapas onde não há a famosa "neblina de guerra", os jogadores podem ver o que os inimigos estão fazendo a qualquer momento. Suporte para aceleração 3D permite o jogador ver o jogo em 16 ou 32 bits. O terreno e o tempo real de construção das casas também é mostrado.
O jogador comanda vários tipos de seguidores, cada um com suas vantagens e desvantagens no combate. A unidade básica é o Brave, que constrói casas, torres e construções militares. Os Braves são treinados em locais específicos para se tornarem diferentes unidades, ou seja, se você quer ter um guerreiro, não precisa criá-lo, basta levar um Brave até a Training Hut e ele sairá de lá como um guerreiro, uns 5 segundos depois, em média.
Os Warriors fazem parte da infantaria básica, sendo responsáveis pelo ataque corpo-a-corpo
O jogador também pode treinar Firewarriors, guerreiros que podem jogar bolas de fogo nos inimigos à distância, ou até mesmo em barcos ou balões.
Preachers podem converter os soldados inimigos para a sua tribo, embora precise de uma certa distância para fazer isto. Ao começar a converter o Preacher, caso seja interrompido por algum Preacher inimigo ou um Xamã, ele não conseguirá converter os soldados inimigos naquele instante.
O jogo também conta com Spies, espiões que podem se infiltrar na base inimiga e atear fogo em qualquer construção, fazendo quem quer que esteja lá dentro morrer tostado. A Xamã em si é bem fraca, porém ela pode ressuscitar infinitas vezes, caso morra, além de contar com várias magias, como Tornados, Raios, bolas de fogo, etc.
Tornado feito pela Xamã azul. O templo inimigo ficou aos pedaços.
Populous: The Beginning é compatível com o modo multiplayer, tanto um vs. um como por conexão direta por modem, LAN, IPX, ou usando um programa feito por um fã de Populous chamado matchmaker, onde você pode programar jogos que suportam até 4 pessoas.
Populous: The Beginning não se passa na Terra, ao invés disso, ele se passa em um sistema solar com exatamente 25 planetas. Não se sabe se isto se passa no futuro, passado, como o universo do jogo parece não haver conexão com a realidade. Enquanto a maioria dos planetas têm predominantemente grama e árvores, outros planetas permitem o jogador se situar nos mais diferentes mundos, tanto em desertos como em planetas rochosos, com mar de lava, ou mesmo planetas compostos basicamente de água e algumas ilhas. Esses mundos são habitados por quatro tribos distintas, representadas pelas suas respectivas cores: A tribo Matak, de cor verde, a tribo Chumara, de cor amarela, a tribo Dakini, de cor vermelha, e a tribo azul, cujo nome nunca é mencionado no jogo, e é controlada pelo jogador. (Rumores dizem que a tribo deveria se chamar Ikani, mas isto não passa de boato).
Enquanto cada uma destas tribos são controladas por Xamãs mulheres, todos os outros guerreiros são homens. As tribos geralmente são hostis umas às outras, mas há níveis em que elas se aliam contra você. Em adição às tribos, temos os nativos, que são representados por pessoas de tanga e barba, naturais de qualquer planeta que se vá. Eles podem ser convertidos para a sua tribo com um feitiço, e se ninguém o fizer, cedo ou tarde eles morrerão afogados. Não há nenhum animal ou criaturas não-humanas no jogo.
Tirando os balões, a tecnologia das tribos é primittiva: Soldados atacam os outros com espadas ou com as mãos, e todas as construções são de madeira.
Screenshot de um planeta do Populous. O terreno agora tem cor roxa, violeta, no crepúsculo. Pode se ver a tribo Chumara e suas torres.
Os Poderes
A Xamã conta com uma vasta gama de poderes que pode usar, podendo variar desde uma simples bola de fogo lançada contra um inimigo até um vulcão criado na própria base do oponente, dizimando grande parte do território inimigo. Também se pode conjurar um "anjo da morte", criatura que ataca qualquer tribo inimiga que ver pela frente, além de soltar fogo pela boca.
O feitiço Vulcano feito numa tribo inimiga. Esses aí não vão mais ver a luz.
Veículos
O jogo conta com dois tipos de veículos: Barcos e balões. Os barcos podem suportar até cinco pessoas, e balões apenas duas. Enquanto os balões podem sobrevoar até altas montanhas, os barcos apenas se restringem ao mar e podem ser afundados através de Firewarriors inimigos.
Um barco da tribo Dakini e sua base
Ataque de balões
Frota de barcos
Bem, eu simplesmente acho esse jogo fantástico, levando em consideração a época em que foi feito (1998), os gráficos, a jogabilidade... Enfim, é muito bom... O único contra que eu tenho é em relação à IA do computador, que não passa de um script, e à versão Direct3D, que, misteriosamente não roda no meu pc (e olha que minha placa não é das piores). Fora isso, perfeito, nota 10. É engraçado soltar um enxame de abelhas num exército inimigo vindo em sua direção e ver ele se espalhando, os caras gritando e correndo para todos os lados, poder fazer inundar o terreno inimigo, construir tribos enormes, fazer alianças, jogar online... Enfim, o jogo é nota 10. Quem quiser, pode baixar o demo, ou, se quiser o completo, é só mandar uma mp que eu passo (mas não conta pra ninguém... É contra as regras, oks?//)
Enfim, é isso. Falem o que acharam sobre o jogo, se já jogaram, se querem jogar, se gostaram ou não do tópico. Estou aberto a sugestões.
PS: Quem quiser marcar uma partidinha no matchmaker é só me avisar que a gente joga
~~~Utilitários necessários pra jogar online~~~
Pra jogar online você precisa de 2 coisas: A primeira é o patch 1.03, que contém vários bugs corrigidos, e é necessário para jogar online devido à compatibilidade. A segunda coisa é o matchmaker, um programa feito por um jogador brasileiro [!] chamado ALACN, feito para marcar partidas e jogar através do próprio programa. É necessário para jogar.
Para baixar o Patch 1.03, clique aqui.
Para baixar o Matchmaker, clique aqui. O link está bem no texto antes da seção de downloads propriamente dita. O Patch 1.03 pode ser baixado aqui também.
EDIT:
Quem quiser jogar online pode usar também o HAMACHI, versão 1.0.1.5 en. Quem quiser jogar pelo hamachi manda mp com o msn que eu add e a gente já combina as partidas ae...
Bom proveito.
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