Curtir Curtir:  0
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 25

Tópico: ''Você não vai estar em paz se você não lutar''- discurso feito por Cristovam Buarque

  1. #1
    Avatar de Acixom
    Registro
    27-09-2006
    Posts
    82
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Wink ''Você não vai estar em paz se você não lutar''- discurso feito por Cristovam Buarque



    O texto eh grande mas vale a pena, leia quem quiser.

    __________________________________________________ ______

    no dia 24/12/2005

    Sr. Presidente,
    Srªs e Srs. Senadores,

    Hoje não é um dia típico para falar na tribuna. Hoje o dia talvez esteja mais para púlpito do que para tribuna, mais para padres, pastores, líderes evangélicos do que para parlamentares e líderes políticos.

    Por isso, vou fazer um discurso que não é típico. Eu vou fazer um discurso que pode ser uma mistura de púlpito e de tribuna. Eu vou fazer um discurso, em primeiro lugar, para desejar a paz; a paz a cada brasileiro, especialmente àqueles do meu Distrito Federal, que eu represento. Mas eu quero falar na paz no sentido que ouvi, muitos anos atrás, de índios que vivem ao redor do lago Titicaca na Bolívia, os aimaras, ou aimarás, e que têm uma lenda, Senador Mozarildo Cavalcanti, pela qual nenhum ser humano está em paz se não tiver sete tipos diferentes de paz.

    Desejo a cada brasileiro que tenha esses sete tipo de paz. O primeiro tipo é a paz lá para cima; é a paz com Deus, com os espíritos, com o mundo sobrenatural, com aquilo que a gente não sabe exatamente que existe, como existe, o que é. Sem essa paz, lá para cima, a gente não está em paz.

    A segunda paz é para baixo, para os pés, onde a gente pisa; é a paz com a terra, é a paz com o solo; não a paz no meio das tempestades, não a paz – nós, nordestinos, sabemos – no meio da seca; não a paz nos vendavais; não a paz com aquecimento global. É preciso ter a paz lá para cima e é preciso ter a paz lá para baixo.

    A terceira paz é para direita, onde eles, os índios, colocam a família. A paz para cima e para baixo, sem a paz familiar, não está completa, Senador Mozarildo Cavalcanti, Senador Sibá Machado. A paz sem os irmãos, sem os pais, a paz sem aqueles com quem a gente vive, a esposa, o marido, os filhos, é uma paz incompleta. Por isso, é preciso a paz com os espíritos lá em cima, a paz com a terra lá em baixo e a paz com os familiares na direita.

    A quarta paz é a paz para a esquerda, com os vizinhos. Se você tem paz com seus familiares, mas os vizinhos, no outro lado da cerca, não o deixam em paz ou você não os deixa em paz, você não está em paz. No mundo de hoje, diferentemente daquele quando essa idéia surgiu, os vizinhos são os 185 milhões de brasileiros e talvez, até, neste mundo global, os vizinhos sejam os 6 bilhões de seres humanos. Nós não vamos ter paz se os nossos vizinhos brasileiros não estão em paz. Que paz temos nós em casa com os espíritos, com Deus, com a terra, se, nos morros do Rio de Janeiro, em Brasília, há pessoas sendo assassinadas como se vivêssemos uma guerra civil? Que paz a gente pode dizer que tem em casa se lá fora pessoas passam fome? É preciso a paz para a esquerda, a paz com os vizinhos.

    A outra paz que propagam esses índios aimaras, ou aimarás, como queiram dizer, é a paz para a frente. Eles dizem, de uma maneira muito sábia, que para frente é o passado, que a gente vê. Para trás é o futuro, que a gente não vê. É preciso paz com o passado. Quem tem remorso não tem paz. Quem carrega culpa não tem paz. É preciso paz com o seu passado. E desejo a todos os brasileiros a paz para cima, para baixo, para a direita, para a esquerda, e também que tenham paz com o futuro. Que não tenham sentimento de culpa, que não tenham complexo, que não tenham arrependimentos ou que apaguem isso, porque isso não vai deixar vocês em paz.

    A sexta paz é para trás, é com o futuro, porque – vejam que sabedoria têm esses índios – você não está em paz se tudo estiver bem mas você tiver medo do próximo dia, do próximo mês, do próximo ano. Se você tem medo de que haja uma guerra, se tem medo de perder o emprego, se tem medo por causa de uma doença grave de algum familiar, você não está em paz. Você precisa da paz com o seu futuro. A paz com 2008, que eu desejo para todos.

    E a última paz, o último tipo de paz é para dentro, é a paz consigo mesmo. Porque, se todas as formas de paz existem, mas para dentro de si você não está em paz, por doença, por descontentamento, por infelicidade, a paz não é completa. Sete tipos de paz eu desejo a cada brasileiro.

    Mas isto aqui não é um púlpito. Se eu terminasse meu discurso aqui, iam me chamar de padre ou de pastor, e eu quero defender para 2008 também que essas formas de paz não se completarão, porque a paz para dentro não vai existir se você não fizer parte da luta do povo brasileiro. Duas dessas formas de paz não virão lá de cima, não virão de dentro; virão da ação política e social: é a paz à esquerda e a paz para baixo.

    A paz com 185 milhões de brasileiros não virá se este País não se mobilizar para fazer a revolução que esperamos há cinco séculos. Não vai haver paz com os 185 milhões de brasileiros enquanto todas as crianças deste País não estiverem numa escola com a máxima qualidade.

    Não vai haver paz para a esquerda, com os vizinhos, com os 185 milhões de brasileiros, enquanto uma parte deles não tiver emprego. Não vai haver paz enquanto eles tiverem emprego, mas não tiverem salário digno, ou se tiverem salário digno, mas não tiverem saúde, não tiverem onde morar.

    Por isso, você não vai estar em paz se você não lutar. A paz não chega, a paz se constrói, e ela se constrói pela ação, pela militância. Por isso, eu desejo que, para que você tenha esses sete tipos de paz, você não deixe de lutar dia a dia para que o nosso País seja um País que faça a revolução; para que, no Brasil, os 185 milhões de brasileiros, vizinhos nossos, sem cuja paz não teremos a nossa, encontrem o rumo de um País saudável, com justiça.

    E isso passa, a meu ver – e eu vou continuar aqui, em 2008, lutando –, sobretudo por uma frase: escola igual para todos. Sem escola igual para todos, você não vai estar em paz. E, como isso não vai acontecer durante os próximos anos, porque é um período muito longo, a sua paz não virá da escola igual para todos, virá da sua luta para que um dia, no Brasil, a escola seja igual para todos.

    E a outra luta é para baixo. A paz com a terra não virá automaticamente. Ela só virá se nós, juntos, lutarmos para parar o aquecimento global; para pararmos o desmatamento das florestas brasileiras; se nós pararmos esse maldito modelo de desenvolvimento depredador que vive destruindo a natureza. Como podemos ter paz interna, enquanto a natureza é destruída? Não podemos.

    Por isso, desejo sete tipos de paz. E, para dois desses tipos – a paz para baixo, com a terra, e a paz para a esquerda, com os vizinhos –, desejo uma luta constante, permanente de cada um de nós, até porque que paz interna a gente vai ter quando filhos e netos perguntarem: “E o que é que você fez? E qual foi a luta que você desenvolveu no momento em que o Brasil precisou? E qual foi o voto que você deu naquele momento em que era preciso mudar o desenvolvimento econômico para que ele fosse sustentado, no momento em que era preciso mais recursos para a educação? Que voto você deu? Que militância você fez? Que luta você desempenhou?” Sem essas duas lutas não vamos ter paz interna, porque nós vamos, daqui a alguns anos, ter remorsos; nós vamos ter medo do futuro; nós vamos viver em conflito com os vizinhos; nós vamos pisar numa terra seca. Não há como estar em paz sem estarmos em paz com essas sete diferentes formas, e não há como ter essas sete sem lutarmos socialmente. Cinco das formas de paz você conquista dentro da sua casa, você conquista consigo próprio, você conquista rezando, mas duas delas você só conquista lutando.

    A alienação política não leva à paz; leva à tragédia da irresponsabilidade daqueles que fazem política de uma maneira má, perversa, equivocada, sem a busca da paz.

    Hoje não é um dia comum. Por isso, venho falar aqui como uma mistura de púlpito e de tribuna, para desejar, inspirado nessa lição que recebi de indígenas da Bolívia, que cada brasileiro, cada conterrâneo, cada vizinho meu – dos 185 milhões que tenho e cada um de nós tem, esses vizinhos brasileiros – esteja na paz completa. E, mesmo assim, sem esquecer os outros seis bilhões de seres humanos, porque o Brasil é um País cuja dimensão repercute no mundo global. Destruir a Amazônia é ameaçar a paz com os vizinhos estrangeiros dessa grande irmandade chamada humanidade.

    Amanhã, a gente comemora o nascimento de Cristo, o mais marcante dos seres humanos, pelo menos para o Ocidente, que trouxe uma mensagem de paz, e hoje terminei buscando inspiração em algo que não está naquele discurso da paz do Ocidente, mas na paz de um grupo indígena dos mais primitivos que existem e que hoje sobrevivem com seu idioma próprio, com suas lendas, para dizer que cada brasileiro não esqueça que sua paz depende da paz dos outros.

    Sr. Presidente, concluo, dentro do meu tempo, desejando mais uma vez, de maneira resumida, a cada brasileiro sete diferentes tipo de paz, e, para construí-los, desejo que vocês lutem, lutem muito para que essas formas de paz sejam construídas, sobretudo duas delas: aquela com a terra, na luta por um desenvolvimento sustentável, e aquela com os vizinhos, por meio de uma revolução na educação.

    Se eu pudesse resumir tudo isso, eu diria: que o próspero 2008 consiga trazer para a Bandeira do Brasil o slogan “Educação é Progresso” no lugar de “Ordem e Progresso”.
    Feliz Ano Novo a V. Exª, Sr. Presidente, que representa, neste momento, todos os Senadores, e para todos aqueles que estão nos escutando, numa sessão completamente inusitada e que é uma mistura de política e fé.

    ..:: Blog do Cristovam ....

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  2. #2
    Avatar de Acio Strinam
    Registro
    12-08-2006
    Idade
    36
    Posts
    262
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Gostei.... o Sr. Cristovam sempre teve boas idéias e é um homem de visão, bom discurso dele... apesar de que dar sermão nunca adianta, mas acho que se ele tocou pelo menos um com seu discurso, não foi em vão...
    www.pebodycount.com.br
    quantas pessoas foram assassinadas desde o início do ano no meu estado.

  3. #3
    Avatar de Serket
    Registro
    09-01-2007
    Idade
    35
    Posts
    1.575
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Esse cara é muito inteligente, ainda vai ser presidente da república...
    Samuel diz:
    Ding Dong, the OFF is Dead!

    Musica do Tibia diz:
    Ado A-ado, cada um no seu quadrado!

  4. #4
    Avatar de Jacker Muerte
    Registro
    21-07-2006
    Idade
    35
    Posts
    4.266
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    E por essas e outras que eu acho que ele deveria ser o presidente.

  5. #5
    Banido Avatar de El Venon
    Registro
    22-09-2004
    Localização
    Corinthians
    Idade
    35
    Posts
    2.886
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Ahhh, que bunitinhu ele, querendo se fazer de bonzinho pra virar presidente...


    ¬¬


    Esse cara ae é só mais um enganador, o LULA fazia a mesma coisa, com discursos para o povo, para todos, e ferrou todo mundo.

    Criticava CPMF e Emprestimos do FMI e hoje não vive sem eles, tanto que ta quase chorando pq a CPMF foi extinta.


    Esse cristovão quer aproveitar que o Molusco não vai se reeleger pra fazer esses discursos e tentar virar Presidente.


    Eu não confio nele.




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por El Venon; 29-12-2007 às 16:24.

  6. #6
    Avatar de Robin Age
    Registro
    12-12-2004
    Localização
    Florianopolis
    Idade
    33
    Posts
    1.093
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Veno Ver Post
    Ahhh, que bunitinhu ele, querendo se fazer de bonzinho pra virar presidente...


    ¬¬


    Esse cara ae é só mais um enganador, o LULA fazia a mesma coisa, com discursos para o povo, para todos, e ferrou todo mundo.

    Criticava CPMF e Emprestimos do FMI e hoje não vive sem eles, tanto que ta quase chorando pq a CPMF foi extinta.


    Esse cristovão quer aproveitar que o Molusco não vai se reelerger pra fazer esses discursos e tentar virar Presidente.


    Eu não confio nele.
    Alguém são aqui.
    Esse cara vai fazer igual o Lula ou pior...
    Na ilha formosa,
    cheia de graça.
    O time da raça.
    É povo é gente,
    é bola pra frente,
    É só coração
    o meu Avaí

    Avaí meu Avaí.
    Da ilha és o Leão
    Avaí meu Avaí.
    Tu já nasceste campeão

    Não dá para esquecer
    o seu belo passado
    Mas a hora é presente
    e o time vem quente
    De encontro marcado
    com seus dias de glória
    Pois a ordem é vitória
    Vencer, vencer.

  7. #7

    Registro
    30-03-2005
    Posts
    2.599
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Serket Ver Post
    Esse cara é muito inteligente, ainda vai ser presidente da república...
    quem me dera.

    @veno

    se tu pensar nao dá pra confia em ngm nesse planeta
    vc nao faria a mesma coisa?

    lol

  8. #8
    Avatar de Prometheus
    Registro
    23-02-2007
    Localização
    Sorocaba
    Idade
    32
    Posts
    472
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    @Veno e Robin Age

    Ah então vão votar em quem? É como meu amigo Marcuzzo disse, se for assim não da para confiar em ninguém...

    @Topic

    Gostei do discurso...Tomara que realmente não seja só para fazer seu "marketing pessoal", mas acho difícil 0,1% dos eleitores tomem conhecimento desse discurso, então talvez seja pelo "bem" mesmo que ele fez isso...Só sei que são palavras sábias e verdadeiras \o/

  9. #9
    Avatar de Pata do Leão
    Registro
    24-09-2004
    Posts
    1.533
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Como ja disseram, este cara é muito inteligênte, e parece ser um bom coraçao humano. Os discursos dele sempre me surpreenderam.

  10. #10
    Avatar de Robin Age
    Registro
    12-12-2004
    Localização
    Florianopolis
    Idade
    33
    Posts
    1.093
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Prometheus Ver Post
    @Veno e Robin Age

    Ah então vão votar em quem? É como meu amigo Marcuzzo disse, se for assim não da para confiar em ninguém...

    @Topic

    Gostei do discurso...Tomara que realmente não seja só para fazer seu "marketing pessoal", mas acho difícil 0,1% dos eleitores tomem conhecimento desse discurso, então talvez seja pelo "bem" mesmo que ele fez isso...Só sei que são palavras sábias e verdadeiras \o/
    Não é uma questão de confia, é simplesmente lógico.
    Por que ele começou com essas palhaçadas (sim são palhaçadas, ao classico estilo faça o que falo, mas não faça o que eu faço)logo agora? Na boa a 5 meses, menos se duvida ele não fazia isso. Ele sabe que o Lula não vai se reeleger e quer se aproveita desde já pra começar a campanha 'discretamente'.
    Olha só, ele tem filhos? Quero ve se os filhos dele foram/vão á escolas públicas (e se forem/foram, ele é um mão de vaca, e um pai no minimo 'descuidado').
    Agora quem quiser acreditar nele e votar nele, boa sorte, meus pais também acreditavam no lula...

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Na ilha formosa,
    cheia de graça.
    O time da raça.
    É povo é gente,
    é bola pra frente,
    É só coração
    o meu Avaí

    Avaí meu Avaí.
    Da ilha és o Leão
    Avaí meu Avaí.
    Tu já nasceste campeão

    Não dá para esquecer
    o seu belo passado
    Mas a hora é presente
    e o time vem quente
    De encontro marcado
    com seus dias de glória
    Pois a ordem é vitória
    Vencer, vencer.



Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •