Olá pessoa, acho que a parcela do Funk Carioca que vocês conhecem está resumido aos recentes MCs, não? Seus funks ao estilo "Dança do Créu" e outros entitulados de "Proibidões" estão na mente dos jovens daqui.
De fato o Funk Carioca foi totalmente banalizado. Gosto de comparar com o Rap dos EUA. Antes você tinha aqueles rappers que escreviam letras que eram a voz dos menos favorecidos socialmente e economicamente. Hoje, não passa de pessoas que cultuam a luxúria, a ganância e a sexualidade.
O Funk Carioca começou a se popularizar no início dos anos 90, quando o Rio de Janeiro passava por uma onda de criminalidade semelhante ou até mesmo pior que a de atualmente. Muitos moradores de favelas, reprimidos pelas atitudes da polícia, começaram a lançar suas letras através de ritmos que lembravam o Rap americano. E era assim que o Funk era tratado antigamente, como um rap.
Surgiu então o Programa "Furacão 2000", na época, transmitido pela CNT. Muitos nomes começaram a surgir e alguns ainda estão no cenário, como o caso de MC Marcinho, sempre com suas letras românticas, Gorila (hoje em carreira, formando a dupla: DJ Gorila e Preto) e até mesmo Claudinho e Bochecha.
MC Marcinho: Sofreu um acidente de carro, mas já está recuperado
Porém, duas músicas marcaram de fato a época, que eu realmente considero como as melhores músicas já feitas pelo Funk Carioca: Rap do Silva e Rap da Felicidade.
Rap do Silva, de Bob Rum (ou MC Bob Rum), conta a história de um típico morador de favela. Com o pseudônimo de Silva, ele conta a história de um pai de família que gostava de jogar futebol aos domingos e amava sua família. Trabalhador honesto, adorado pela vizinhança, porém criticado por outros por ser funkeiro. Sim, como hoje, aquele que gostava de funk na época sofria de fortes preconceitos.
Bob Rum
Há um trecho na música em que ele faz uma referência àqueles que consideram o funk como um modismo e isso mosta que, apesar de ter sido feito há mais de 10 anos, a letra parece totalmente atualizada.
A música se encerra com Silva indo para um baile funk, animado, porém morto injustamente por um sujeito. E o que eu acho interessante também, é a antítese que ele faz no refrão, quando diz que "Ele era funkeiro, mas era pai de família", mostrando todo o preconceito que a sociedade exercia sobre os funkeiros da época.
Bob Rum cantando Rap do Silva no antigo programa da Furacão 2000
Rap da Felicidade, por sua vez, dos MCs Cidinho e Doca, é talvez o funk mais famoso. Quem nunca ouviu aquele início "Eu só quero é ser feliz, andar tranqüilamente onde eu nasci. E poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar.".
MCs Cidinho e Doca
Os dois estão novamente famosos devido ao sucesso do filme Tropa de Elite que traz Rap das Armas na versão e pirata e Rap do Rio na versão original (não tenho certeza, mas acredito que esteja na voz de Junior e Leonardo).
Cidinho e Doca têm a fama de fazerem muitas apologias ao crime, como no próprio Rap das Armas, porém faziam músicas com o mesmo ritmo e com letras diferentes, exaltando a beleza da cidade e dando sempre sua crítica social (é o caso de Rap do Rio).
Não é o caso de Rap da Felicidade. É uma música de melodia única e talvez sua música de maior sucesso. A música tenta mostrar a realidade daqueles que moram dentro da favela carioca.
Mostra a realidade dos bailes, mostra também a repressão policial e exalta uma crítica social muito forte. Faz alusões claras ao novo presidente da república (não sei se na época era o Collor ou o FHC quem estava assumindo).
Tem um trecho que diz assim "Diversão hoje em dia nem pensar, pois até lá na favela eles vêm nos humilhar". Mostrando a forte repressão e preconceito. Tenta também mostrar que o povo pode ter a força necessária para inverter o quadro, que ainda é atual, da cidade.
A vida ruim dos pobres e menos desfavorecidos da cidade é mostrada a todo instante nas rimas da música.
Falando rapidamente de outros MCs, devo citar o MC Marcinho (Rap do Solitário) e Mr. Catra (Rap do Simpático), apesar de toda sua apologia a criminalidade e a sexualidade.
O Funk carioca se encontra banalizado, mas a gente espera letras mais alegres e que sejam semelhantes aos antigos. Letras mais novas que fizeram sucesso e não caem na banalização: Tô Tranquilão (MC Sapão), Pernão Sarado (Marcio G.), O Show Vai Começar e Se Ela Dança, Eu Danço (MC Leozinho).
Pra galera mais ligada no YouTube, aqui vai um canal muito interessante, com vários clássicos do Funk Carioca antigo (inclusive Rap do Silva, Rap da Felicidade e Rap do Solitário): http://br.youtube.com/user/LRMVALLE
PS: Não reparem nos outros vídeos, hehe.
Ah, obrigado quem leu tudo, saiu tudo da minha cabeça e demorou pra fazer esse tópico hahahauhauha.
----------------
Escutando: Bob Rum - Rap do Silva
via FoxyTunes
----------------
Escutando: Metallica - Whiskey In The Jar
via FoxyTunes
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação