A polêmica Copa União de 1987 ainda rende assunto 20 anos depois. Flamengo e Sport, que deveriam se enfrentar pelo título, reivindicam a condição de campeão brasileiro daquele ano até os dias de hoje. Os flamenguistas batem o pé e se julgam pentacampeões nacionais. No entanto, para o volante são-paulino Hernanes a coisa não é bem assim.
- Como eu sou de Pernambuco, comemorei o título do Sport em 87. Então, o primeiro pentacampeão será o São Paulo.
Detalhe: Hernanes, 22 anos, tinha apenas dois quando o Flamengo sagrou-se campeão do chamado Módulo Verde, jogando contra os principais times do país, e o Sport venceu no Módulo Amarelo, contra times de menor expressão. Como o Flamengo e o Inter (vice do Módulo Verde) se recusaram a disputar um quadrangular final, a CBF declarou o Sport campeão brasileiro de 1987.
O volante são-paulino sabe que o penta tricolor pode sair na próxima rodada, mas ainda não está no bolso.
- Não depende só de nós. Minha família e meus amigos vão para o jogo - provoca Hernanes, lembrando que o próximo compromisso são-paulino no Brasileirão será justamente contra o Sport, em Recife.
Para ser campeão brasileiro neste domingo, o Tricolor paulista precisará bater o Sport, às 16h, e torcer contra Palmeiras, Cruzeiro e Santos. De acordo com Hernanes, a eliminação frente ao Millonarios (COL), na Copa Sul-Americana já faz parte do passado.
- A eliminação contra o Millonarios não abala em nada. Estamos muito concentrados para o jogo contra o Sport. Esse é o nosso pensamento - garante o motivado volante são-paulino.
Dor de cutuvelo de vascaino né?
Quando é pra ser justo eu sou, mas nesse caso é impossivel