Postado originalmente por
Manji, o Amaldiçoado
Mas isso por quê você teve influências diretas ou não de alguma religião. Os homens, desde muito tempo, sempre acreditaram em uma entidade superior para explicar fatos que eles não compreendiam. E isso foi se expandido até hoje. É costume as pessoas falaram, quando vêem algum assassinato violento nos noticiários, algo do tipo "olha que maldade. Isso é falta de Deus no coração", "Ou é o próprio satanás no coração", essas coisas, sempre ligando à religião.
Agora imagine, desde milhões de anos atrás, primatas mesmo, que nós não acreditassemos em nenhum entidade superior, tudo o que acontecia de inexplicável para nós simplesmente tinha que acontecer, se esse fosse nosso pensamento... Não seríamos bem menos humanos hoje?
Tipo, acho que nossa humanidade, nosso senso de limite, veio mais de nossos temores.
Porém, independente do meu passado, hoje não sou mais influenciado pela religião, mas mesmo assim continuo sendo uma pessoa normal, com sentimentos, escrúpulos, etc...
Como ja falei alguns posts atraz, valores éticos, escrúpulos, etc, são coisas que ja "nascem" com a sociedade, pois do contrario manter uma sociedade seria impossivel. A religião serve apenas para criar base numa hipotese da existencia de algo, porém para ter mais aceitação, estes procuram se associar à valores éticos, escrupulos, bondade, para assim ter mais fiéis. Por isso as pessoas pensam nessas frases quando elas olham atrocidades. (que na minha opinião a atrocidade mesmo é dizer esse tipo de frase)
É ignorancia pensar que alguem só não é fria e sem escrúpulos porque a religião "mudou ela", não só ignorancia como é ridiculo. Pois as instituições religiosas normalmente pregam seus "valores" através do temor, porém a grande maioria das pessoas com escrúpulos e valores seguem isso por ser a atitude mais racional e por respeito à pessoa. Em outras palavras, elas não tem esses valores por medo, mas sim porque concordam com isso e entendem que isso se torna essencial para uma vivencia em sociedade, isso é questão de carater. Se você só tem escrúpulos porque tem medo, então eu só sinto pena.
@_Raptor_
Apesar de se tratar de um topico que envolve discussão religiosa, acho que fikar "mudando de assunto" apenas pra ficar discutindo pode ser considerado flood.