Postado originalmente por
Thales Lira
Não conhece o pescador Simão?
Lucas 5
Sim, esse conheço: pescador, amava todos os homens, humilde.
Como proclamado por Cristo este veio a fundar a Igreja Cristã Romana
Não, nobre irmão olavista. Isso é dogma romano. Dizer que Pedro fundou a Igreja de Roma seria tão insultuoso quanto dizer que o Papa Francisco fundou o Daesh (Estado Islamico). Por favor, não vamos insultar a memória do pescador Simão, chamando-o indiretamente de assassino. Respeite a memória dele, por favor.
Ou você se faz de burro ou é - me desculpe.
Lembre-se: é por causa desta forma insultuosa de tratar o interlocutor que o governo olavista de Bolsonaro vai de mau a pior. De todos os grupos com quem discuti, que vai desde simpatizantes do Estado Islamico até Reikianos, ninguém é mais desreitoso, sem honra e etc, que um Olavista. Continue desta forma que as coisas ficarão ainda piores.
O GrYllO entendeu que você compartilhou esse link como o seu lado da verdade.
Compartilhei o testemunho de pessoas que viveram o Concilio de Nicéia. Como eu não vivia nessa época, o testemunho delas deve ser considerado. A não ser que tu me ache um testemunho credível de tais acontecimentos, mesmo vivendo 1700 anos após os fatos relatados pela fonte. Sei que olavista não preza a verdade, mas pelo menos preze isso: A lógica.
Mas ele quer saber com
suas palavras o que você acha disso tudo ou tema. Você veio aqui trazer o tema e sai cagando textos de outras pessoas sem dar o seu entendimento sobre?
Como diz o ditado popular: "Os fatos falam por si". Eu lido com os fatos. Não sou interprete dos mesmos. Se os fatos não te satisfazem não é culpa minha.
Mas ele quer saber com
suas palavras o que você acha disso tudo ou tema.
O tema é bastante controverso e somente agora estou tomando ciencia do quanto. Isso para inicio de conversa. Quando postei o tema, me valia de uma fonte, que postou alguns textos incompletos e que somente agora estou revendo. Portanto, para inicio de conversa, acho o tema salutar, e que a verdade, para ser estabelecida, somente depois de criterioso estudo. Alguém poderia me perguntar: mas tu não estudou o tema, antes de postar? Sim, eu já tinha lido a respeito, mas leitura de internet. E essa leitura é suficiente para estabelecer a "verdade" acerca do assunto? Sim, pelo simples fato da própria escritura estabelecer como um testemunho deve ser estabelecido.
Veja bem Grillo e Thales: para o estabelecimento da autoria de um crime, era necessário que duas testemunhas corroborassem a versão da acusação. Mas o apostolo Paulo deixou um parametro para estabelecer a verdade acerca da escritura seguindo o mesmo molde do processo penal - 2 Coríntios 13:1
"...toda questão precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas".
Quantas testemunhas corroboraram o verso de Mateus 28:19? NENHUMA. Portanto, mesmo que os textos que postei para o Grilo alguns sejam discutiveis, o processo para estabelecer a verdade bíblica nunca esteve em questão. Há 27 livros cristãos canonicos e mais alguns apócrifos. Os canônicos eram aceitos pela igreja primitiva, e nenhum destes canônicos corrobora o texto de Mateus. E uma testemunha, entre 12 (apostolos) ou uma testemunha escrituristica (entre 27 livros), não é suficiente para sustentar uma verdade bíblica. Por isso, a principio, eu já tinha noção do erro, seguindo os mesmos principios estabelecidos pela biblia.

Postado originalmente por
GrYllO
Se fosse pra responder com um link, eu responderia com a obra "A Trindade", de Agostinho de Hipona.
Uma obra platônica em essência e que nada revelou acerca da questão da Trindade. Depois de um monte de filosofia baseada na crença platonica das "três substâncias" (hypostases ), uma verdadeira salada ininteligível, Agostinho chegou a surpreendente conclusão de que a "Trindade" é um Mistério. Se é um mistério, pra que passar 16 anos tentando explicar a mesma segundo Platão, explicação essa que nem ele entendeu?
Seria o mesmo que Einstein passar vinte anos formulando a Teoria da Relatividade e depois chamar a imprensa para a surpreendente conclusão: "É um mistério".