Vale a pena ressaltar que apesar de todo esse \"consumismo\" (como foi colocado na matéria), o tibia ainda não é nem de perto um jogo \"pay-to-win\", vejo alguns jogadores reclamarem dessas novas ferramentas alegando que isto seria a médio e longo prazo destrutivo para o jogo e a sua comunidade em si.
Ora, como disse anteriormente, tibia não está nem de longe a ponto de se tornar um jogo \"ptw\", sou gamer há muito tempo e já tendo passado por diversos outros MMOs posso dizer com absoluta convicção que os coins só auxiliam no giro do capital in game, e não, ainda não temos benefícios maravilhosos ao adquirir coins.
Vou citar aqui dois exemplos de jogos em que eu tive o prazer de conhecer em sua época de ouro e que me fizeram deixar de jogá-los por serem extremamente PAY-TO-WIN, o Perfect World Brasil, gerenciado pela Level Up Games, vulga LUG, possui um sistema muito parecido com o do tibia atual, porém o que se pode fazer com o \"gold\" (coins) é absurdamente abusivo e desequilibra completamente o jogo que é baseado em PVP, onde um player que coloca uma quantidade absurda de gold, aprimora seus equipamentos a ponto de se tornar praticamente imortal com uma quantidade de resistências e HP, ou então refinando sua arma um jogador ganha um poder destrutivo tão abusivo ao ponto de massacrar quase todos os demais jogadores com um simples HITKILL (vulgo HK, HS), e também ambos, ataque e defesas, ou seja, ali realmente quem PAGA ganha, as \"divindades\" que não mencionarei os nomes, afirmam ter inserido no jogo quantias superiores a 30 mil reais, isso mesmo 30 MIL REAIS.
Outro jogo muito parecido com o Perfect World e com um sistema de grana muito mais agressivo, que seria o Blade and Soul, outro jogo que larguei pelos mesmos motivos. Neste em questão há relatos de jogadores (ou seriam clientes ?) que já inseriram mais de 300 MIL DÓLARES em suas contas, isso mesmo, 300 000 DOLETAS!!!
Resumindo, Tibia não é pay-to-win, ainda não, esperamos que continue assim, o único item que poderia causar algum desequilíbrio seria o boost de EXP mas este não te proporciona o inalcançável como em outros jogos, quem não utiliza apenas vai levar mais tempo para chegar num determinado patamar, mas não vai se tornar um DEUS in game.
Forte Abraço.