Postado originalmente por
Sadeckss
Na vdd não bobão.
Somente se vc conseguir um desconto supimpa.
Alugar um imovel de 1kk -> 3k-4k?
1kk rende -> 5-7k facil?
Ai tudo vai depender do fatores - Como vc acredita que vai ser a inflação x valoricao do imóvel. Mas dai faria mais sentido investir em fundos.
Sem falar que imovel tem baixa liquidez e outros custos + ficar presso em um lugar.
Bom, fiz aqui uma conta rápida:
Um imóvel de valor de compra de 1kk não tem um aluguel menor que 4k. Pegando um investimento sólido e conservador com o Tesouro Prefixado NTNF de 10 anos, que está rendendo por volta dos 10% a.a., temos que no final da aplicação você teria algo em torno de 1,9kk. Tirando a alíquota do IR, que dá 16% e taxas administrativas, nesse tempo de aplicação, você teria ao final algo em torno de 1,7kk. Ou seja, um pouco mais de 700k de rendimento em 10 anos. O valor total do aluguel em 10 anos, sem correção nenhuma, já seria de 480k. Na minha visão, para um investimento assim se justificar, a questão seria apostar na queda contínua do IGP-M (que depende da recuperação econômica do país).
De outro lado você tem a comodidade de um imóvel próprio (e, nesse caso, estamos falando de imóvel para morar, como você pagaria o aluguel sem emprego, por exemplo?) e a possibilidade de utilizá-lo para viabilizar ou/e reduzir juros em outros financiamentos. Além de, se a compra for bem feita, a valorização do imóvel em si.
Realmente, pode ser que comprar à vista também nem sempre seja o melhor investimento. Mas sem dúvidas é de se considerar, do ponto de vista econômico (diferente da dúvida entre financiar/alugar que, na maioria dos casos, vai pender para alugar).

Postado originalmente por
Sete
É engraçado como não tenho nenhuma noção financeira. Minha família sempre se desdobrou pra conseguir fechar as contas, escola particular na base de bolsa e etc, só de conseguir fechar o mês muito pouco no vermelho e conseguir sobrar alguma coisinha do décimo terceiro pra comprar algo pra casa no fim do ano já estávamos satisfeitos. Sorte que no Brasil dever não dá cadeia. Dessa forma nunca tivemos tendência a poupar porque simplesmente não tinha o que poupar. Acho que é o caso da maioria aqui. De forma que não tenho mínima noção financeira e estava muito ocupado me aprimorando no que faço e quero fazer para correr atrás desse déficit. Sou um cara autoproclamado humilde (mas não se preocupem, não me incomoda que as pessoas confundam com arrogância meu autoconhecimento + auto-reconhecimento aliado ao desprezo pela baixeza, eu vos perdoo), de forma que admito que não sei tudo e tão pouco tenha essa pretensão, seria loucura - a vida humana é muito curta para tal -, assim sendo sei que preciso me aprimorar em demasia em uma área (de meu interesse, óbvio) e as outras ficam deficitárias. Assim, se o dinheiro já não for direto pra conta e sim pra minha mão eu guardo no guarda-roupas, por exemplo (preguiça de ir no banco). Minha sorte foi ter sido agraciado pela genética com essa inteligência [muito] acima da média - até me arrepio aqui, nossa -, além de ser dotado de um [ótimo] senso de auto-esforço. Basicamente se não fosse por minha belíssima e absurda capacidade cognitiva eu tava na bosta. Dessa forma o que o bobo joe tá falando pra mim parece loucura.
A preocupação maior com isso veio porque comecei a trabalhar tarde. Se eu não poupar e investir, não vou aposentar e posso deixar meus filhos e família na mão.
Na real, hoje em dia é muito fácil fazer esse tipo de coisa. Papo de você dedicar algumas horas pra entender, baixar um aplicativo e esquecer.