Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Trata-se de uma opinião e como tal, deve ser respeitada.
Não acredito que o Tibia acabe, pelo simples motivo que você mesmo indica no vídeo: HÁ LUCRO!
A Cip é uma bost@ para o game mas, teve o minimo de perspicácia e alinhou-se um pouco às tendências dos games modernos, com isso, gerou receita.
Observe que, a receita de hoje e maior que nos anos de pico de player no jogo. A questão por você aborada no vídeo, sobre pay to win e similares, nada mais é que uma tendência. Desta forma o Tibia vai se transformando e nesse processo ( natural ) perde-se mas, ganha-se player.
O saldo, positivo ou negativo, depende do acerto. Exemplo: o treino off (olhe que corro por ranking!) é fato que muita gente manteve suas premuins em dia só por causa dessa implementação. Nesse ponto a Cip acertou. (me prejudicou mas, houve um ganho geral e isso é inegável
O Tibia não vai acabar, ele ficará reduzido a uma parcela minima de players que gostam do jogo e pagarão um valor alto para jogá-lo.
O processo que o Tibia passa é autofágico e o que acabará com o jogo é a inercia da Cip para com os problemas seculares do jogo. Os bots acabarão com o Tibia e chegará um momento (se é que não ja chegou) que o numero de bots será maior que o de players.
Tem muita gente vivendo de Tibia, fazendo renda com comercio ilegal de tudo que você imaginar e nem sequer imagina. É esse submundo nojento que acabará com o Tibia, como acaba com qualquer jogo. A diferença é que empresas prõ-ativas, buscam medidas eficientes para sanar o problema, já a Cip....
Acho que os caras da Cip nasceram o lado oriental do muro, só pode! Vão ser conservadores assim lá na house of pexte.
Por fim é isso, na minha opinião esse lance de data pra acabar soa mais como aquelas previsões de fim de mundo.
Última edição por Leobahia; 13-02-2016 às 04:44.
Está sendo vítima de algum crime cibernético?
Existem delegacias especializadas em alguns estados do Brasil. Caso não haja uma em sua cidade ou região, procure a delegacia mais próxima de sua residência.
http://www.safernet.org.br/site/prev...cao/delegacias
(in memoriam)

Cara você trabalha pra alguma empresa que te impede de falar diretamente o que você pensa? Se você se propõem a fazer um vídeo e nele comentar o que você pensa, então seja direto em vez de ficar dando indiretas, eu por exemplo não faço a mínima idéia de qual empresa detona seus jogos em 5 anos...
Eu concordo com o @Leobahia, a Cipsoft foi tentando adequar o jogo, mas eu acho que ela pecou em alguns pontos que no decorrer do tempo fizeram o jogo ir perdendo seus players, de quando eu comecei a jogar Tibia, que foi em 2003, as pessoas já reclamavam da alta penalidade de morte, de problemas no pvp etc, 13 anos se passaram e os jogadores enfrentam esses problemas, sem contar com o total descaso por parte da empresa em não focar na evolução do jogo, ela deixou o jogo a deriva, monótono, sem eventos para a comunidade, os bosses fortes exclusivos para os dominantes que são os mesmos que ditam as regras do seu jogo, você joga Tibia, que é um jogo arcaico, paga para a Cipsoft, mas joga a regra dos militantes, e a solução que a empresa te da é um transfer, e se o primeiro transfer der errado, não tem problemas! Pague o dobro e vá para outro mundo, ou fique de molho até passar o tempo hábil de um serviço que deveria poder ser usado na hora que você bem entendesse, resumindo, jogue meu jogo, siga as regras, seja abusado pelos que não seguem, que está tudo certo, afinal, 50%+ do meu público é de latinos né, e latinos você sabe, só estão perdendo pros africanos no mundo então qualquer coisa serve.
Quanto ao fim, é difícil dizer, o Mu online que pra mim é o mmorpg mais piratiado está vivo até hoje, e eu continuo gostando do jogo, eles fizeram do jogo basicamente um pay2win, e com bot próprio para jogar, afinal jogar Mu é chato, mas o foco do jogo são os eventos diários e semanais e a criação de builds e sets, e pvp, que são as coisas que mais curto, mas como o foco do tibia é apenas level, fica difícil deixar o jogo totalmente p2w, aí vai acabar virando jogo de facebook, que precisa apenas de tempo para alcançar seus objetivos, aí você compra redutores de tempo para avançar mais rápido.
Pra mim a Cipsoft tinha que conciliar o mmorpg com moba, aí você upava seu char no tibia que conhecemos, e poderia jogar uma versão moba com seu char upado, mas eles precisariam melhor muita coisa antes.
Enviado de meu GT-S5670B usando o Tapatalk 2
Respeito sua opinião, mas... Eu escuto que Tibia tá na "reta final" e que "morreu" desde quando comecei a jogar, em 2006. Claro que não está no auge, mas acho que o jogo ainda tem certo fôlego, principalmente se conseguir lidar melhor com o eterno problema dos bots.
Sobre o jogo se tornar Pay to Win... Não sei se isso seria o suficiente pra matar o Tibia de vez. O que sempre vejo quando visito o fórum, são pessoas fulas da vida com treino off e outras facilidades... E como isso vai desembocar num inevitável futuro apocalíptico, em que você paga pra ser o melhor. A Cip, no meu humilde entendimento, vem tentando tornar o jogo mais atraente (e mais lucrativo, claro), e se adaptando a nova realidade dos jogadores. Quem hoje em dia tem tempo pra ficar dias treinando pra pegar 1 ou 2 skills? Só moleques de ensino fundamental/médio. Eu mesmo, quando era moleque, passava horas e dias treinando e upando, mas tinha tempo livre de sobra. Os jogadores do Tibia envelheceram e a Cipsoft acompanhou esse amadurecimento. Hoje, pelo que eu percebo, a maioria aqui entra no jogo, upa nas duas horas de xp bônus e sai, deixando o char no treino offline. Tibia deixou de ser um jogo em que você tem que dedicar sua vida, e passou a ser casual (e é por isso que eu voltei a jogar, depois de um longo retired)
Concordo c cada linha. Apesar de estar há uns meses retired, na minha adolescência já tive uma média de 12hrs on diariamente, e hj se jogo 2hrs (dia sim, 2 dias não), é mto. Eu msm já n tenho a msm vontade de antes.
O treino off é extremamente útil. Jogo, me divirto o tempo que for, saio, e meu charzinho vai ficando forte aos poucos, de forma limpa.
Falou tudo, amigo! Todo mundo sabe que não existe novos jogadores, o público de hoje é o mesmo de vários anos atrás. Ou seja, ninguém mais tem tempo para ficar treinando, runando ou qualquer outra coisa que apenas "gaste" o nosso tempo sendo que o Tibia possui várias outras coisas melhores a serem exploradas.
Qual é o objetivo atual do jogo? Para maioria ainda é o PK (infelizmente), é dominar servidor. Então, espera. Gostamos mesmo é de dar PK e ainda tem um software que pode upar por mim, por que não usar? Antigamente a galera conversava, criavam-se amizades, tremiam as pernas quando viam uma GS. Hoje não é assim mais, o foco dos players é outro.
O jogo não vai acabar pelos motivos ditos acima, acredito que antes disso virará payToWin. Por que acabar com algo que ainda dá lucro? Vai virar um território de máquinas contra máquinas mas não acaba.
Às vezes eu fico pensando, se a Cip amanhã acabar com os botters? Seria um "recomeço"? Ou já começou o fim?
Concordo que o Tibia irá morrer, porém, achei sua abordagem muito ruim.
O estilo MMO já teve seu auge nos primeiros anos deste século, sendo que é um estilo de jogo que rapidamente ficou datado, e que tornou-se um jogo de nicho. Tibia desde seu início foi um jogo de nicho, que buscava atrair jogadores que gostam deste visual isométrico, que remete aos jogos 16bit, como os do Super Nintendo. Com a queda do interesse por MMOs, é óbvio que o Tibia sofreria com esse baque, porém, não é este o fator que determina a morte do Tibia, apenas explica o porque da queda de novos jogadores, frente ao que era há alguns anos atrás.
Você enumera alguns pontos que crê que demonstrem a morte do jogo, entre eles a venda de Outfits e Addons, adição das Tibia Coins e o Treino Offline, pontos estes, que eu discordo completamente de você. Tibia Coins nada mais são que uma moda virtual, amplamente utilizada em todo tipo de jogo Freemium (Jogos gratuitos, mas que você paga por algumas vantagens), que você pode perceber em inúmeros jogos de celular, a exemplo do Candy Crush, e até mesmo em jogos de console como é o caso do FutPacks para os que jogam o modo Ultimate Team do Fifa. As Coins ainda tem a vantagem de serem extremamente democráticas, sendo que qualquer um pode obtê-las, bastando desembolsar o dinheiro ingame para comprar, ao contrário de outros jogos. Os Outfits e Montarias nada mais são que itens cosméticos, adquire quem quer, e estes não irão dar ao jogador vantagem alguma dentro do jogo; não se trata de um "desespero", mas sim de uma evolução natural dos negócios, ofertando mais um produto que a empresa está vendendo.
O Treino Offline foi possivelmente uma das melhores adições que a CIP colocou no jogo. Você diz que isso acabou com o treino tradicional, mas eu lhe pergunto: Acabou como? Você ainda pode pegar sua Knife/Sickle/Crowbar e ficar vendo o seu char causando danos em um Monk por infindáveis horas para subir um ponto de skill! O que a CIP fez foi permitir que os jogadores que não tem saco para ficar parados fazendo isso, possam ter um skill decente. Foi uma forma de tornar uma mecânica atrasada e burra, menos massante, e principalmente, reduzir a busca de Bots para tal. Eu treinei muito com o meu char, peguei skill 100+ treinando na mão, mas se tem uma coisa que eu aplaudo de pé a CIP, foi pelo treino Offline.
Estes pontos que enumerei, de fato, foram pontos em que sua abordagem foi muito ruim, e até mesmo leviana. Porém, houveram pontos que foram abordados que você está certo: A proliferação dos Bots e a venda de itens não cosméticos.
A venda de Blessings e o Teleport para o templo abriu uma perigosa janela, uma janela que significa que a CIP está aberta a venda de produtos que influenciam diretamente no jogo. Isso sim permitiria que o jogo se torne um Pay To Win, como você mesmo disse. Claro que o que temos no jogo, ainda não permite que tal fato aconteça, porém, num futuro próximo, essa possibilidade existe, e aí, o jogo tornar-se-á realmente injusto.
Porém, o ponto chave que pode levar, e está levando, o Tibia a sua queda é o completo descaso da CIP com o jogo. A situação dos Bots está caótica, e aparentemente a CIP nada faz para coibir tal fato. Os Bots no DP de Venore em Eldera foram um exemplo claro, vez que foram 2 dias para que estes fossem deletados. DOIS DIAS. É inaceitável que a CIP demore tanto tempo para coibir tal fato. Hoje Bots caçam em Respawns de forma cada vez mais elaborada, e em uma rápida busca pelo YouTube, irá encontrar vídeos de Bots caçando em dupla em locais como os Bones de Roshamuul (Guzzlemaws), Draken Walls e Nightmare Island, com lucros altíssimos e XP bem acima do 1kk/hr. O que é feito contra estes? Nada. Isso desmotiva qualquer jogador, seja o mais experiente, que tem algum level, mas fica limitado pela atitude da CIP, seja o novato, que começa o jogo e ainda em Dawnport se depara com uma fila de 15 a 20 Bots matando tudo o que veem pela frente. Você daria uma chance para um jogo em que a primeira impressão do jogo é esta? Eu não.
Tem salvação? É claro que tem! Mas a CIP vai precisar fazer algo que deixou bem claro que detesta fazer: Modernizar-se. A CIP é extremamente conservadora, levando anos para colocar mudanças no jogo que eram necessárias, por pura resistência, e até hoje, não fazendo tantas outras, porém, as sugestões não cabem a este tópico. Ou a CIP moderniza-se, e passa a cuidar do jogo como ele deve ser cuidado, ou o jogo está sim fadado a morte, e não apenas, ser um jogo de nicho.
Duvido muito que o jogo acabe tão cedo assim, isso ainda levará anos — se realmente acabar —, ainda existe a opção de modernizarem o Tibia e ele continuar vivendo, mesmo com uma pegada totalmente diferente do que a atual.
Sobre o jogo virar pay-to-win, sinto muito em dizer mas sempre foi, lembro muito bem que em 2004, quem tinha dinheiro para gastar com jogo, de forma bem simples, conseguia comprar gold, equipamentos e até mesmo personagens na mão de amigos (RLs). O que mudou? Resposta: quem está disposto a gastar dinheiro no jogo, agora em vez de dar dinheiro apenas na mão do comercio ilegal para conseguir as coisas, vai pagar para a CipSoft, assim teoricamente mantendo o jogo vivo. Eu confesso que se resolverem vender voucher e outros produtos com vantagens direta, não vai ser isso que vai me fazer largar o jogo, aconteceu mesma coisa no Conquer Online e mesmo assim continuo entrando para brincar, só não gostaria de ver comercio de itens "VIP" igual acontece nos OTs (exemplo: sword com 200 de ataque que só quem comprou pode usar).
O treino offline foi algo muito bom, fiquei feliz quando saiu o update dele. Como o @Flea já disse, a forma de pegar skill no Tibia era EXTREMAMENTE chata e demorada, isso atrapalhava até o lucro da empresa com o comercio de premium, pois o pessoal passava meses free acc só para treinar, já que era necessário ter um certo skill para conseguir aproveitar o jogo. Hoje em dia mesmo quando alguém começa uma acc ou personagem completamente do zero, é vantajoso por P.A logo de cara para ir treinando no offline, sem contar que é vantagem até para quem só tem tempo para jogar no final de semana, já que entrando por 30 segundos consegue renovar treino. Quem gosta de treinar on ainda pode fazer isso, vai avançar skill bem mais rápido do que quem só faz no offline
O bot sim é algo que me desanima de verdade, ainda mais agora que o pessoal anda criativo e que tem computador forte o suficiente para abrir 50 Tibia no mc.
Última edição por Skiann Torphyx; 13-02-2016 às 08:24.
Rapaz oia só que minino esperto, disse tudo. O treino off acompanhou o envelhecimento da idade média dos jogadores de tibia, que 8 anos atras não trabalhavam. E o aumento da receita acho que se deve ao mesmo motivo, pois quando eu jogava há 8 anos custava ter R$1,50 para colocar hora na lan house, diferente de hj, que se voltasse a jogar ja metia uma premmy de 6 meses sem pestanejar.
Última edição por Marco is my name; 13-02-2016 às 09:03.
Na verdade, se procurar bem, dá pra encontrar tópicos aqui no fórum de 2004 (!!!) falando sobre o fim do Tibia. Sim, isso mesmo. O próprio autor do vídeo (que expressa a opinião dele - não do TibiaBR - é bom ressaltar) faz uma previsão bem elástica sobre o fim do jogo. 2025?Isso dá 9 anos cara. É quase uma década.
Sinceramente? Polemizou, garantiu uma boa quantidade de views com argumentos bem fracos e despidos de uma análise mais aprofundada. E é só. Felizmente temos foristas com muita bagagem de argumentação participando deste tópico então nem será preciso que eu comente nada.![]()
Att,
GrYllO.
Meu coração pertence à Valéria Freitas.Precisa de suporte? Crie um tópico público! Sua dúvida pode ser a de outra pessoa. Pesquise se por um acaso a sua dúvida já não foi solucionada antes e, em caso negativo, abra um novo tópico no Suporte ou mesmo em Tecnologia (pro caso de uma dúvida técnica não relacionada ao jogo). Beleza?