Postado originalmente por
EssiDois
Já que essa é a sua opinião você deveria respeitar a dos outros também.
Bem, e a respeito da enquete.. é muito fácil chegar aqui e falar: " Ah, esse tira-dúvidas é um saco, e blá blá blá."
Sim, pode até ser, mas somente para aqueles que não sabem ler, não sabem procurar. Eu leio muito esse fórum, mas acho que essa é a segunda vez que postei. Porque ? Porque eu sei que se eu procurar alguém já vai ter tido a mesma dúvida que eu, e o que mais tem no tira-dúvidas são dúvidas iguais com respostas iguais, e sabe porque já não tem mais ninguém respondendo o tira-dúvidas? Porque cansaram de repetir a mesma coisa um zilhão de vezes e os inúteis que continuam perguntando não procuram nas respostas anteriores pra saber se tem algo parecido.
Eu não acho que o tira-dúvidas deveria ser reformado e sim a mente das pessoas que postam as dúvidas.
Concordo em partes...
Lembro-me ainda da primeira vez que sugeri uma mudança na forma como os sub-moderadores e os usuários deveriam lidar com os tópicos de perguntas e veja só o que virou: todas as seções vocacionais acataram a idéia que eu achei que na época era a melhor para a seção Druida.
Percebeu o problema?
O
Tira-Dúvidas - inicialmente - foi idealizado como algo de fácil acesso a todas as perguntas possíveis dos usuários... E todas as respostas. Assim eu e o
Grylo - na época sub-moderador da seção Druida, quem recebeu minha sugestão - achamos que as pessoas não iriam mais postar suas dúvidas com tanta frequência pois as respostas estariam ali e consequentemente os tópicos de dúvidas deixariam de existir.
Sem tópicos de dúvidas inúteis que só servem para causar
flood na seção, as chances eram de que existissem mais tópicos de discussões interessantes, mais tutoriais, que os usuários aproveitassem melhor esse espaço do fórum.
Não gostaria de falar dessa forma mas o fórum está cheio de neguinho mimado, gente que quer a papinha pronta, quente e a mesa arrumada às onze da manhã, caso contrário fica nervosinho. O modelo do
Tira-Dúvidas não foi feito para esse tipo de usuário, de fato, eu nem considerei usuários assim quando mandei a sugestão para o
Grylo.
Na época eu acreditei que as pessoas, vendo aquela mudança, iriam ficar motivadas a ajudar, não só respondendo as dúvidas como também utilizando o tópico para pesquisa, evitando inundar aquele local com perguntas repetidas.
Realmente, em partes, o
Tira-Dúvidas não precisa mudar, e sim a mentalidade de quem usa aquele tópico. O pessoal que tem dúvidas precisa aprender a ser paciente, a pesquisar antes de perguntar e, por último mas não menos importante,
precisa entender que ninguém é obrigado a responder. Ainda sobre a mentalidade de quem usa o tópico, usuários mimadinhos, entendam: o
Tibia é um jogo de RPG. Explorar o ambiente e se aventurar faz parte. Tentem ao menos uma vez jogarem sozinhos, sem seguir receita de tutorial e então, quem sabe assim, vocês não precisem depender tanto de um tópico de dúvidas o qual vocês nem ao menos sabem utilizar direito.
Agora, o usuário que utiliza o tópico não é tudo. O fórum tem belíssimas ferramentas de pesquisa mas talvez seja hora de cada seção utilizar o
Tira-Dúvidas da forma como for melhor. Ele inicialmente foi projetado para uma seção pequena, que recebia menos de quatro vezes o número de usuários que a seção de Knights, por exemplo. Na época, muitos usuários gostavam de escrever tutoriais, guias, fazer vídeos, eu entre esses usuários. Hoje em dia ele foi reproduzido em seções que recebem muito mais usuários - e as dúvidas aumentam - e o número de pessoas que gosta de ajudar diminuiu. Talvez por falta de interesse (é realmente chato responder a mesma coisa inúmeras vezes) ou por falta de tempo. Está mais do que na hora do pessoal lançar idéias que renovem mais uma vez a seção.
Acredito sim que o
Tira-Dúvidas é uma boa adição às seções vocacionais e se as pessoas utilizassem da forma correta, a desorganização causada por
flood de tópicos de dúvidas que depois de respondidos se tornam inputeis seria bem menor. Mas, como dito anteriormente, acredito que atualmente cada seção precisa bolar formas de auxiliar os usuários que não dependem tanto de um único tópico.

leitaum
O Tira-Dúvidas é a fonte mais completa que você pode imaginar... Um dia ainda faço um tutorial SÓ COM INFOS TIRADAS DE LÁ, pode escrever....
Isso é totalmente possível.
@Leitaum
É só você abrir um tópico adequado e chamar os usuários e a moderadora
Dani para discutir possíveis mudanças (pelo menos eu acho que a
Dani ainda comanda aqui, certo?).

Iori Boladaum
Sinceramente, acho que os inúteis são vocês que pensam isso.
Ninguém é obrigado a responder à ninguém, e se vocês, por um dia, tivessem a proeza de ler alguns posts, veriam que as dúvidas são as mesmas e as recomendações também, então nem precisariam que alguem respondesse para vocês.
Ao invés de criticar, façam melhor, ou então deixem de ser hipócritas preguiçosos.
Prefiro que deixem de ser hipócritas preguiçosos afinal pessoas que não fazem melhor por si só ainda são capazes de criticar de maneira sagaz. Já os preguiçosos... Vira esse tipo de tópico.
- Chazys